Pesquisar
Close this search box.
/
/
A tecnologia a serviço do bem-estar dos animais de estimação

A tecnologia a serviço do bem-estar dos animais de estimação

Monitores de atividades para pets são usados até para diminuir valor do plano de saúde dos animais. Entenda este mercado, que pode ajudar a detectar precocemente problemas de saúde e comportamento

Da mesma forma que os humanos estão usando a tecnologia para preservar a saúde e melhorar a qualidade de vida, empresas focadas no mercado pet investem em monitores de atividades que permitem um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento e bem-estar de seus bichinhos.
Os monitores de atividades para pets, também conhecidos como fitness trackers, são projetados de maneira semelhante às versões humanas.
Normalmente acoplados às coleiras e com um GPS instalado, podem registrar os hábitos de sono, os níveis de atividade e localização, e até avaliar o condicionamento físico do animal.
Os aparelhos rastreiam o movimento e os sinais vitais dos animais usando pequenos sensores e armazenam as informações em aplicativos que podem ser compartilhados com os veterinários.
“O maior benefício é ajudar as pessoas a entender as mudanças na atividade de seus cães a médio e longo prazo”, explica a veterinária Hannah Capon, em entrevista ao The Independent.
Segundo a veterinária, conseguir comparar dados do comportamento animal ao longo dos meses pode ajudar a detectar precocemente problemas de saúde e comportamento.

animais de estimação
Foto Pixabay

Incentivo contra a obesidade animal

De acordo com a Associação para Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação, a obesidade animal é um problema comum, afetando mais da metade dos cachorros nos Estados Unidos.
Assim como os rastreadores de atividades ajudam os humanos a entrar em forma, podem incentivar os donos de cães a passear mais com seus companheiros caninos.
“Nós brincamos que os monitores de atividade são ‘monitores de inatividade’. São uma ótima forma de mostrar para as pessoas que seus cachorros não estão tendo um bom nível de atividade”, diz o presidente da associação, o veterinário Ernie Ward, em entrevista a Animal Wellness Magazine.
Com os monitores de atividades, é possível definir metas diárias para garantir que o animal gaste as calorias necessárias para uma vida saudável.

animais de estimação
Foto Pixabay

Desconto no plano de saúde

Os rastreadores de atividades para cachorros não servem apenas para matar a curiosidade de seus donos sobre o nível de atividade diária dos cãezinhos: passaram a ser usados por empresas de seguro para pets com o objetivo de dar descontos nos planos de saúde.
A seguradora britânica MoreThan lançou uma parceria com a PitPat – o equivalente animal do FitBit – para oferecer descontos de até 100 libras para proprietários que exercitam regularmente seu animal de estimação.
De acordo com o Financial Times, a seguradora estabelece metas de exercícios para os animais e controla as atividades por meio do rastreador.

Mercado bilionário

O mercado pet no Brasil movimentou R$ 34,4 bilhões em 2018, segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil (IPB). O volume é 4,6% maior do que o registrado em 2017. De acordo com o IPB, o mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro.
animais de estimação
Segundo a pesquisa, a população pet brasileira é de aproximadamente 139 milhões de animais. Foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos.
No mundo todo, o mercado pet movimentou US$ 55 bilhões em 2018, segundo pesquisa da Global Market Insights. De acordo com a consultoria, o valor deve chegar a US$ 269 bilhões até 2025.

Veja abaixo alguns exemplos de monitores de atividades para pets:

PitPat

É um pequeno aparelho que pode ser colocado na coleira para identificar o volume de atividade diária do animal. Seu aplicativo exibe o nível de exercício diário do cachorro, incluindo distância percorrida e calorias gastas. Também estabelece metas e dá dicas de exercícios de acordo com a raça de cada cachorro. Por não ter GPS incluído, este modelo tem uma bateria de longa duração e não necessita conexão com a internet. É vendido nos Estados Unidos por US$ 39.


Whistle 3

É o monitor de atividades pet com melhor avaliação nas principais lojas online do mundo. Além de monitorar a quantidade de quilômetros que o animal percorre por dia, também funciona como GPS e consegue localizar o animal em qualquer lugar em que houver um sinal 3G. É vendido nos Estados Unidos por US$ 99, mas é necessário fazer uma assinatura mensal para o serviço de GPS.


Appego

O brasileiro Appego funciona apenas como GPS e pode ser instalado na coleira do animal. É possível usar um aplicativo no smartphone ou computador para monitorar os movimentos do cãozinho. O dispositivo tem bateria com 72 horas de uso contínuo e de até 20 dias no modo de espera. É feito com material à prova d’água e vendido no Brasil por R$ 499.


JÁ SEGUE A CONSUMIDOR MODERNO NO INSTAGRAM?


+ PETS

Pesquisa aponta dificuldades em encontrar imóveis Pet Friendly
Pets: confira as maiores tendências dessa indústria
Tecnologia, sim! Uma lista de gadgets criados exclusivamente para o seu pet


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]