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Staples abre primeira loja no Brasil

Staples abre primeira loja no Brasil

Sofrendo no mercado dos EUA, maior varejista de material para escritório do mundo chega ao País

Com uma loja em forma de ?S?, a Staples inaugurou sua primeira unidade física no Brasil. Com 2,3 mil lojas em 26 países, faturamento de US$ 25 bilhões no ano passado e mercado consolidado nos Estados Unidos, a maior varejista de materiais para escritório do planeta quer avaliar como se adaptará ao varejo brasileiro.

A loja inaugural foi aberta na última semana em formato pop-up store no shopping Market Place, em São Paulo. Este tamanho de loja (?nano?) já vem sendo adotado pela Staples em outros lugares do mundo, em busca de combinar vendas online e offline e alcançar a multicanalidade.

A Staples praticamente ?inventou? as megalojas de papelaria (modelo muito difundido no Brasil pela Kalunga com 140 lojas) e hoje detém a terceira maior operação de e-commerce do mundo. No Brasil, ela já atuava no e-commerce há dez anos.

O CEO da Staples na América Latina, Leo Piccioli, acredita que esta será uma oportunidade de fazer marketing e ?conferir, na prática?, o comportamento dos consumidores. ?Estamos mais próximos dos clientes, possibilitando a venda imediata de alguns itens do nosso portfólio de produtos, além da compra orientada em nosso e-commerce?, disse em nota.

Na Argentina, foram abertas oito lojas nessas dimensões e por consequência, com mix de itens restritos. A tentativa da rede é compensar essa lacuna com terminais conectados que possibilitam o acesso aos seis mil produtos oferecidos no site. Segundo a Assessoria da Staples no Brasil, a cada loja inaugurada na Argentina, o e-commerce do País registra aumento nas vendas.

O Kindle, e-reader mais famoso do mundo, a impressora 3D Cube e o scanner óptico para uso pessoal Sense estão sendo divulgados como os produtos de destaque da pop-up store do Brasil.

Adaptação ao mercado

Para não fracassar no País como outras varejistas internacionais que vieram, tentaram e não prosperaram, a Staples buscou trazer ao Brasil um modelo de negócio capaz de se adequar às demandas de pequenas, médias e grandes empresas. A busca seria garantir o menor preço a partir de logística inteligente e gerenciamento de produtos.

Nos Estados Unidos, as coisas não estão boas. A empresa anunciou recentemente a necessidade de fechar mais de 200 lojas nos dois países. De acordo com o portal de economia Seeking Alpha, a Staples não tem tamanho ou infraestrutura para competir no preço com as gigantes norte-americanas. Com isso, a rede têm observado suas vendas em ?mesmas lojas? (abertas há mais de um ano) caírem em três dos últimos quatro anos.

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