Os bancos brasileiros estão apostando cada vez mais em tecnologia para impulsionar seus serviços e oferecer uma experiência mais eficiente aos clientes. Segundo a 1ª etapa da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, conduzida pela Deloitte, a estimativa é que o orçamento total destinado à tecnologia, incluindo despesas e investimentos, atinja a marca de R$ 47,4 bilhões este ano.
Em apenas oito anos, os bancos brasileiros dobraram seus investimentos anuais em tecnologia, saindo de R$ 19,1 bilhões em 2015 para os R$ 39 bilhões registrados no ano passado, um crescimento de 104%.
Com a crescente digitalização dos serviços financeiros e a demanda dos clientes por soluções mais ágeis e acessíveis, os bancos estão priorizando a modernização de suas infraestruturas e o desenvolvimento de novas ferramentas e plataformas digitais. Além disso, a pesquisa revela que os bancos estão cada vez mais conscientes da necessidade de investir em segurança cibernética, gestão de identidades e acessos, treinamento e conscientização dos colaboradores, cloud security, testes de invasão e criptografia dos dados e informações.
Outras tecnologias são cloud, Inteligência Artificial, Blockchain e Drex – projeto de moeda digital do Banco Central –, além da Computação Quântica.
“A indústria brasileira é protagonista do que há de mais inovador em tecnologia bancária e os investimentos feitos pelos bancos ao longo dos anos comprovam o empenho que as instituições têm em trazer anualmente novidades, experiência personalizada para os nossos clientes e 100% de segurança nas operações financeiras do dia a dia”, avalia Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.
CX é prioridade para 2024
Os bancos estão comprometidos com uma agenda de transformação contínua. Neste ano, irão priorizar os temas:
- Experiência do cliente (83%);
- Inovações tecnológicas (71%);
- Personalização de produtos e serviços (63%);
- Segurança e privacidade de ponta (58%);
- Responsabilidade social e sustentabilidade (54%);
- Ofertas integradas de ecossistema (54%).
Dessa forma, a expectativa é uma maior integração entre tecnologia e negócios, resultando em soluções que superem as expectativas dos clientes, em um mercado em constante evolução. “A pandemia acelerou o processo de digitalização da tecnologia bancária, juntamente com o nascimento do Pix, a implementação do Open Finance e, no momento, a chegada do Drex, resultando em uma maior oferta de produtos e serviços para nosso cliente. Tudo isto reflete nestas prioridades dos bancos para explorar novos formatos de atendimento e busca por excelência operacional”, complementa Rodrigo Mulinari.
Investimentos e perspectivas na força de trabalho
A crescente importância da Tecnologia da Informação (TI) na indústria bancária é inegável. Recentemente, essa relevância ficou evidente com o aumento no número de profissionais de TI empregados no setor. De acordo com a pesquisa, o número de profissionais de TI no setor bancário atingiu a marca de 45,3 mil, representando um aumento expressivo de 22% em comparação com o período anterior.
Entre profissionais de TI, os desenvolvedores ocupam a maior fatia, representando 39% do total. Além do aumento no número de profissionais, os investimentos em infraestrutura e soluções tecnológicas estão previstos para alcançar a cifra de R$ 2,98 bilhões até o final de 2024. Esses investimentos têm um duplo propósito: impulsionar a eficiência operacional e aprimorar a experiência de trabalho dos colaboradores.
Para o ano de 2024, os bancos planejam expandir ainda mais suas equipes de TI, com 56% expressando a intenção de aumentar o número de profissionais nessa área. Estima-se um crescimento médio de 28%, o que pode resultar em um contingente total de 54,1 mil profissionais de TI no setor bancário. As profissões mais demandadas incluem desenvolvedores, especialistas em segurança da informação, cientistas e engenheiros de dados, além de especialistas em metodologias ágeis.
IA adaptável e customizável
Entre as aplicações de Inteligência Artificial utilizadas pelos bancos estão: biometria facial (75%), chatbot (71%), RPA (67%), IA generativa (54%) e Inteligência Cognitiva (25%).
Em relação à expectativa de adesão à iniciativa de Open Finance, os bancos continuam trabalhando para oferecer novos produtos e serviços em relação ao ecossistema e os bancos pretendem atingir de 6% a 20% de aderência de sua base ativa até o final de 2024.
Mais resultados:
- 9% dos bancos pretendem aumentar seus investimentos em cloud este ano;
- Investimentos em treinamentos para a formação de times ágeis cresceram 135%, e os profissionais treinados, 14%;
- Atualmente, 82% dos bancos oferecem soluções de finanças sustentáveis a seus clientes.
Sobre a pesquisa
Na primeira etapa, a coleta de dados foi realizada entre novembro de 2023 e março de 2024. Vinte e quatro bancos responderam os formulários qualitativo e quantitativo, o que representa 81% dos ativos da indústria bancária no País. Já em relação às entrevistas, foram concedidas por 27 executivos atuantes na área de tecnologia bancária.