Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Alma Sírio-Libanês investe em realidade virtual para tratamentos

Alma Sírio-Libanês investe em realidade virtual para tratamentos

Com os óculos HoloLens 2, profissionais do hospital podem visualizar dados e imagens de forma imersiva e interativa durante procedimentos.

Não é de hoje que a área da saúde enfrenta desafios complexos, desde a precisão diagnóstica até a eficiência no tratamento. Segundo levantamento de 2023 realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e pela Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), 62,5% dos 45 hospitais respondentes já utilizam tecnologia em seus processos. O hospital Sírio-Libanês, através de sua vertical tecnológica Alma Sírio-Libanês, tem explorado os limites das inovações ao utilizar realidade virtual, especialmente com os HoloLens 2, óculos de realidade mista que combinam o mundo físico com o digital da Microsoft.

Essas tecnologias têm impactado na melhora da qualidade da assistência médica. De acordo com o hospital, essa é uma tecnologia que deverá abrir novas modalidades e ampliar a oferta de serviços e criar processos de gestão no hospital. “A realidade mista tem o potencial de revolucionar a assistência médica, proporcionando visualização aprimorada de dados, treinamento e educação inovadores, colaboração facilitada entre profissionais de saúde e engajamento do paciente,” pontua Diego Aristides, Chief Technology Officer da Alma Sírio-Libanês

Realidade de saúde virtual

Um dos cenários em que os óculos de realidade virtual já está sendo avaliado é o de manutenção dos equipamentos, tanto predial como de engenharia clínica. Na prática, o técnico no local pode se comunicar de forma remota e mais interativa com um especialista, que não precisa estar no local do equipamento para realizar a manutenção, tornando o processo mais fácil e superando as barreiras geográficas para dar suporte.

O Sírio-Libanês possui uma presença abrangente em sua operação, com várias unidades hospitalares em São Paulo e Brasília, unidades ambulatoriais e consultórios em empresas e entidades por meio do seu programa de Saúde Populacional. “Com o uso da realidade mista, os profissionais podem visualizar dados de forma mais imersiva e interativa, permitindo diagnósticos mais precisos e ações mais eficazes tanto para serviços médicos como de outras naturezas. Além disso, a tecnologia pode ser usada para treinamento médico, simulações de procedimentos e colaboração remota entre profissionais de saúde”, afirma Aristides.  

No médio prazo, o hospital está iniciando o processo de integração para que os exames de imagem de um paciente possam ser unificados, como tomografia, ultrassom e ressonância, e aplicados via HoloLens 2 em imagens holográficas durante um procedimento. Nesse sentido, o médico poderá ver a imagem real e a imagem de todos os exames de diagnóstico prévios ao mesmo tempo, direcionando o profissional com imagens que o seu campo de visão não tem acesso no momento da operação. As imagens são tridimensionais, ou seja, ao mudar o ângulo da sua cabeça, o médico poderá ver outras imagens complementares que não estão visíveis ao olho nu. “A adoção da realidade mista na área da saúde é um campo em evolução, ainda há muita oportunidade a ser explorada e é esse potencial que estamos descobrindo” explica Conrado Tramontini, Gerente da Garagem Deep Tech, time que conduz as iniciativas de realidade mista na Alma.  

Por fim, o hospital já começou a treinar radiologistas intervencionistas para uma prova piloto do uso da tecnologia. Todo o manuseio da imagem em si tem um processo de curva de aprendizagem, assim como a gestão integrada das informações de cada paciente para que estejam disponíveis via HoloLens 2 para os médicos. “Temos uma expectativa de começar a ter os médicos usando essa tecnologia entre 18 a 24 meses”, explica Tramontini.  

Foto: Sírio-Libanês.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]