A rede americana especializada em burritos ? vende 800 mil unidades por dia ? despertou o interesse dos consumidores a partir de um modelo de negócio que tem um propósito de existência fortemente direcionado ao mercado de alimentação rápida e saudável.
Apesar do cardápio enxuto – apenas 5 opções – os clientes costumam aguardar 15 minutos para retirar o pedido, já que são preparados na hora com ingredientes frescos e naturais. Surge um novo modelo de segmento: o ?fast casual?, uma transição entre o fast food e restaurantes. A Chipotle tem projeto atraente e minimalista. Além disso, permite observar o seu burrito ser preparado com os ingredientes cuidadosamente escolhidos, e mais caro quando comparado às tradicionais redes de hambúrguer.
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O slogan ?Comida com integridade? é uma filosofia da marca. As mercadorias são adquiridas por fornecedores que criam os animais de forma mais humana e natural, e que produzem ingredientes de maneira sustentável. A rede estabeleceu que não se usasse equipamentos como freezer, microondas e até mesmo extinguiu seus abridores de lata.
As grandes marcas ditam seu estilo de vida para seus seguidores. A Chipotle materializou seus valores em uma animação chamada ?Back do the Start?, de 2012. Vale assistir.
*Maurício Queiroz é designer de consumo, especialista em desenvolvimento de pontos de venda e contato com o consumidor
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