Las Vegas (EUA) – O cenário dos meios de pagamento está mudando significativamente. A agenda dos varejistas abrange um grande número de tópicos, desde oportunidades geradas pelas carteiras digitais até modificar a experiência do checkout. O Shoptalk trouxe um painel com os executivos e lideranças de empresas que estão modificando a paisagem dos meios de pagamento atualmente, sua visão sobre essas demandas dos varejistas e sobre como esses novos formatos podem enriquecer a experiência do cliente.
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O painel “Inovação nos meios de pagamento”, no Shoptalk, teve a participação de Sang Ahn, General Manager do Samsung Pay, Souheil Badran, Presidente da Allpay, Patrick Gauthier, Vice-Presidente da Amazon Pay, Bryan Keane, Diretor Geral do Deutsche Bank e Spencer Spinelli, Diretor de Plataformas Emergentes do Google. Um painel extremamente revelador.
O pagamento é móvel?
Qual é o estágio de adoção e crescimento dos novos meios de pagamento em mercados maduros? O Google adota uma visão “transcanal”, meios de pagamento que possam ser comuns a mobile, loja, desktop. Na opinião de Spencer, o problema é a excessiva fragmentação das possibilidades de pagamento. Tudo isso traz confusão para o mercado. Patrick, da Amazon, afirma que o desafio da indústria não deve ser entender se o mobile está crescendo ou não. Mas sim como o checkout, qualquer checkout, está funcionando. “A aquisição precisa fluir, não o pagamento. Ele deve estar totalmente integrado à experiência e não ser pensado nos últimos momentos da jornada do consumidor”. Para Sahn, da Samsung a questão é: fazer os consumidores economizarem dinheiro ou facilitarmos totalmente as transações? “Pela primeira vez, há alternativas reais ao plástico, ao cheque e ao dinheiro físico. É o primeiro passo de uma longa jornada”.
E o checkout?
O executivo do Deutsche Bank questiona os painelistas como veem o pagamento mobile e como podem reduzir os pontos de fricção no checkout. “Qual o futuro do pagamento e do checkout?”, pergunta Bryan. Spencer diz que o Google pensa absolutamente em reduzir fricção. “Estamos procurando muito pelo sentido de formas que possam ser integradas. No fim do dia, Masterpass e Visa Checkout realmente aumentam a conversão? Em minha opinião, toda opção de redução de fricção deve aumentar a conversão no final do dia”. Patrick afirma que o futuro terá como momento da verdade, o check-in e não mais o checkout. Isso quer dizer, em sua opinião, reconhecer o cliente de início, seus gostos, atitudes e comportamento, bem como a experiência que ele deseja. O checkout deixará de ser um ponto de atrito. A Amazon sempre pensou dessa forma. Para Sang, é importante repensar e modernizar o checkout, tudo é muito fragmentado: passar o dedo, passar o cartão, digitar uma senha. “Tudo isso precisa ser uniformizado. Nós devemos nos reunir com todos os mecanismos de checkout e pensar em como tornar esse processo mais simples e fluido. Como podemos fazer esse processo evoluir?”.
Os varejistas não estão devidamente preparados para NFC ou meios “contactless”. O celular ou um device é mais simples e mais seguro, inclusive do que manter um cartão com chip na carteira. Na opinião de Spencer, essa é a oportunidade: a segurança. A adoção de meios de pagamento pelo varejista passa justamente pela simplificação de todo o processo e isso inclui ter acesso a informações qualificadas. Souheil, por sua vez, fala que as opções são variadas, a Internet da Coisas entra no jogo, as características das redes e segmentos de varejo são diferentes, o que condiciona outras formas de pagamento. A experiência e a expectativa de checkout varia de negócio para negócio.
Simplificar, simplificar, simplificar
“Quando falamos em simplificar tudo para consumidores e varejistas, falamos em mudar formas de comprar e vender. O princípio aqui é reconhecer com quem estamos falando, de quem compramos e para quem vendemos. Temos de começar sempre a pensar do consumidor para dentro”, enfatiza Patrick, da Amazon. Para ele, a visão do futuro do pagamento passa por colocar sempre o consumidor no centro de tudo. Identidade e dados são coisas diferentes. O negócio do varejo é se conectar e se relacionar com os consumidores. Ele não deve substituir o que tem para adotar as novas soluções de pagamento simplesmente. Isso é absurdo. “A pergunta é: o que os varejistas precisam de nós para serem mais efetivos?”. Spencer diz que o problema é que as plataformas estão fechadas. É necessário que as plataformas sejam abertas. “O Android Pay é aberto para plataformas, varejistas, desenvolvedores, justamente para podermos identificar e reduzir os “Pain Points”, concluiu o executivo.
O dinheiro físico precisa acabar. Ele é sujo, se perde, é roubado e não paga impostos. Em países como a Índia, há diversas oportunidades para criar formas de pagamento que possa promover uma “desmonetização” da população, assim como na América Latina.
O varejo é digital
Toda a questão envolvendo novos meios de pagamento está centrada na oportunidade de reinventar a loja, como vimos durante todo o Shoptalk. A adoção dos meios de pagamento nessa reinvenção do espaço da loja como extensão física de um negócio digital, parte de alguns princípios: em quem você confia, quem nutre essa confiança e como você consegue conquistar e manter a confiança dos clientes. Cloud, inteligência, qualquer sistema pode ser utilizado desde que os dados e as informações sejam confiáveis. Não há mais espaço para “desconhecer” o cliente. O meio de pagamento ou a forma pela qual ele irá preferir que a transação se consume, depende dele ser reconhecido de início.
Acompanhe a cobertura do Shoptalk 2017 aqui no Portal NOVAREJO por meio da #nvnoshoptalk. A cobertura completa do evento você confere na revista digital NOVAREJO, bem como nas redes sociais.
Os novos meios de pagamento na hora da verdade
Cada vez mais surgem novas formas de eliminar o atrito dos consumidores na hora do pagamento. No Shoptalk, os líderes dessa inovação falaram sobre o assunto
- Jacques Meir
- 6 min leitura
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