Pesquisar
Close this search box.
/
/
Smirnoff Ice retoma fórmula original, após reclamação de consumidores

Smirnoff Ice retoma fórmula original, após reclamação de consumidores

Fabricante Diageo faz o relançamento da bebida clássica para agradar adoradores da marca e atrair novos clientes para a bebida "ready to drink"

Os consumidores podem saborear o gostinho da vitória. Após criticarem a nova fórmula da Smirnoff Ice, a fabricante Diageo acaba de relançar a bebida “ready to drink” com sabor original. A receita tinha sido alterada, em julho do ano passado, com a inclusão de fermentado de maçã. “Nós sempre acompanhamos a evolução do paladar do brasileiro e sentimos que era o momento de fazer a mudança. Para tanto, fizemos testes de qualidade e com consumidores, e os resultados ficaram acima do padrão aceitável para lançamento”, afirma João Matos, head de marketing da Diageo do Brasil. “Não foram muitos clientes que se mostraram frustrados, mas todos são importantes para nós. Por isso, depois de uma reflexão interna, decidimos voltar ao sabor cítrico”, diz o executivo, sem detalhar o valor do investimento em produção e marketing. Matos também não comentou se houve queda nas vendas da bebida depois da alteração no sabor.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Os primeiros a saber da novidade foram os clientes que acessaram as redes sociais, o site do reclame aqui e a plataforma do serviço de atendimento ao consumidor para protestar contra a mudança da fórmula. Eles receberam um vídeo, no qual Wilson, “o único brasileiro que gostou da nova Ice”, agradece as reclamações, já que isso possibilitou que a Diageo voltasse atrás e desse para ele todas as garrafas que não caíram no gosto dos consumidores.  “A parte boa é que eles me deixaram ficar com as que sobraram. Então, me passe o seu endereço para receber um presente”, diz o personagem Wilson, no vídeo. O presente é um pack da versão clássica da bebida.

A nova campanha tem dois objetivos: mostrar quão clássica é a bebida e apresentá-la a novos consumidores. “A penetração é alta, mas pode ser ainda maior se comparada a outros mercados, por isso queremos estar mais próximos aos nossos clientes e posicionados no melhor lugar nos pontos de venda.”

O interesse em novos consumidores não é à toa. Durante 15 anos, a Smirnoff Ice foi líder isolada de mercado até a chegada de novas marcas. Mas não é só isso. O segmento de “ready to drink” como um todo amargou uma retração de 5,1% em 2017 em relação a 2016, segundo pesquisa da Nielsen. Atualmente, essa categoria tem penetração  de 32%, de acordo com Millward Brown.

Globalmente, a Diageo teve crescimento de vendas líquidas de 5% no último ano fiscal, divulgado na semana passada. As vendas totalizaram 12,2 bilhões de libras e o lucro operacional fechou em 3,7 bilhões de libras.  A região formada por Brasil, Uruguai e Paraguai reportou um aumento de vendas de 11%, com destaque para o Brasil, que teve crescimento amplo em todas as categorias. Smirnoff cresceu 4%, impulsionado pelo lançamento de novos formatos para aumentar a acessibilidade e amplificação da cultura da coquetelaria, com destaque para a competição “A melhor caipiroska do Brasil”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]