Com uma loja em forma de ?S?, a Staples inaugurou sua primeira unidade física no Brasil. Com 2,3 mil lojas em 26 países, faturamento de US$ 25 bilhões no ano passado e mercado consolidado nos Estados Unidos, a maior varejista de materiais para escritório do planeta quer avaliar como se adaptará ao varejo brasileiro.
A loja inaugural foi aberta na última semana em formato pop-up store no shopping Market Place, em São Paulo. Este tamanho de loja (?nano?) já vem sendo adotado pela Staples em outros lugares do mundo, em busca de combinar vendas online e offline e alcançar a multicanalidade.
A Staples praticamente ?inventou? as megalojas de papelaria (modelo muito difundido no Brasil pela Kalunga com 140 lojas) e hoje detém a terceira maior operação de e-commerce do mundo. No Brasil, ela já atuava no e-commerce há dez anos.
O CEO da Staples na América Latina, Leo Piccioli, acredita que esta será uma oportunidade de fazer marketing e ?conferir, na prática?, o comportamento dos consumidores. ?Estamos mais próximos dos clientes, possibilitando a venda imediata de alguns itens do nosso portfólio de produtos, além da compra orientada em nosso e-commerce?, disse em nota.
Na Argentina, foram abertas oito lojas nessas dimensões e por consequência, com mix de itens restritos. A tentativa da rede é compensar essa lacuna com terminais conectados que possibilitam o acesso aos seis mil produtos oferecidos no site. Segundo a Assessoria da Staples no Brasil, a cada loja inaugurada na Argentina, o e-commerce do País registra aumento nas vendas.
O Kindle, e-reader mais famoso do mundo, a impressora 3D Cube e o scanner óptico para uso pessoal Sense estão sendo divulgados como os produtos de destaque da pop-up store do Brasil.
Adaptação ao mercado
Para não fracassar no País como outras varejistas internacionais que vieram, tentaram e não prosperaram, a Staples buscou trazer ao Brasil um modelo de negócio capaz de se adequar às demandas de pequenas, médias e grandes empresas. A busca seria garantir o menor preço a partir de logística inteligente e gerenciamento de produtos.
Nos Estados Unidos, as coisas não estão boas. A empresa anunciou recentemente a necessidade de fechar mais de 200 lojas nos dois países. De acordo com o portal de economia Seeking Alpha, a Staples não tem tamanho ou infraestrutura para competir no preço com as gigantes norte-americanas. Com isso, a rede têm observado suas vendas em ?mesmas lojas? (abertas há mais de um ano) caírem em três dos últimos quatro anos.
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