A Starbucks anunciou nesta terça-feira a venda de todas as suas operações de varejo no Brasil. Em comunicado divulgado à imprensa, a rede de cafeterias americana afirma que a empresa de private equity SouthRock, com sede na cidade de São Paulo, é a nova controladora das 113 lojas, em 17 cidades do país. O valor da transação não foi divulgado.
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“Nós acreditamos fortemente que este é o momento certo para alavancar um forte parceiro de negócios local como a SouthRock. Enquanto isso seguimos nossa ambiciosa agenda de crescimento a longo prazo para o Brasil”, diz Ricardo Rico, gerente-geral e vice-presidente de operações de lojas licenciadas da Starbucks na América Latina.
Em outubro do ano passado, a negociação já estava em curso. Na ocasião, a Starbucks confirmou, em nota, o desfecho de um acordo de licenciamento com a SouthRock, mas apenas para a operação de três lojas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A SouthRock já detém grandes operações de grandes empresas do ramo alimentício no Brasil. Entre elas, estão: St. Marche Supermercados, Eataly Brasil, The Fifties, China-in-Box e Gendai.
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Portfólio ambicioso
O brasileiro Antonio Neves, diretor de operações da SouthRock, é um dos pivôs para os negócios serem fechados no mercado brasileiro. O executivo trabalha há mais de 23 anos nas indústrias de varejo e alimentos e bebidas e liderou as equipes de operações da International Meal Company (IMC) do Brasil, antes de trabalhar ao lado de Ken Pope, fundador da South Rock.
“Com a Starbucks temos a expectativa de oportunidades contínuas de crescimento. Estamos animados para alavancar nossas capacidades do mercado local e criar ainda mais valor aos funcionários e clientes da Starbucks”, disse Pope em comunicado.