/
/
Quais são os hábitos dos brasileiros com seus smartphones?

Quais são os hábitos dos brasileiros com seus smartphones?

A estimativa é que o brasileiro costume guardar smartphones que não usa mais, e haja 90 milhões de aparelhos nas gavetas

Os smartphones deixaram de ser apenas uma ferramenta para fazer ligações e passaram a integrar cada vez mais a vida do brasileiro. Por eles é possível gerenciar todo o dia, acessar contas bancárias, conversar por vídeo com alguém que está em outro continente e executar até mesmo demandas do trabalho.

Vale lembrar que a definição de smartphone é “celular com tela sensível ao toque e que permite a livre instalação e desinstalação de aplicativos pelo usuário”. No Brasil, 96% da população tem um em mãos, de acordo com a pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, da Panorama Mobile Time/Opinion Box. O estudo feito em junho de 2023 mostra como o brasileiro tem lidado com o dispositivo.

Leia mais: A era da IA generativa

Quais são os smartphones queridinhos no Brasil?

Apesar de os celulares da Apple serem considerados os mais duráveis, a Samsung é quem ocupa o primeiro lugar no pódio das marcas mais escolhidas. Os celulares da fabricante estão nas mãos de 39% dos brasileiros. Logo atrás, vem o iPhone, com 22%. O terceiro lugar ficou com a Motorola, marca eleita por 18%,  equarto para a Xiaomi, com 14%. Outras marcas, como LG e Realme, somam 7%.

A partir do panorama de marcas favoritas apresentadas, nota-se que o sistema operacional Android é o mais utilizado no Brasil. Ele é utilizado por 76% das pessoas, enquanto o iOS por 22%. Os demais somam apenas 1%.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Você vai trocar de celular?

Entre aqueles que possuem smartphones, 53% disseram que pretendem trocar de aparelho nos próximos 12 meses. Os que não querem um novo celular justificam como: falta de dinheiro, 10%; e não precisam de um dispositivo novo, 25%. Outros 12% não sabem se pretendem ou não ter um novo aparelho.

A classe social é um fator determinante para o resultado do estudo, uma vez que os que têm menor renda estão menos interessados em comprar um novo celular nos próximos 12 meses. No total, são 54% da classe D e E, e 53% da classe C. Por outro lado, as classes A e B querem sim um novo smartphone no período avaliado.

Apesar de a tecnologia 5G ter grandes expectativas no mercado, ela não está entre as preferências do usuário. Os consumidores querem: capacidade de processamento (33%); memória (30%); duração de bateria (14%); e qualidade da câmera (14%).

Conheça o Mundo do CX

O que você faz com o smartphone que não usa mais?

Sabemos o que fazer ao comprar um celular novo e qual será a utilidade dele. Mas, e com o que não será mais usado? Normalmente, no Brasil, os aparelhos usados acabam dentro da gaveta. 58% dos brasileiros afirmam ter pelo menos um aparelho guardado em casa. Se os dados forem comparados com os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), podemos chegar a uma quantidade de 90 milhões de smartphones usados, que ainda funcionam, mas estão guardados nas casas do país.

Essa atitude é mais comum entre aqueles que têm de 30 a 49 anos, 60% guardam um celular velho em casa. Em segundo lugar, 57% dos que têm mais de 50 anos. Os mais jovens, que estão na faixa etária de 16 a 29 anos, não fazem diferente, e aparecem com 56%. Entre as classes sociais o hábito também não difere. Em todas, 58% dos entrevistados declaram ter algum celular velho guardado na gaveta.



+ NOTÍCIAS
Maioria das varejistas contrata serviços B2B em cima da hora
O dilema do varejo: clientes priorizam preço ou experiência?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]