Pesquisar
Close this search box.
/
/
A tecnologia em prol da saúde: como melhorar o sono?

A tecnologia em prol da saúde: como melhorar o sono?

Especialista comenta sobre como a tecnologia pode ser aliada na hora de estabelecer uma rotina saudável de sono

Não há dúvidas de que a tecnologia de hoje é uma grande aliada, usamos ela em quase todos os processos no dia a dia. E, a esse ponto de evolução, também chegamos a um momento engraçado e controverso: o uso dela para “curar” vícios e situações nocivas da, quem diria, própria tecnologia.

Um dos mais evidentes momentos que mostram essa controversa situação acontece justamente durante o sono. É o que mostra o mais recente estudo da National Sleep Foundation (NSF): priorizar o sono para a saúde e o bem-estar é hoje um dos maiores desafios da atualidade. E as telas são um dos motivos para essa dificuldade, posto que a pesquisa aponta que quase 60% dos estadunidenses afirmam que olham muito para elas antes de dormir.

A luz azul, como já se aponta em inúmeras pesquisas, é uma das grandes vilãs de uma boa noite de sono. E para reverter esse quadro, muito atrelado ao vício nas redes sociais e outros aplicativos em tablets e smartphones, a tecnologia também tem sido uma grande aliada.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Uma rotina de sono mais saudável, controlada por eletrônicos inteligentes

Hoje já existem uma série de produtos no mercado que atendem a lacuna de monitoramento e higiene do sono. Seja por meio dos próprios smartphones — que também já possuem, em sua maioria, um filtro de luz azul que se ativa na parte da noite — ou por meio dos smartwatchs.

Em entrevista à Samsung, que tem investido em aprimorar suas tecnologias para o bem-estar dos usuários, John Lopos, CEO da National Sleep Foundation, comenta quais são as melhores e atualizadas práticas para melhorar a qualidade do sono no dia a dia.

“A tecnologia pode ser um ponto comum em nossa experiência de sono. Ela nos ajuda sendo um lembrete, um facilitador, um comunicador e um rastreador, e pode desempenhar um papel em ajudar a atender às recomendações da NSF para um sono melhor — tanto acordado quanto dormindo”, afirma o especialista.

Leia mais: Trabalho remoto está tirando o sono dos brasileiros; e isso precisa mudar

Na parte de estar acordado, por exemplo, a NSF destaca que é necessário investir em toda uma rotina que, ao final do dia, colabore com um sono de qualidade. Isso inclui atividades físicas diárias, alimentação saudável e até mesmo o nvel de exposição à luz durante todo o dia e a noite.

“À medida que as pessoas se preparam para dormir, a tecnologia pode ajudar a criar um ambiente favorável ao sono, ajudar com um processo de relaxamento que faz com que as pessoas se sintam mais calmas e relaxadas, e então — e isso é importante — assumir seu lugar de coadjuvante sem interromper o sono da pessoa”, acrescenta Lopos.

As opções de tecnologia que já auxiliam para a higiene do sono

Hoje, há uma série de produtos no mercado que já trabalham em prol de uma rotina mais amigável ao sono, posto que há milhares de pessoas em todo o mundo que sofrem com problemas de insônia ou possuam uma qualidade ruim desse período tão importante.

Destacam-se, entre elas, os smartphones — que já possuem uma configuração voltada para um uso mais gerenciável e saudável —; os smartwatchs, que não penas criam lembretes como também monitoram e avaliam a qualidade do sono e a quantidade de horas dormidas; os dispositivos inteligentes dentro de casa, como televisores, cortinas e luzes e, por fim, os aplicativos de meditação guiada.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

“Veremos ainda mais integração entre wearables, plataformas de estilo de vida e bem-estar e artigos para o lar”, afirmou Lopos durante a entrevista à Samsung. “As escolhas e o feedback das pessoas confirmarão que há muito espaço para produtos e serviços que usam a tecnologia do sono”, finaliza o executivo.


+ Notícias

Insônia é considerada epidemia: como melhorar a qualidade do sono

O que tira o sono? Técnicas para relaxar antes de dormir 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]