Fernando Lemos tomou posse como presidente do Banrisul, com o compromisso de impulsionar a inovação, melhorar a experiência do cliente no ambiente físico e digital, além de garantir o crescimento sustentável da instituição. “O Banrisul continuará público, forte e saudável”, garantiu em suas primeiras manifestações após a nomeação.
O executivo defende o aprimoramento dos serviços digitais, com segurança, solidez e acessibilidade. “Hoje, a agência bancária das pessoas físicas é o celular. A jornada do cliente mudou, e precisamos acompanhar essa tendência. Esse é um ponto crucial para que a gente possa avançar em tecnologia da informação. Ela precisa ser intuitiva e acessível, sempre com o cuidado da segurança”, alertou.
Lemos pretende focar na ampliação da carteira de crédito comercial do banco, com foco em pequenas e médias empresas, além de manter o êxito nas operações voltadas ao agronegócio. “O agricultor precisa que a instituição seja parceira, sempre. A continuidade é fundamental para o agro”, apontou. O próximo grande evento no setor com participação do Banrisul é a Expointer — que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro em Esteio/RS. O banco espera um desempenho recorde, próximo de R$ 1 bilhão nesta edição.
Trajetória reconhecida no mercado financeiro
Esta é a terceira vez que Lemos atua na liderança da instituição financeira. Ele foi presidente durante sete anos, entre 2003 e 2010 e durante sua gestão ocorreu a abertura de capital do banco, com IPO na Bolsa de Valores. Na época, o Banrisul foi eleito o melhor banco público do país e alcançou o nível 1 de governança corporativa. Fernando Lemos também atuou como diretor do banco de 1996 a 1999. Anteriormente, comandou a extinta Caixa Econômica Estadual, em 1990 e 1991. Advogado, Lemos é formado pela Universidade de Brasília e foi desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.
Cláudio Coutinho, que se despede da presidência, permaneceu no cargo por quatro anos. Em sua gestão, focou no desenvolvimento de novas tecnologias, no fortalecimento da pauta da sustentabilidade e na gestão de pessoas. “Agradeço a confiança do governador Eduardo Leite e dos banrisulenses que se engajaram. Que o banco siga com sua missão de inovar, transformar e catalisar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, destacou Coutinho.
+ NOTÍCIAS
Bancos digitais são para todos: como conquistar quem ainda não está familiarizado?
Prêmio Respeito 2022: a celebração do respeito ao cliente