Pesquisar
Close this search box.
/
/
A sociedade mostrada em Mad Men já não existe. Mudamos para melhor?

A sociedade mostrada em Mad Men já não existe. Mudamos para melhor?

Jeffrey Sharlach, fundador da Jeffrey Group, e Allisson Mann, pesquisadora-chefe da série Mad Men, discutem mudanças sociais e comportamentais

Quem já assistiu Mad Men, ou viveu durante o período histórico em que a série acontece, sabe que o mundo, desde a década de 1960, mudou consideravelmente. Essa é uma consideração que, inclusive, uniu Jeffrey Sharlach, fundador da Jeffrey Group, e Allisson Mann, pesquisadora-chefe da série Mad Men, em um debate sobre a transformação do comportamento ao longo das décadas.

Sharlach, que comemora os 25 anos da empresa, percebe que o mundo – o Brasil, especialmente – mudou bastante nas últimas décadas. Ele conheceu o Brasil em 1991 e notou, nessa época, que os preços mudavam todos os dias e cartões de crédito não podiam ser usados.

Claro, o mundo mudou, mas, em muitos casos, as coisas não mudaram tanto. As cozinhas e nosso ritmo de vida parecem similares. O que mudou sensivelmente, foi a comunicação e as formas de se comunicar e transmitir informação. Em termos, o trabalho dentro dessa área ficou mais fácil. Em larga medida, os veículos de comunicação de massa condicionavam as estratégias e agora há muito mais fragmentação, na opinião de Jeffrey. Hoje, todos carregamos uma poderosa ferramenta de comunicação em nossos bolsos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

As mudanças desde 1960, então, foram ainda maiores. E foi o desafio de representar essa período que Allisson Mann enfrentou: ela conduziu a pesquisa de época que deu base para o desenvolvimento de Mad Men e o realismo absoluto da série em sua abordagem histórica. A pesquisadora se dedicou a pesquisar as mídias da época, fotos, séries e então desenvolveu uma timeline – um calendário para que os atores pudessem entender exatamente o que acontecia em cada dia dos anos abordados no decorrer de cada temporada da série.

“Cada dia de cada episódio correspondia ao dia real da época, de tal maneira que pudéssemos conferir total realismo no enfoque da narrativa”, conta Allisson. Ela consultou diversas fontes e publicitários que trabalharam na época para retratar fielmente como o negócio acontecia de fato.

A produção foi incrivelmente detalhada, com pesquisas acuradas no figurino, nos móveis, nos cenários, nos códigos linguísticos, na forma de trabalhar, para que os atores, quando chegassem ao estúdio para filmar, pudessem realmente migrar para esse ponto da história. “A grande tensão da série era a compreensão de quem se é e o que se faz em um negócio como aquele”, diz.

Para Jeffrey, a década de 60 foi tremendamente tumultuada, com a corrida para a Lua, os assassinatos políticos de Martin Luther King e dos Kennedys (John e Robert), bem como as lutas pelos direitos civis. Como as pessoas normais reagiam diante desses fatos? Esse foi um dos pontos mais consistentes da série, o estranhamento dos personagens diante desses acontecimentos, desse mundo que mudava nos relacionamentos interpessoais, o sexismo vigente, a discriminação.

Outra característica marcante de Mad Men era o comportamento dos personagens, que fumavam e bebiam o dia todo. Nos dias de hoje, isso parece absurdo, mas na época era o comportamento e a cultura padrão. A cultura da bebida fazia parte de uma cultura permissiva em relação a estes hábitos. Será que essa permissividade não se deslocou para a epidemia de obesidade que vemos atualmente? Talvez o ser humano precise ser permissivo em alguma medida para suportar a vida moderna.

O que Mad Men nos ensina é que, apesar do desenvolvimento extraordinário das formas e formatos de comunicação, dos novos tipos e códigos de linguagens, a ansiedade e as questões humanas permanecem vivas.

Nos últimos 50 anos, progressos na forma de encarar direitos civis foram registrados, mas ainda temos menos mulheres no comando de empresas das 500 maiores da Fortune do que CEOs de nome John. Indra Nooyi acaba de renunciar ao posto de CEO da Pepsico e ainda discutimos formas de reduzir o preconceito de gênero ou de cor nas organizações, bem como o acesso a mais oportunidades.

Há mais diversidade nos ambientes de trabalho, mas o ritmo das transformações sociais é mais lento do que a multiplicação das tecnologias de comunicação. Talvez essas mesmas tecnologias possam contribuir justamente para desacelerar a transformação social. Daqui a algumas décadas uma série sobre nossos dias mostrará se avançamos ou não.

Crédito da imagem: portal da AMC

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]