O grupo varejista chileno Falabella inaugurou ontem, em Barueri, na Grande São Paulo, a primeira loja da marca Sodimac no mercado brasileiro. O ponto de venda de 11.500 metros quadrados demandou um investimento de R$ 100 milhões. A empresa, dona de 50,1% da rede de materiais de construção Dicico desde 2013 (quando adquiriu a participação por R$ 388 milhões), atua em seis países com supermercados, home centers, lojas de departamentos e shopping centers e faturou, no ano passado, US$ 12 bilhões.
No Brasil, a chegada da Sodimac ocorre em um posicionamento diferente daquele da Dicico: enquanto esta conta com um mix mais focado em produtos básicos de materiais de construção e acabamentos, a Sodimac oferece também decoração, móveis e artigos para casa. O ponto de venda de Barueri apresenta também serviços de pedreiro, pintor, designer de móveis, aluguel de ferramentas e itens feitos sob medida, que podem ser contratados nas lojas com pagamento no caixa e garantia do serviço dada pela Sodimac. O espaço conta ainda com a operação Sodimac Constructor, para profissionais do setor, em sistema de ?drive thru?.
Ainda enfrentando a burocracia necessária para iniciar a construção de lojas em São Paulo, a Sodimac pretende abrir, ainda em 2015, uma loja em Ribeirão Preto (SP) e já negocia terrenos em cidades como Campinas e São José dos Campos. Os investimentos fazem parte do plano da Falabella de investir US$ 4,4 bilhões até 2018 em toda a América Latina. O Brasil é considerado pela empresa como um mercado estratégico.