/
/
/
Bancos estimam investir R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024    

Bancos estimam investir R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024    

Cloud, IA, Blockchain, Drex e Computação Quântica, além de contratações de profissionais de TI, estão entre as prioridades do setor.

Os bancos brasileiros estão apostando cada vez mais em tecnologia para impulsionar seus serviços e oferecer uma experiência mais eficiente aos clientes. Segundo a 1ª etapa da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, conduzida pela Deloitte, a estimativa é que o orçamento total destinado à tecnologia, incluindo despesas e investimentos, atinja a marca de R$ 47,4 bilhões este ano.

Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024.
Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024.

Com a crescente digitalização dos serviços financeiros e a demanda dos clientes por soluções mais ágeis e acessíveis, os bancos estão priorizando a modernização de suas infraestruturas e o desenvolvimento de novas ferramentas e plataformas digitais. Além disso, a pesquisa revela que os bancos estão cada vez mais conscientes da necessidade de investir em segurança cibernética, gestão de identidades e acessos, treinamento e conscientização dos colaboradores, cloud security, testes de invasão e criptografia dos dados e informações.

Outras tecnologias são cloud, Inteligência Artificial, Blockchain e Drex – projeto de moeda digital do Banco Central –, além da Computação Quântica.

Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024.

“A indústria brasileira é protagonista do que há de mais inovador em tecnologia bancária e os investimentos feitos pelos bancos ao longo dos anos comprovam o empenho que as instituições têm em trazer anualmente novidades, experiência personalizada para os nossos clientes e 100% de segurança nas operações financeiras do dia a dia”, avalia Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.

CX é prioridade para 2024

 Os bancos estão comprometidos com uma agenda de transformação contínua. Neste ano, irão priorizar os temas:

  • Experiência do cliente (83%);
  • Inovações tecnológicas (71%);
  • Personalização de produtos e serviços (63%);
  • Segurança e privacidade de ponta (58%);
  • Responsabilidade social e sustentabilidade (54%);
  • Ofertas integradas de ecossistema (54%).

Dessa forma, a expectativa é uma maior integração entre tecnologia e negócios, resultando em soluções que superem as expectativas dos clientes, em um mercado em constante evolução. “A pandemia acelerou o processo de digitalização da tecnologia bancária, juntamente com o nascimento do Pix, a implementação do Open Finance e, no momento, a chegada do Drex, resultando em uma maior oferta de produtos e serviços para nosso cliente. Tudo isto reflete nestas prioridades dos bancos para explorar novos formatos de atendimento e busca por excelência operacional”, complementa Rodrigo Mulinari.

Investimentos e perspectivas na força de trabalho

 A crescente importância da Tecnologia da Informação (TI) na indústria bancária é inegável. Recentemente, essa relevância ficou evidente com o aumento no número de profissionais de TI empregados no setor. De acordo com a pesquisa, o número de profissionais de TI no setor bancário atingiu a marca de 45,3 mil, representando um aumento expressivo de 22% em comparação com o período anterior.

Entre profissionais de TI, os desenvolvedores ocupam a maior fatia, representando 39% do total. Além do aumento no número de profissionais, os investimentos em infraestrutura e soluções tecnológicas estão previstos para alcançar a cifra de R$ 2,98 bilhões até o final de 2024. Esses investimentos têm um duplo propósito: impulsionar a eficiência operacional e aprimorar a experiência de trabalho dos colaboradores.

Para o ano de 2024, os bancos planejam expandir ainda mais suas equipes de TI, com 56% expressando a intenção de aumentar o número de profissionais nessa área. Estima-se um crescimento médio de 28%, o que pode resultar em um contingente total de 54,1 mil profissionais de TI no setor bancário. As profissões mais demandadas incluem desenvolvedores, especialistas em segurança da informação, cientistas e engenheiros de dados, além de especialistas em metodologias ágeis.

Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024.

IA adaptável e customizável

Entre as aplicações de Inteligência Artificial utilizadas pelos bancos estão: biometria facial (75%), chatbot (71%), RPA (67%), IA generativa (54%) e Inteligência Cognitiva (25%).

Em relação à expectativa de adesão à iniciativa de Open Finance, os bancos continuam trabalhando para oferecer novos produtos e serviços em relação ao ecossistema e os bancos pretendem atingir de 6% a 20% de aderência de sua base ativa até o final de 2024.

Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024.

Mais resultados:

  •  9% dos bancos pretendem aumentar seus investimentos em cloud este ano;
  •  Investimentos em treinamentos para a formação de times ágeis cresceram 135%, e os profissionais treinados, 14%;
  •  Atualmente, 82% dos bancos oferecem soluções de finanças sustentáveis a seus clientes.

Sobre a pesquisa

Na primeira etapa, a coleta de dados foi realizada entre novembro de 2023 e março de 2024. Vinte e quatro bancos responderam os formulários qualitativo e quantitativo, o que representa 81% dos ativos da indústria bancária no País. Já em relação às entrevistas, foram concedidas por 27 executivos atuantes na área de tecnologia bancária.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]