Até o final do ano, a primeira loja da rede norte-americana Sbarro deverá ser inaugurada no Brasil. Em parceria com a B2Bold, mais 79 serão instaladas nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro até 2024, segundo comunicado da empresa, que oferece comida italiana.
Em dezembro do ano passado, a Sbarro já havia fechado outra parceria para o Brasil, com a Dubai Comércios e Representações. Na ocasião, programou a abertura de 20 restaurantes também para os próximos dez anos nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A tentativa de se expandir no mercado brasileiro integra uma estratégia de crescer fora dos Estados Unidos, mercado saturado onde a empresa figura apenas como a quinta maior rede de pizzas. Por isso partiu para países do leste europeu como República Checa e Eslováquia. Da América do Sul, a Sbarro já atua no Chile, Colômbia e Equador, com expectativa de expansão para Peru e Bolívia.
Concordata
O pedido de concordata de 2011 ainda ecoa na estrutura da companhia. Desde então, foram mais dois pedidos de recuperação judicial. A última delas teve resultado em maio desse ano, quando foi autorizada pela Justiça norte-americana a colocar em prática um plano de reestruturação. Dentro desse plano, ainda conseguiu inaugurar 80 unidades no ano passado.
A rede, que já atingiu a marca de mil lojas, tem hoje cerca de 800 unidades funcionando em 40 países. Em fevereiro, a rede fechou 155 pontos de venda de baixo desempenho nos Estados Unidos, na tentativa de melhorar a rentabilidade da empresa. A empresa nasceu em 1956 em Nova York. Em 2007, foi comprada por US$ 417 milhões pela companhia de private equity, MidOcean Partners.
Leia mais:
Decifra-me ou devoro-te: o peculiar cenário de investimentos no Brasil