Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a inteligência artificial está impactando os cargos de liderança?

Como a inteligência artificial está impactando os cargos de liderança?

Na era das novas tecnologias, o uso de IA já é uma realidade em todas os níveis de hierarquia organizacional, mais do que um diferencial, está se tornando parte do feijão com arroz

Na era das novas tecnologias que estamos vivendo, o uso de IA já é uma realidade em todas os níveis de hierarquia organizacional, passando do C-Suíte até a linha de produção. Através dela está se moldando uma nova forma de como os líderes vem embasando suas decisões. Mas o que é tendência ou aperfeiçoamento no uso de IA em cargos de liderança?

Novos cargos, em uma fase ainda tímida, relacionados em IA surgem em posições extremamente estratégicas, como por exemplo, Chief Data & Analytics Officers, Chief Technology Officer; Chief Data Officer; Chief Inspiration Officer e, mais recente, o Chief Artificial Intelligence Officer. Dentre tantas responsabilidades exigidas as mais comuns cabem a responsabilidade de definir estratégias, construir e manter relacionamentos com todo o ecossistema, gerenciar riscos, implementar e supervisionar projetos em AI.

Leia mais: Onde e quando encontrar uma liderança digital para chamar de sua?

Embora sejam poucos os cargos relacionados disponíveis no mercado, grande parte dos líderes tem a consciência da importância de ter talentos nessa área. No Brasil, uma pesquisa realizada pela IBM mostra que 41% das empresas já implementaram ativamente a tecnologia. Com isso, percebemos que a IA está amadurecendo praticamente na mesma medida em que sua implementação vai sendo consolidade. Empresas como Amazon, Coca-Cola e Netflix já possuem demandas para este time do alto escalão.

Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Gartner, revela que 79% dos estrategistas corporativos veem a IA como essenciais para seu sucesso nos próximos dois anos. Eles acreditam que mais atividades estratégicas de planejamento e execução também poderiam ser automatizadas. Os estrategistas corporativos disseram que tecnologias como análise, inteligência artificial (IA) e automação serão essenciais para seu sucesso nos próximos dois anos.

A IA está mudando a forma como os líderes preveem resultados

Identificar e mitigar os riscos está no radar dos chefes em AI, que com o auxílio dessa inteligência é possível obter dados analíticos, histórico de informações e computar métodos, o que faz com eles estejam a passos luz da prevenção em antecipação de riscos.

No que diz respeito a números, a IA consegue oferecer o melhor em suporte e recursos para que líderes tomem decisões assertivas. Em um artigo publicado pela Evermonte, se elencou quatro benefícios para os líderes com a ajuda de IA, como: a capacidade de avaliar a relação custo-eficácia e o potencial de ROI; A oportunidade de otimizar a jornada do comprador por meio da análise sustentada do comportamento do consumidor; A chance de reduzir as taxas de rotatividade de clientes; E no espaço para avaliar corretamente a taxa de sucesso das metas definidas.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Quem são os principais líderes digitais no mercado?

Yann Lecun, é vice-presidente e chefe cientista de inteligência artificial (IA) no Meta. Trabalha nas áreas de aprendizado de máquina, visão computacional, robótica móvel e neurociência computacional. É também professor pela Universidade de Nova York. Em 2019 recebeu o importante prêmio Turing por contribuições a computação.

Amos Haggiag, é fundador da Optibus, empresa de tecnologia presente em 2.000 cidades, entre elas Rio de Janeiro, que abriga um dos maiores projetos de mobilidade urbana do país. A empresa se dedica ao um profundo conhecimento de transporte de massa com conhecimentos de matemática e computação.

Cassie Kozyrkov, é cientista de dados e líder no Google, ela destaca que sua missão na empresa é democratizar a Inteligência de Decisão. Projetou o programa de análise do Google, treinando pessoalmente mais de 20.000 Googlers em estatística, tomada de decisões e aprendizado de máquina.

Leia mais: Mastercard indica futuro de uso da IA Generativa

Dr. Kai-Fu Lee, especialista em Inteligência Artificial, é CEO na Sinovation Ventures, empresa líder de capital de risco na China. Atualmente, administramos mais de US$ 2 bilhões em AUM entre quatro fundos em USD e três fundos em RMB no total, e mais de 350 empresas de portfólio em todo o espectro de tecnologia na China. “Nós nos esforçamos para ajudar jovens empreendedores a construir empresas de classe mundial”.

Marcela Vairo, é executiva de vendas de software com mais de 20 anos na Indústria de Tecnologia da Informação. É atual diretora de Data AI Apps e Automação na IBM. É formada em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Negócios pelo Ibmec.

Qual IA está no foco dos líderes executivos?

A IA Generativa reúne um conjunto de informações com capacidade absurdas em uma velocidade significativa e vem contribuindo, principalmente nas áreas de design, cinema, publicidade, jogos e artes. Um exemplo de IA que está em foco dos líderes é o ChatGPT que obteve uma aceitação bem rápida por parte dos executivos.

Ainda de acordo com Gartner, uma pesquisa realizada com 2.500 líderes executivos, sendo que destes, 45% relataram que com a publicidade do ChatGPT os levaram a aumentarem o investimento em inteligência artificial e 79% dos executivos disseram que sua organização está em modo de investigação e exploração em IA generativa.]

Conheça o Mundo do CX

O equilíbrio entre Inteligência Artificial e a Inteligência Emocional

De fato, os recursos em IA são uma excelente aposta para a transformação digital, mas ao mesmo tempo desafiador para esses líderes. Conforme aumenta o uso desses recursos tecnológicos, será maior a inteligência emocional para liderar as equipes. Ou seja, as características inerentes ao ser humano, como empatia, capacidade comunicativa, solidariedade e espírito de colaboração devem aumentar. A tecnologia está mudando o mundo e as formas de interação entre indivíduos, porém mais do que nunca o ser humano merece atenção.



+ NOTÍCIAS
O poder da inteligência artificial: 10 estratégias inovadoras para turbinar o e-commerce e surpreender os clientes
Qual a relação entre tecnologia e recessão geopolítica? Ian Bremmer explica

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]