/
/
Como consome um streamer? Confira na entrevista com Monge Han

Como consome um streamer? Confira na entrevista com Monge Han

Monge Han divide com a Consumidor Moderno quais são seus hábitos de consumo e preferências na hora de realizar uma compra
Legenda da foto

De olho nas lives da Twitch, muita gente fica curiosa para saber como são os hábitos de consumo de um streamer. Afinal, ainda que o perfil desses profissionais esteja bastante voltado à comunidade gamer, vale a pena entender quais são seus interesses e anseios, como preferem comprar seus produtos preferidos, eletrônicos e games, quais são as marcas preferidas e os principais caminhos para obterem o que buscam.

A convite da Consumidor Moderno, o ilustrador e streamer Monge Han, que faz lives na Twitch de jogos e trabalho em conjunto, nos conta um pouco sobre suas preferências na hora de realizar uma compra e quais são os seus princípios na busca por empresas e produtos.

Leia mais: Home office na Twitch: Streamer Monge Han comenta experiência do coworking digital

Conheça o streamer

Monge Han tem 31 anos, mora em Curitiba (PR) e é, além de streamer, ilustrador, tatuador e quadrinista. Autor da web comic Mondolís, que já recebeu uma versão dublada, o artista também trabalhou para grandes empresas da cultura pop, como Cartoon Network, e também realizou a produção do mangá oficial da música “Modo Turbo”, de autoria das cantoras Anitta, Pablo Vittar e Luísa Sonza.

https://www.youtube.com/watch?v=p9Zti3gdzeE

Neto de refugiados de guerra coreanos, Monge Han também dedica parte de sua produção para debater o racismo contra pessoas amarelas no Brasil, como conta no quadrinho Criança Amarela e Hamoni, uma homenagem à vivência com a avó. Entre suas produções famosas, também se destacam os quadrinhos autorais e autobiográficos, como Sombra. Em entrevista, ele nos conta que seu filme, livro, anime e mangá favoritos são “Um Sonho de Liberdade”, “Be Here Now” – Ram Dass, “Full Metal Alchimist Brotherhood” e “One Piece”, respectivamente

Perfil de consumo de Monge Han

CM: Diz aí, Monge, por onde você costuma consumir? E-commerce ou loja física?

Monge: Eu gasto principalmente com videogame e produtos para live, coisas para desenho. Agora, com a pandemia, é quase tudo e-commerce né, isso em sites diversos. Depende muito do que eu vou comprar, não tem um que eu sempre vou… mas gosto de comprar no Mercado Livre, na Amazon, igual todo mundo. Antigamente, eu gostava muito de ir à lojas menores, mas antes da pandemia.

Mas dito isso, eu também sou uma pessoa meio mão de vaca, eu consumo pouco, eu não sou a pessoa que gosta de gastar dinheiro, tendo a comprar quando sei que a coisa vai ser boa e eu realmente preciso.

CM: Você então não diria que é tão impulsivo na hora de comprar?

Monge: Eu sou impulsivo quando o assunto é videogame. Quando lança um jogo novo, que eu estou mesmo muito a fim de jogar, eu vou acabar comprando. Claro que depende do jogo, mas principalmente se for os da Nintendo, que eu gosto, ou são jogos bons da Steam. É o principal gasto de luxo — que eu penso assim, na minha cabeça — que eu tenho, os jogos. Isso também vem com os consoles, se eu posso comprar e eu quero muito, eu tendo a comprar. Tirando isso, sou meio “mão de vaca”. Eu espero bastante para comprar todo o resto, por uma promoção, ou quando o dólar abaixa, tranquilo… posso ficar sem consumir algo por um bom tempo. Ainda mais agora, que o dólar está alto.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

CM: O que te chama a atenção em uma empresa na hora de comprar um produto?

Monge: Cara, sendo bem sincero… Eu não não ligo muito para empresa ou marca, eu raramente compro alguma coisa por causa da empresa. Eu compro alguma coisa porque eu quero mesmo. Para mim, tem mais a ver com a categoria do produto, do que a empresa.

CM: O que é um impeditivo para te fazer comprar de uma marca, então?

Monge: Se é uma marca de luxo… Ou se eu vejo que tem aquele “ar de luxo”, que eu sei que muita parte do valor vai ser pela marca, aí é difícil de eu comprar. E outra se a marca tem históricos ou uma postura meio duvidosa, tá ligado? Que eu não concorde. Esses são os meus principais impeditivos.

CM: O que você mais preza em um atendimento?

Monge: Mesmo quando eu tô puto, sabe? Quando estou em um atendimento por celular, por exemplo, que é uma coisa que me irrita, eu tento ser o mais tranquilo possível porque eu sei que a pessoa que está atendendo tem um trabalho sinistro. Eu tenho muitos amigos e amigas que trabalham ou trabalharam em atendimento de telefonia, sei bem como é o dia a dia deles. Então tento ser o mais respeitoso possível.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Mas assim, o que eu odeio é quando o atendimento é todo digital — tipo assim, não há uma pessoa de verdade, é só gravação — e ele é mal feito. Isso é a pior coisa para mim, porque você não tem opção, fica preso naquele sistema, você perde tempo… Eu acho muito desrespeitoso com o consumidor.


+ Notícias

5 perguntas para Tati Gracia, da Mondelēz Brasil

Como consome a Juliette, vencedora do BBB21? | Perfis Oficiais CM

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Conheça o novo CMO da XP, o CFO que retorna ao Portobello Grupo, o novo diretor-presidente do Aché Laboratórios Farmacêuticos e outros executivos.
Novos executivos na XP, Portobello, Adidas e mais
Conheça o novo CMO da XP, o CFO que retorna ao Portobello Grupo, o novo diretor-presidente do Aché Laboratórios Farmacêuticos e outras lideranças
De olho na tendência do athleisure, C&A lança a marca ACE
Posicionada na junção entre moda, esporte e lifestyle, a ACE surge para ocupar um espaço com grande potencial no mercado brasileiro: o do athleisure
Brasileiros buscam controle financeiro, mas ainda tomam decisões sob pressão, avalia VP da Creditas
Pesquisa da fintech mostra que 59% da população iniciou o ano com algum grau de pressão financeira
CM Entrevista: O império da beleza de Mari Maria
Em entrevista à Consumidor Moderno, Mari Maria explica como escuta ativa, autenticidade e propósito transformaram sua marca em uma das preferidas da Geração Z

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

O seu @ será o novo contato Protocolo pode virar prova na Justiça Quem assiste futebol só pelo futebol? Parceria entre McDonald’s e Coca-cola pode estar em crise