Uma pesquisa com executivos de marketing indica que, de todas as tecnologias emergentes, a internet das coisas (IoT, sigla do inglês) é vista como a mais importante. Durante o mês de outubro, a MediaPost Communications e a Advertiser Perceptions realizaram uma pesquisa com mais de 300 executivos de marketing nos EUA, e o eMarketer compilou os dados.
De acordo com os dados publicados em novembro, cerca de metade dos executivos de marketing dos EUA identificaram inteligência artificial, marketing conversacional e como pelo menos importante.
Quando a classificação é como muito importante, no entanto, IoT se destaca visivelmente.
Para 24% dos entrevistados, IoT é muito importante, enquanto para 50% deles é importante. Apenas para 6% ela não é importante de maneira nenhuma. E 14% dos executivos apontaram as outras tecnologias como muito importantes.
Aliás, realidades aumentada e virtual foram consideradas importante por pouco menos de 50% dos entrevistados, com 38% dizendo que ela não é assim tão importante ou não é importante de maneira nenhuma. Isso pode estar relacionado a preocupações para produtos e experiência desse tipo. Uma pesquisa da Greenlight Insights descobriu que menos da metade dos profissionais acham que seus produtos serão lucrativos a curto prazo.
Já a Internet das coisas é vista por muitos como realidade nos negócios. Uma pesquisa da Deloitte realizada em agosto deste ano descobriu que, em 2016, mais de 1/3 dos executivos disseram que suas empresas estavam efetivamente implementando IoT, enquanto cerca de 20% descreveramos esforços das empresas para aplicação da tecnologia estavam quase em estágio maduro. Um número similar também indicou que pelo menos já estavam em um estágio experimental do uso da IoT.
Profissionais de marketing interessados em IoT podem se espelhar no varejo. Há um ano atrás, em pesquisa realizada pela Retail Systems Research, mais da metade dos varejistas disseram acreditar que a tecnologia iria mudar drasticamente o jeito que as empresas fazem negócios. Pela internet das coisas, é possível coletar, analisar e compartilhar dados em tempo real, que podem ser úteis para a cadeia de fornecimento e gestão de estoques, bem como a entrega de promoções personalizadas e melhorias no e-commerce.