/
/
As novas tendências do varejo: a loja física pede passagem

As novas tendências do varejo: a loja física pede passagem

Especialista global da Deloitte mostra, no Shoptalk, dados que reafirmam o novo vigor das lojas físicas. Veja as conclusões

Las Vegas (EUA) – Kasey Lobaugh é o Diretor Global de Inovação no Varejo da Deloitte. Habitualmente provocador, Kasey é um estudioso do varejo global com capacidade de prover insights que são válidos para operações varejistas em muitos mercados simultaneamente. No Shoptalk, Kasey mostrou os resultados imediatos de uma pesquisa que revelam o quanto as vendas do varejo físico crescem, ao contrário do que aponta o senso comum. Por outro lado, a participação de mercado está se fragmentado excessivamente, o que traz desafios competitivos imprevistos para os gestores.
A apresentação também enfocou dados sobre as expectativas dos consumidores nas interações e transações com os diferentes canais e como as experiências em um canal influenciam, para o bem ou para o mal, a experiência nos demais.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Kasey gosta de desconstruir o “senso comum”, a “sabedoria convencional”. Para ele, são armadilhas de pensamento, assim como acreditar que uma venda no feriado será maior. Ele chama a isso de “otimismo do feriado”.
O senso comum diz que as vendas on-line estão tirando vendas das lojas físicas. Isto é um erro! Ambas estão crescendo! “É muito simplista acreditar que a queda no canal físico de uma rede se deve à expansão on-line. O que os números mostram é uma grande volatilidade e uma desconcentração do varejo, o que aumenta a competitividade”, enfatiza o consultor. Sim, há mais varejistas, marketplaces, e múltiplos varejistas pequenos que surgem dia após dia.
Em resumo: o varejo tende à fragmentação.
Outra armadilha do senso comum mostra que o potencial de consumo dos millennials é de US$ 600 bilhões. Mas os Baby Boomers detém US$ 2,3 trilhões. Então por que direcionar as estratégias totalmente para os millennials?
Para Kasey, o novo cenário competitivo faz com que o objetivo de uma boa rede varejista seja oferecer diferenciação de experiência, na medida em que suas margens melhoram 10% ao ano, em relação àqueles varejistas focados apenas em diferenciação de produto.
Os fatores que mais impactam e convertem vendas nas operações on-line são a integridade da oferta, sem rupturas e, fundamentalmente, o pagamento rápido, sem atrito. Nas lojas físicas, sem dúvida, a experiência e a qualidade do produto disponível.
Como recomendação, Kasey defende que uma boa estratégia é segmentar a própria marca em diversos apelos para diversos segmentos, ofertas, conteúdos, recomendações – tudo importa para enfrentar milhares de novos competidores focados que surgem todos os dias. Os novos especialistas em linhas de produto, como Dollar Shave Club, por exemplo, os clubes de compras, todos eles criam pontos de atração de públicos que originalmente seriam naturalmente atraídos pela sua rede.
Prepare-se para competir. O varejo é um dos segmentos com menos barreiras de entrada e com maiores possibilidades de criação de diferenciação perceptível para os consumidores.
Acompanhe a cobertura do Shoptalk 2017 aqui no Portal NOVAREJO por meio da #nvnoshoptalk. A cobertura completa do evento você confere na revista digital NOVAREJO, bem como nas redes sociais.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]