/
/
Starbucks interrompe operação nos EUA por polêmica sobre racismo

Starbucks interrompe operação nos EUA por polêmica sobre racismo

Rede famosa mundialmente por seus cafés paga o preço por caso de preconceito racial, ocorrido nos Estados Unidos, contra dois clientes negros

A rede de cafeterias Starbucks anunciou que 8000 lojas próprias nos Estados Unidos não irão operar nesta terça-feira. Mais de 175 mil empregados vão participar de um treinamento específico sobre racismo, no qual os funcionários terão aulas e workshops em relação ao melhor atendimento, sem o mínimo de preconceito, garante a companhia. O motivo é a polêmica envolvendo dois clientes negros, que foram vítimas de racismo, em uma loja no estado de Filadélfia, por um funcionário da empresa, em abril. Na ocasião, eles acabaram sendo presos temporariamente.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

“Durante várias horas na tarde desta terça-feira iremos fechar lojas e escritórios para discutir como tornar o Starbucks em um lugar onde todas as pessoas se sentem bem-vindas”, escreveu a empresa no Twitter. De acordo com a rede, os funcionários vão compartilhar experiências de vida, ouvir especialistas e refletir sobre as realidades atuais de preconceito.

A ideia é mostrar as boas práticas de atendimento e tratamento sobre questões como diversidade, preconceitos racial e de gênero, e criar uma cultura empresarial para que mais casos como esse não ocorram. “Vamos falar sobre como todos nós podemos criar espaços públicos onde todos se sentem bem. Essa conversa continuará na nossa empresa e se tornará parte de como treinamos todos os nossos funcionários”, diz o fundador e CEO Howard Schultz, em carta aberta divulgada no site da companhia. As outras 7.000 lojas licenciadas, que estão em aeroportos, hotéis e universidades não fecharam para o treinamento.

Leia também:
Acusada de racismo, famosa loja de departamento dos Estados Unidos retira anúncio

Entenda o caso

Em abril deste ano, um gerente do Starbucks, em uma loja na Filadélfia, chamou a polícia minutos depois que dois homens negros chegaram e entraram na unidade, esperando um amigo que usava o banheiro dentro da loja. Eles não chegaram a consumir nenhum produto e o gerente da unidade se irritou quando eles recusaram um pedido para que se retirassem do estabelecimento. A polícia foi chamada e Rashon Nelson e Donte Robinson saíram algemados do local. Eles ficaram detidos por cerca de oito horas.

“A situação é repreensível e não representa a missão e os valores duradouros da nossa empresa”, afirma Schultz. O gerente foi demitido após o caso e o Starbucks fez um pedido de desculpas formal aos clientes, responsabilizando-se a fazer um treinamento antidiscriminação, marcado para esta terça-feira.

“Depois de investigar o que aconteceu, determinamos que suporte e treinamento são insuficientes na nossa rede”, diz na nota o fundador. Segundo a empresa, falhas em uma política interna que permitia o uso da loja apenas a pagantes e o preconceito do gerente levaram à decisão de chamar a polícia. O CEO do Starbucks, Kevin Johnson, fez questão de se reunir pessoalmente com Nelson e Robinson para pedir desculpas.

Segundo informações da imprensa norte-americana, como os portais Business Insider e BBC, a indenização aos clientes foi uma bolsa de estudos em uma universidade nos Estados Unidos.

Leia também:
O que as marcas do varejo dizem sobre diversidade e ‘cura gay’

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]