/
/
O que é sucesso para você? Entenda os passos da jornada campeã

O que é sucesso para você? Entenda os passos da jornada campeã

Os atletas Daiane dos Santos, Jaqueline Carvalho, Neto e Zé Roberto compartilham caminhos e decisões de vida que os levaram ao sucesso

Dizem que o esporte imita a vida. Não é à toa. Para ser um atleta campeão é necessário resiliência, comprometimento, coragem, autoconhecimento e superação, ingredientes que também fazem parte da vida de empresas e profissionais que trilham uma jornada campeã.

Exatamente por isso, a edição especial de 20 anos do CONAREC trouxe no painel de encerramento “campeões made in Brazil”, ou seja, atletas que escreveram o nome na história. Mediados por Luciana Mariano, apresentadora na ESPN e primeira narradora de futebol da televisão brasileira, Daiane dos Santos, Jaqueline Carvalho, Neto e Zé Roberto compartilharam suas trajetórias de sucesso.

Mas, o que de fato é sucesso? Como ser uma pessoa de sucesso? Para Neto, ex-jogador da seleção brasileira e apresentador dos programas “Donos da Bola” e “Baita Amigos”, afirma ser uma questão de difícil definição. “Para mim, sucesso é aquilo que você se propõe a fazer. É ter humildade suficiente para saber que, do seu lado, sempre terá uma pessoa melhor do que você e, a partir disso, respeitar todo mundo. Eu era muito pobre, não tinha dinheiro para nada e cheguei aonde cheguei. Os dias ruins são os melhores, são eles que fazem o sucesso. Grandes lendas se fazem na derrota. A minha força é o meu sucesso, mas cada um precisa encontrar o seu.”

Neto, Daiane dos Santos, Luciana Mariano, Jaqueline Carvalho e Zé Roberto no CONAREC 2022. Foto: Douglas Lucenna

Daiane dos Santos, campeã mundial e ex-ginasta da seleção brasileira, diz que as pessoas costumam confundir erro e fracasso. “Nunca encontrei alguém que tenha tido sucesso sem ter errado. Entendo que se a gente erra, a gente aprende, melhora e busca fazer de uma forma diferente. O fracasso é você nem tentar, desistir na primeira vez que não dá certo. Quando as pessoas olham para os atletas, acham que são pessoas que não erram, que são super-heróis. Nós somos, e todos são, mas a gente erra, tem medo, insegurança, somos humanos”, diz.

Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, isso ficou claro quando a atleta Simone Biles anunciou que não iria competir por questões de saúde mental. “A coragem dessa menina chegar para o mundo e dizer ‘eu não consigo dar o melhor e vocês não merecem o mínimo que é o meu melhor de mim, então eu não vou competir por mim e por vocês’, mostrou que está tudo bem a gente se colocar em primeiro lugar. Para a gente dar o nosso melhor dentro da nossa área de trabalho, precisamos da nossa mente. É isso que manda na gente”, lembra Daiane.

De onde vem a força para o sucesso?

Zé Roberto, ex-jogador de futebol da seleção brasileira e empresário, destaca a importância das escolhas e do foco no objetivo para conquistar o que se deseja. “A jornada nunca vai ser um mar de rosas. Na minha infância, quando eu sonhei em ser um jogador profissional, o que eu mais tinha eram percalços e adversidades. Quando descobri a minha identidade, que era ser jogador de futebol, passei a ter clareza da onde queria chegar. Sabia o caminho e trilhei ele. As escolhas que a gente faz hoje geram efeito lá na frente.”

O jogador lembra que atuar em alto nível até os 42 anos não foi um planejamento, mas uma consequência das escolhas feitas durante a vida. Desde que entendeu que o corpo era seu instrumento de trabalho, Zé Roberto passou a cuidar dele dormindo cedo, me alimentando bem e fazendo renúncias.

Aposentada há um ano e meio, a jogadora de vôlei bicampeã olímpica Jaqueline Carvalho, lembra que a força faz parte de todas as etapas da vida. “Não é fácil se integrar a um time, a um esporte, enfrentar a distância da família. As medalhas de ouro foram buscadas com muita garra e determinação. Hoje estou em um processo de transição, para mim é difícil assistir um jogo de vôlei. Mas estou em busca de outros sonhos e olhar para tudo que passei faz a diferença na minha vida hoje. A nossa vida é de aprendizado, ajuda e pessoas que estão do lado para apoiar”, afirma.

Ninguém vence sozinho e tudo na vida deve estar interligado com em uma engrenagem. O sucesso vem da oportunidade, da resiliência e do trabalho duro, mas também do apoio de quem está por perto. Como lembra Luciana Mariano, trata-se de ter uma régua para medir os resultados, afinal, há pessoas de sucesso que não têm dinheiro nem muitos seguidores nas redes sociais.

“O que é para você sucesso? Leva essa pergunta para você, caminhe com essa pergunta. Sucesso para mim é quando você atinge todo o seu potencial, gerando grandes resultados. Busque sempre isso”, provoca Zé Roberto.


+ Notícias 

Transformação digital só é possível com CEOs na linha de frente

CONAREC avalia a jornada do cliente no metaverso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]