Pesquisar
Close this search box.
/
/
Supermercados crescem 2,3% em São Paulo e esperam melhora para 2019

Supermercados crescem 2,3% em São Paulo e esperam melhora para 2019

Levantamento da APAS aponta que desempenho ficou abaixo do esperado para 2018. Conheça os motivos e as perspectivas para este ano

Dono de 30% do faturamento de todo o setor no Brasil,  os supermercados do Estado de São Paulo esperam crescer entre 2,71% e 3,1% em 2019, alcançado um faturamento de R$ 108 bilhões. A expectativa é conservadora e mantém números semelhantes aos apresentados pelo setor no ano passado. A estimativa foi feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).

O setor cresceu 2,32% ao longo de 2018 sobre uma base de mesmas lojas, segundo o levantamento. O faturamento nominal do setor no Estado foi de R$ 103 bilhões. As vendas alcançaram um pico em março, com crescimento de 5,25% no acumulado do ano, sendo sucedido por uma desaceleração considerável em abril, quando o crescimento não passou de 2,94% e se manteve abaixo de 3% até o fim do ano.

LEIA MAIS
Supermercados apostam na tecnologia para converter aumento de vendas em margem de lucro
Supermercados norte-americanos estreiam zeladores autônomos

A queda do desempenho do setor veio junto com as primeiras expectativas frustradas de crescimento do PIB (que apontavam até 3% de crescimento econômico), e antes da greve dos caminhoneiros (junho) e da disparada do dólar (setembro), fatores comumente apontados como agravadores da crise no varejo. “O fato é que o PIB não andou como o previsto”, diz Ronaldo Santos, presidente da APAS.

Os resultados ficaram abaixo do esperado, segundo a APAS. A associação tinha previsto um crescimento de 2,5% a 3%  para o setor no início do ano. Santos crê que o Brasil tem potencial para retomar o nível econômico do pré-crise. “Nós tivemos quedas próximas de 8% do PIB em 2015 e 2016. Temos PIB escondido em algum ligar e nossa expectativa de crescimento vem dessa base. Com a crise no governo federal, isso foi impactado. Nós estávamos na expectativa, como acontece agora”, lembra o executivo.

A APAS coloca como condições primordiais para a retomada do crescimento a manutenção da taxa de juro nos patamares atuais, próxima de 6,5%, e as reformas fiscal e da previdência. Santos destaca que a reforma fiscal é uma “equação extremamente complicada” porque a redução de impostos, como pede o setor empresarial, poderia aumentar o rombo nas contas públicas. “Mais do que reduzir imposto, é preciso tirar aquilo que atrapalha o caminho do empresário”, diz o executivo, que avalia como positiva a ideia de um imposto único. “Não existe um exemplo para que a gente possa se basear, mas poderia ser testado.”

Sobre a previdência, Santos reconhece que a proposta não tem poder de aliviar as contas públicas neste ano e possivelmente nem neste governo, mas crê que sua concretização poderia melhorar o ambiente de negócios. “Se acontecer, isso gera uma expectativa que pode impactar no aumento do PIB”, afirma.

Reforma trabalhista

A reforma trabalhista, como da previdência e fiscal, foi defendido pelo setor supermercadista como um dos pilares para retomada do crescimento. Em vigor desde novembro de 2017, a reforma regulamentou o trabalho intermitente, apontado por Santos como um dos pontos de destaque. Por enquanto, porém, esse dispositivo não refletiu na criação de novos postos.

A estimativa para 2018, com a solidificação da nova lei trabalhista, era de criação de 12 mil novos postos de trabalho no setor supermercadista do Estado. Ao final do ano, o número de postos criados foi de apenas 5.133, o terceiro pior resultado desde 2010, perdendo apenas para os anos do auge da crise (2015 e 2016). Entre as mais de 5 mil vagas criadas pelo setor em 2018, apenas 30 foram no perfil de trabalho intermitente.

O executivo crê que a desconfiança dos empresários sobre os ricos jurídicos ainda impacta a adesão das empresas a esse tipo de contratação. “Ainda existe muita insegurança jurídica e dúvidas se os tribunais vão aceitar esse tipo de contratação”. O setor supermercadista do Estado de São Paulo emprega mais de 500 mil pessoas. Com o resultado de 2018, o setor reduziu as perspectivas de criação de emprego para este ano para 9 mil vagas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]