O Brasil enfrenta um déficit significativo de novos talentos e profissionais em tecnologia. Apesar de iniciativas de governo e empresas para superar esse desafio, um debate no Senado Federal em outubro de 2024 apontou que o Brasil terá uma carência de 532 mil profissionais de tecnologia até 2029.
Apesar de investimentos na área, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, há uma carência significativa de formação na área de Tecnologia da Informação (TI) no país. Estima-se que, enquanto a demanda média anual seja de 159 mil profissionais, o Brasil forma apenas 53 mil profissionais por ano.
Por outro lado, estimular e apoiar a nova e futura geração de profissionais tem sido a saída encontrada por algumas empresas. A Amazon do Brasil é um exemplo. Em 2014, a companhia inaugurou, em São Paulo, o primeiro centro de desenvolvimento na América Latina, onde é criada boa parte das tecnologias e soluções utilizadas na Amazon.com.br e exportadas para mais de 20 países.
“Este centro abriga talentos e visa atrair profissionais qualificados de uma cidade e região que se destaca como um importante hub tecnológico que tem acelerado o crescimento do setor de tecnologia”, explica Leandro de Paula, diretor de Tecnologia da Amazon.com na América Latina.
Diante do sucesso da iniciativa, ainda em 2024, a Amazon inaugurou o segundo centro de desenvolvimento, em Belo Horizonte, também dedicado à área de tecnologia da Amazon.com.br. A empresa também anunciou a abertura de 150 vagas de emprego e estágio para profissionais da área de tecnologia no país. Os profissionais selecionados integrarão o time Tecnologia Internacional da Amazon.com na América Latina, responsável pelo desenvolvimento de soluções e sistemas que habilitam a expansão da Amazon nas áreas de varejo e marketplace na região.
Sobre esse trabalho e os desafios na contratação e retenção de novos talentos em tecnologia no Brasil, conversamos com Leandro de Paula. Confira!
Visão e estratégia
CM: Como tem sido as estratégias da Amazon para a contratação e retenção de talentos em tecnologia no Brasil?
Leandro de Paula: Nossa estratégia de recrutamento tem seguido duas principais frentes: um excelente programa de estágio que prepara os jovens profissionais para o trabalho na empresa através de projetos relevantes e inovadores; e um recrutamento de profissionais experientes de todas as regiões do país, para trabalhar em São Paulo ou em Belo Horizonte.
Quanto à retenção, seguimos o lema “Work Hard, Have Fun, Make History” (“Trabalhar duro, Se divertir, Fazer História”, em tradução livre) da empresa. Acreditamos fortemente que trabalhar construindo algo inovador, grandioso, que vai impactar milhões de clientes, em um ambiente respeitoso, seguro e inclusivo, possibilitando deixar um grande legado, é um dos principais fatores de retenção para os profissionais que contratamos. Um pacote de benefícios competitivo com os praticados no mercado também é algo que priorizamos.
CM: Quais os principais desafios na contratação desses jovens?
Acredito que o principal desafio hoje é a incompatibilidade significativa entre a demanda e a oferta. Esse cenário foi agravado pela transformação digital acelerada em todos os setores pós-pandemia, criando uma demanda sem precedentes por talentos em tecnologia.
No momento da contratação de novos talentos, acredito que devemos nos comprometer em criar um ambiente de trabalho dinâmico e em constante expansão, que estimule a criatividade e o alto desempenho desses jovens que estão iniciando sua carreira no setor de tecnologia no Brasil.
Na Amazon, por exemplo, a liderança é pautada por 16 princípios, entre eles o de “Contratar e Desenvolver os melhores”. Acreditamos que líderes elevam o nível de desempenho da empresa a cada contratação e promoção, reconhecendo talentos excepcionais e incentivando sua mobilidade interna.
Além disso, formamos novos líderes e valorizamos nosso papel como coaches, criando mecanismos de desenvolvimento para nossos times, como nosso programa interno “Escolha de Carreira”, que impulsionam o crescimento profissional de nossos colaboradores.
