Dizem que o esporte imita a vida. Não é à toa. Para ser um atleta campeão é necessário resiliência, comprometimento, coragem, autoconhecimento e superação, ingredientes que também fazem parte da vida de empresas e profissionais que trilham uma jornada campeã.
Exatamente por isso, a edição especial de 20 anos do CONAREC trouxe no painel de encerramento “campeões made in Brazil”, ou seja, atletas que escreveram o nome na história. Mediados por Luciana Mariano, apresentadora na ESPN e primeira narradora de futebol da televisão brasileira, Daiane dos Santos, Jaqueline Carvalho, Neto e Zé Roberto compartilharam suas trajetórias de sucesso.
Mas, o que de fato é sucesso? Como ser uma pessoa de sucesso? Para Neto, ex-jogador da seleção brasileira e apresentador dos programas “Donos da Bola” e “Baita Amigos”, afirma ser uma questão de difícil definição. “Para mim, sucesso é aquilo que você se propõe a fazer. É ter humildade suficiente para saber que, do seu lado, sempre terá uma pessoa melhor do que você e, a partir disso, respeitar todo mundo. Eu era muito pobre, não tinha dinheiro para nada e cheguei aonde cheguei. Os dias ruins são os melhores, são eles que fazem o sucesso. Grandes lendas se fazem na derrota. A minha força é o meu sucesso, mas cada um precisa encontrar o seu.”
Daiane dos Santos, campeã mundial e ex-ginasta da seleção brasileira, diz que as pessoas costumam confundir erro e fracasso. “Nunca encontrei alguém que tenha tido sucesso sem ter errado. Entendo que se a gente erra, a gente aprende, melhora e busca fazer de uma forma diferente. O fracasso é você nem tentar, desistir na primeira vez que não dá certo. Quando as pessoas olham para os atletas, acham que são pessoas que não erram, que são super-heróis. Nós somos, e todos são, mas a gente erra, tem medo, insegurança, somos humanos”, diz.
Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, isso ficou claro quando a atleta Simone Biles anunciou que não iria competir por questões de saúde mental. “A coragem dessa menina chegar para o mundo e dizer ‘eu não consigo dar o melhor e vocês não merecem o mínimo que é o meu melhor de mim, então eu não vou competir por mim e por vocês’, mostrou que está tudo bem a gente se colocar em primeiro lugar. Para a gente dar o nosso melhor dentro da nossa área de trabalho, precisamos da nossa mente. É isso que manda na gente”, lembra Daiane.
De onde vem a força para o sucesso?
Zé Roberto, ex-jogador de futebol da seleção brasileira e empresário, destaca a importância das escolhas e do foco no objetivo para conquistar o que se deseja. “A jornada nunca vai ser um mar de rosas. Na minha infância, quando eu sonhei em ser um jogador profissional, o que eu mais tinha eram percalços e adversidades. Quando descobri a minha identidade, que era ser jogador de futebol, passei a ter clareza da onde queria chegar. Sabia o caminho e trilhei ele. As escolhas que a gente faz hoje geram efeito lá na frente.”
O jogador lembra que atuar em alto nível até os 42 anos não foi um planejamento, mas uma consequência das escolhas feitas durante a vida. Desde que entendeu que o corpo era seu instrumento de trabalho, Zé Roberto passou a cuidar dele dormindo cedo, me alimentando bem e fazendo renúncias.
Aposentada há um ano e meio, a jogadora de vôlei bicampeã olímpica Jaqueline Carvalho, lembra que a força faz parte de todas as etapas da vida. “Não é fácil se integrar a um time, a um esporte, enfrentar a distância da família. As medalhas de ouro foram buscadas com muita garra e determinação. Hoje estou em um processo de transição, para mim é difícil assistir um jogo de vôlei. Mas estou em busca de outros sonhos e olhar para tudo que passei faz a diferença na minha vida hoje. A nossa vida é de aprendizado, ajuda e pessoas que estão do lado para apoiar”, afirma.
Ninguém vence sozinho e tudo na vida deve estar interligado com em uma engrenagem. O sucesso vem da oportunidade, da resiliência e do trabalho duro, mas também do apoio de quem está por perto. Como lembra Luciana Mariano, trata-se de ter uma régua para medir os resultados, afinal, há pessoas de sucesso que não têm dinheiro nem muitos seguidores nas redes sociais.
“O que é para você sucesso? Leva essa pergunta para você, caminhe com essa pergunta. Sucesso para mim é quando você atinge todo o seu potencial, gerando grandes resultados. Busque sempre isso”, provoca Zé Roberto.
+ Notícias
Transformação digital só é possível com CEOs na linha de frente