Pesquisar
Close this search box.
/
/
Strava Metro disponibiliza dados para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

Strava Metro disponibiliza dados para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

Co-fundador da plataforma diz que informações sobre como as pessoas se movem ajudam a direcionar investimento em mobilidade urbana

O Strava trouxe para o Wired Festival 2018 uma amostra de como a tecnologia pode ser usada para ajudar no planejamento das cidades. A plataforma foi criada em 2009, com a intenção de motivar e inspirar as pessoas a se movimentarem e praticarem esportes. “The Home of your Athletic Life”, sempre foi o lema da empresa. Mas, hoje em dia a plataforma, através de sua base de dados, tem contribuído para resinificar a mobilidade urbana pelo mundo: de uma forma mais sustentável e saudável.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O aplicativo está em 195 países, com 136 milhões de atletas cadastrados e mais de 15 mil uploads por semana. Esses usuários introduzem diariamente na plataforma dados sobre o seu deslocamento e desempenho. A partir dessas informações os fundadores da empresa perceberam que poderiam informar às cidades por onde as pessoas costumam andar a pé, de bicicleta, a rota que elas escolhem para ir para o trabalho e com isso, poderiam ajudar a construir cidades mais inteligentes.

O Strava Metro foi criado exatamente com essa função. “Não tínhamos esse plano, mas vimos que disponibilizar para os governos um mapeamento da forma com que as pessoas se movem, ajudaria as cidades a escolherem melhor como investir no transporte sem carros”, contou Michael Horvath, co-fundador do Strava.

Como incentivar o uso de um transporte sem ter a infraestrutura necessária para dar segurança para os usuários? Com os dados oferecidos pelo Strava, somados a informações das próprias secretárias , os governos conseguem saber onde estão acontecendo mais acidentes com ciclistas, onde os sinais de trânsito são mais demorados e atrapalham o fluxo e quais as vias alternativas para direcionar bicicletas  ou automóveis para reduzir congestionamentos.

Atualmente, para Horvath, a melhor cidade para ciclistas é Copenhague, na Dinamarca, onde existem ruas e estradas construídas exclusivamente para o tráfego de bicicletas. “Lá quem anda de bicicleta se sente muito seguro”, comenta. O Strava Metro já concretizou algumas ações em Copenhague. Uma delas foi a construção de uma ponte para ciclistas, que ajudaria a desobstruir uma rotatória que acabava sendo o caminho mais escolhido por aqueles que se deslocavam na cidade. Com um mês da construção, 78% dos ciclistas da cidade passaram a utilizar a ponte, reduzindo 94% o tráfego na rotatória.

O aplicativo consegue ainda segmentar o perfil dos ciclistas e corredores. Saber idade, onde moram, para onde costumam ir. Sabem também se estão usando a bicicleta para ir ao trabalho, para o campo ou se é um ciclista casual. Com todas essas informações o Strava consegue fazer um censo para a cidade entender qual segmento da população está mais engajada em atividades físicas, como o turista tem se comportado na cidade e com isso, estimular mudanças de comportamento.

No Brasil hoje, o Strava tem cinco milhões de usuários e a cada semestre mais um milhão de atletas se cadastram na plataforma. “Queremos fazer do Brasil a capital do Strava na América Latina”, afirma o co-fundador do aplicativo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]