Pesquisar
Close this search box.
/
/
8 tendências para ter sucesso na produção de vídeos em 2022

8 tendências para ter sucesso na produção de vídeos em 2022

Kwai destaca pontos de atenção neste ano para melhorar o alcance dos vídeos de empresas e marcas na plataforma

Após o intenso sucesso do TikTok, Kwai e Reels, do Instagram, já deu para perceber que a próxima tendência de conteúdo nas redes virá em forma de música e vídeos (curtos). E o triunfo dessas plataformas não vem sem motivos: em 30 segundos ou, no máximo, em um minuto, um conteúdo tem uma chance ainda maior de viralizar mundo afora — um processo que está revolucionando a maneira como as empresas se relacionam com o consumidor e vendem seus produtos e serviços.

Na atualidade, entender como essas plataformas funcionam e qual é a melhor maneira de gerar engajamento por meio do conteúdo se tornou algo que vai além do conteúdo relevante. Falamos aqui de uma maneira própria (e única!) de pensar a estratégia de social media, tudo em segundos para convencer o consumidor a conhecer e consumir a marca.

Pensando em apresentar uma estratégia mais eficiente para acertar nos vídeos, o Kwai separou uma lista com oito tendências de vídeos para 2022 que podem ser o verdadeiro game changer do mercado. Confira:

Fonte: Kwai / Produção: Luiza Vilela

Live-commerce

Populares na China, as vendas via transmissão ao vivo seguem em alta por aqui. Em 2021 o setor de social media já sentia o poder do live-commerce e tudo indica que em 2022 esse será um canal muito importante para as vendas — especialmente se vier aliado ao marketing de influência.

Vale destacar que deixar os links próximos à tela é fundamental para garantir um sucesso maior de vendas, posto que todo o conceito de live-commerce gira em torno de assistir ao conteúdo e comprar com poucos cliques.

Conte uma história

Para quem acompanha os vídeos curtos no Kwai sabe bem o quanto os “POVs” — vídeos elaborados com um ponto de vista de um usuário em uma situação hipotética — têm um alto poder de visualização e engajamento. E, embora o POV funcione bem para os usuários da plataforma e se assemelhe a um conteúdo de difícil usabilidade para os negócios, há um potencial para as marcas explorarem nesse nicho.

O Kwai destaca que a criação de conteúdos que trabalhem uma história pode gerar um engajamento mais relevante. No caso de produtos, a história por trás da produção ou a maneira como aquele objeto foi pensado podem gerar bastante visualização.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Dê um rosto à marca

Com toda essa tendência à avatarização, promovida sobretudo pela chegada do metaverso, criar uma face para ilustrar a marca pode ser uma boa ideia. O Kwai alerta para o trabalho de humanização dos negócios por meio de personagens, como a Natura, Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia.

Criar esse personagem não apenas garante uma forma mais humana de divulgar a marca, como também proporciona mais engajamento e relacionamento entre o consumidor e a marca. Importante lembrar que é necessário um bom desenvolvimento de animação para dar vida a esses avatares.

Posicionamento e SEO para vídeos

Engana-se quem pensa que o SEO (Search Engine Optmization) só serve para promoção de materiais em texto. O mundo dos vídeos também pode ser favorecido (e muito!) por essas estratégias para que possa ter um bom posicionamento na timeline dos usuários certos.

O Kwai indica ainda um investimento em anúncios e ferramentas que viabilizem ainda mais a prática do SEO para trazer mais visibilidade aos conteúdos publicados. Um dos pontos mais importantes é ficar atento ao gerador de hashtags.

Collabs e relacionamento com os usuários

Se tem algo que gera visualizações são as famosas “trends”, criadas de usuários para usuários ou… de marcas para usuários. Lançar uma trend colaborativa, que envolva o consumidor a participar com um vídeo próprio, é uma maneira bem eficiente de gerar engajamento. Pode ser desde uma coreografia nova até um áudio criado pela empresa, um desafio, criação de filtros e hashtags.

Vale destacar que inserir influenciadores para dar mais vazão a essas trends é uma ótima chamada para atingir mais público.

Conteúdo relevante ao vivo

Para além do uso do live commerce, vale a pena também criar conteúdo relevante para a plataforma por meio de transmissões ao vivo. O Kwai indica webinars, live bloggings, palestras, entre outros.

Uma das vantagens de criar conteúdo ao vivo também consiste em passar uma imagem mais institucional para o usuário — o que pode ser muito proveitoso para determinadas ações de marketing.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Mais qualidade, menos quantidade

Plataformas de vídeo esperam, é claro, uma frequência considerável de postagens. Entretanto, esse público tem um grande apreço pela qualidade do conteúdo assistido — a ver pelos vídeos que viralizam, normalmente mais produzidos tanto para roteiro quanto para estrutura.

Assim, a plataforma recomenda vídeos mais criativos, produzidos e orgânicos. Um bom planejamento faz toda a diferença para os resultados de alcance do conteúdo.

Esteja atento às novidades

Para acompanhar o ritmo do usuário é necessário estar atento aos vídeos e áudios que estão em alta na plataforma. Um ponto destacado pela Kwai é o uso de efeitos criativos e trilhas sonoras épicas para chamar a atenção da audiência, posto que 2022 deve ser importante para a exploração dos recursos visuais.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

96% das pessoas aumentaram o número de vídeos assistidos na pandemia

Conheça o Kwai for Business: opção para adaptar campanhas publicitárias no app

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]