O Snapchat quer ajudar jornalistas a explorar os vídeos e fotos publicados na plataforma. A rede social fechou uma parceria com quatro veículos, que poderão acessar as postagens públicas. A ação acontece no momento em que as mídias sociais estão sendo pressionadas para se aproximarem de empresas de jornalismo.
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Segundo o Pew Research Center, seis em cada dez norte-americanos consomem notícias pelo celular. O dado mostra como o mobile é importante para o jornalismo. As plataformas parceiras do Snapchat – NewsWhip, Storyful, SAM Desk e TagBoard – se concentram na descoberta e verificação de notícias.
As empresas que serão beneficiadas pela novidade poderão acessar os conteúdos da mesma forma que os usuários do Facebook e Twitter têm acesso aos posts públicos. Os dados serão fornecidos gratuitamente pelo Snapchat, que deve fechar mais parcerias. A novidade vai beneficiar, principalmente, pequenas redações, que não possuem muitas equipes de reportagem.
Representantes das quatro empresas disseram ao portal americano Axios que a inclusão dos dados facilitará a descoberta e confirmação de notícias de última hora mais rapidamente. As plataformas destacaram a importância do serviço de geolocalização do Snap Map. A ferramenta mostra de onde os snaps foram publicados.
A ação do Snapchat é considerada o maior esforço da rede nos últimos anos para tornar seu conteúdo mais difundido fora do app. O movimento acontece quando o Facebook tenta se reaproximar das empresas de jornalismo. A plataforma de Mark Zuckerberg contratou a ex-diretora de vídeo do HuffPost para líderer para liderar o vídeo de suas novas parcerias. O Facebook foi duramente criticado depois de alterar seu algoritmo e dar menos prioridade a reportagens na linha do tempo.