Adaptação e interesse genuíno em inovação
CM: O que temos de diferente comparado a outros países onde a Amazon atua quando falamos de mão de obra em tecnologia?
No Brasil, identifico muitos profissionais da área de tecnologia com um interesse genuíno em inovação, que demonstram grande facilidade em aprender e dominar novas tecnologias, o que os torna valiosos em um mercado em constante evolução. Esse engajamento se reflete em valiosas trocas de conhecimento dentro da Amazon, que facilitam a construção de uma rede de contatos e a resolução de problemas.
Um dos diferenciais da nossa equipe de tecnologia é a habilidade de navegar em um cenário de extrema complexidade. Na Amazon Brasil, por exemplo, desenvolvemos diversas soluções relacionadas à emissão de notas fiscais eletrônicas (NFEs) que se adequam ao cenário tributário brasileiro e aos requisitos da legislação de cada estado. O time desenvolveu essa expertise a partir de uma necessidade local e hoje, já exporta a solução criada para outros 20 países onde a Amazon opera e que estão gradualmente adotando NFEs.
Fomentamos constantemente que cada equipe desenvolva soluções escaláveis, para que todos os países onde a Amazon opera possam se beneficiar, ao mesmo tempo que enderecem as especificidades locais como diferentes malhas logísticas, regimes tributários, categorias de produtos, meios de pagamento, entre outros.
CM: Se pudesse elencar os principais passos para superamos esse déficit de talentos em tecnologia no Brasil, quais seriam?
Tomando como inspiração o sucesso das políticas indianas de incentivo à educação em tecnologia, como a Skill India, que promove o desenvolvimento de habilidades e o empoderamento econômico, acredito que a educação é fundamental para impulsionar o setor de tecnologia em qualquer país. No Brasil, já observamos o surgimento de parcerias promissoras envolvendo Escolas Técnicas Estaduais (ETEC), principalmente em São Paulo. Seguir investindo nesse pilar é fundamental.
CM: Em quais áreas da Amazon Brasil existe hoje a maior carência e oportunidades para novos talentos em tecnologia?
Na Amazon, tenho o orgulho de dizer que continuamos expandindo nossa equipe de tecnologia na América Latina. Para os profissionais da área e estudantes interessados em fazer parte desta história de sucesso, os convido para conhecer as oportunidades disponíveis. Estamos contratando engenheiros, cientistas de dados, gerentes de produto e outros talentos de tecnologia para nossos times em São Paulo e Belo Horizonte. Essas equipes estão na linha de frente da expansão da Amazon na América Latina, desenvolvendo soluções inovadoras que transformam a experiência dos clientes e impulsionam o crescimento da empresa na região.
O caminho do sucesso
CM: Que conselho você daria para jovens brasileiros que desejam ingressar no mercado de tecnologia?
Aconselho cultivar o espírito de inovação que define nosso DNA e a obsessão pelo cliente. Em nosso dia a dia, nos empenhamos em ser a empresa mais centrada no cliente, por isso, trabalhamos de trás para frente, a partir de suas necessidades. Nosso time trabalha incansavelmente para criar novas tecnologias que aprimorem a experiência de nossos consumidores e parceiros, impulsionando a expansão da empresa.
CM: Se pudesse dar apenas uma dica para esse jovem não errar na carreira, qual seria?
Continue sempre aprendendo. A tecnologia evolui muito rápido, e a capacidade de buscar novos conhecimentos, estudar tendências e se adaptar vai fazer toda a diferença no seu crescimento na área. Desde que entrei na área, há 25 anos, já vivenciei muitos ciclos de tecnologias surgindo e sendo substituídas, e o que possibilitou meu crescimento foi conseguir identificar rapidamente quais tecnologias iriam se tornar mais relevantes, aprender rapidamente e poder aplicá-las no dia a dia.