Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tecnologia: nove fatos bons, ruins e feios da era digital

Tecnologia: nove fatos bons, ruins e feios da era digital

Não existe mocinho ou vilão depois da tecnologia digital em um mundo superconectado. Será?

A tecnologia une as pessoas. Com ela os avanços da medicina permitem curas e reparações antes impossíveis, comunicação em tempo real digna da família Jetson e, é claro, muita praticidade.

Mas nem só de maravilhas vive a era da tecnologia.  É o que afirmou Don Tapscott, CEO of The Tapscott Group e uma das maiores autoridades mundiais em inovação, mídia e transformações sociais decorrentes da tecnologia.  

Conheça alguns fatos apontados por ele:

1. Destruição de diversas funções trabalhistas
?O fato de que estamos entrando em uma nova economia não é muito consolador para que o trabalhador deslocado e sua família. Como vamos gerir a transição para novas formas de trabalho e uma nova base de conhecimento para a economia??. Foi a questão trazida por Don em 1995, em seu livro The Digital Economy

 

2. O fim da privacidade
Achamos que temos o direito de escolher e de guardar nossas informações, mas como isso é possível numa economia digital? Bem, não é.

 

3.  Bipolarização severa da riqueza
Ou seja, ricos mais ricos e pobres mais pobres. Elites usarão seu dinheiro e a tecnologia para ?cocoonizar? a eles mesmos sem o menor senso de responsabilidade em relação aos outros e à comunidade. Essa tendência já foi apontada  Byron Reese, CEO da Knowingly e escritor sobre o futuro da tecnologia, que afirmou ser possível em um futuro não tão distante viver eternamente. Mas só para quem puder pagar. E o duelo entre imortais e pobres pode causar uma revolta social sem precedentes.

 

Leia mais: Viver eternamente parece possível e provável

 

4. Qualidade de vida. Para quem?
Com a tecnologia, home offices, laptops e dispositivos móveis, ficou cada vez mais difícil separar trabalho de lazer. Não porque os espaços de trabalho, como diz a teoria, estão mais descontraídos. Mas porque trabalhamos a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Leia mais: Como podemos salvar o mundo com vinte dólares

 

5.  O impacto nas famílias
As multitelas impactaram diretamente a vida das famílias e a forma como interagem. Ou que não interagem tanto assim.

 

6. Burocratas serão sempre burocratas
E governos e órgãos oficiais parecem não entender o abismo entre a era do carimbo no papel e a agilidade digital que é necessária nos dias de hoje. Mesmo porque aderir a isso significa reduzir custos e tempo. O que parece não estar no seu escopo de interesses.

 

7. Hiperdemocracia
Mas existe o outro lado da moeda. A hiperconectividade trouxe consigo a hiperdemocracia, uma conscientização brutal, desconhecida pelas gerações atuais, criando novos modelos de cidadania e engajamento político e social.

 

Leia mais: Como o impacto social pode engajar consumidores?

 

8. O uso das forças do mal
Assim como a democratização é uma consequência natural, o recrutamento pelo ?lado negro da força? também é um fato. Organizações terroristas criam verdadeiros exércitos e uma movimentação ativa por meio da rede.

 

9. A queda dos negócios
A indústria fonográfica que o diga. Após anos de processos legais, que culminara, no fim da década de 1990, com o caso Napster, eles ainda parecem não ter conseguido reinventar seu negócio. Para Don, a indústria fonográfica teima em insistir em música como produto. Ledo engano. A partir do momento em que a música tornou-se serviço, novos gigantes começaram a surgir, como o Spotify e o próprio Napster. Mas parece que os outrora grandes ainda não captaram a mensagem.

 

Leia mais:

Redes sociais, drogas e o cérebro do novo milênio

Como as mensagens de texto podem melhorar o mundo?

Internet das coisas: o limite entre praticidade e privacidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]