/
/
/
Siemens usa IA para informar sobre riscos de eletroeletrônicos

Siemens usa IA para informar sobre riscos de eletroeletrônicos

Campanha incorpora recursos de IA para criar filmes com mensagens customizadas para toda jornada de compra do consumidor.

A presença de dispositivos eletroeletrônicos aumentou nos lares do país, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela crescente conectividade. No entanto, esse crescimento não vem sem consequências, conforme indicado por dados recentes. A Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD) revelou um aumento de 37% na quantidade de eletroeletrônicos nas residências brasileiras ao longo da última década. Simultaneamente, os registros de acidentes elétricos domésticos dispararam 57% no mesmo período, apontando para um cenário preocupante de riscos crescentes associados à presença desses dispositivos.

Com o aumento da busca por equipamentos eletroeletrônicos para residências, a Siemens constatou a falta de cuidados com a segurança na utilização desses produtos. Diante desse contexto, a empresa decidiu lançar uma campanha de conscientização, intitulada “Diga Sim para Siemens“.

Desenvolvida em parceria com a agência REF+, a campanha é protagonizada pela jornalista e apresentadora Renata Fan, que empresta sua voz e imagem para disseminar a mensagem da importância dos cuidados com a segurança ao utilizar eletroeletrônicos. Esta não é a primeira vez que Renata Fan colabora com a Siemens, porém, desta vez, há uma inovação: a utilização de Inteligência Artificial (IA) para criar um avatar digital da apresentadora.

“Buscamos unir criatividade e tecnologia para conscientizar os eletricistas e consumidores de forma propositiva. O uso de Inteligência Artificial por meio de uma sofisticada estratégia de mídia para impactar diferentes públicos nos apoia no objetivo de dar escala às mensagens chave sobre a importância da proteção elétrica de qualidade de forma simples e bem-humorada, em diferentes ocasiões de consumo. A figura da Renata Fan também foi uma escolha acertada, já que ela tem um alto engajamento entre o público impactado”, explica Viviane Chimanski, coordenadora de marketing da área de Produtos Elétricos da Siemens.

Criatividade e performance para personalizar a jornada do cliente

Para desenvolver a campanha, a agência fez um mapeamento dos produtos eletroeletrônicos mais buscados pelas pessoas no Brasil e criou um filme para cada interesse, com uma variação da mensagem para momentos específicos do funil de compra desses públicos. Dessa forma, independentemente se a pessoa é um eletricista ou está simplesmente procurando por um ar-condicionado, uma TV, um chuveiro ou comparando avaliações entre duas geladeiras de marcas distintas, ela receberá informações contextualizadas sobre o produto de interesse no momento. 

“Realizamos um extenso laboratório de experimentação de diversas tecnologias, com o apoio da ZupCreative, empresa especializada em soluções de Inteligência Artificial para marketing, e de especialistas de Los Angeles no projeto, para viabilizar não apenas a criação do avatar da artista, mantendo seu carisma e expressões, mas também a similaridade da sua voz com toda sua personalidade, para otimizar a sincronia labial e, por fim, possibilitar a criação de centenas de vídeos a partir de texto, sem novas captações em estúdio”, explica Renato Pereira, Chief Creative Officer da REF+

“O que fizemos foi combinar a criatividade e o impacto de uma campanha de awareness com a efetividade de mídia de uma campanha de performance. Ao longo de todo o ano, nossa campanha e nossos filmes vão acompanhar o interesse das pessoas e a sazonalidade com que elas procuram cada tipo de produto. Cada uma delas será conscientizada com uma mensagem diferente do ‘Diga Sim para Siemens'”, conclui Fernando Calfat, Chief Business Officer da REF+.

Identificação de conteúdo criado por inteligência artificial

Uma das maiores vantagens da IA na publicidade é a capacidade de personalizar campanhas em escala massiva. Algoritmos de IA podem analisar uma quantidade enorme de dados sobre os interesses, comportamentos e preferências dos consumidores, permitindo que as marcas e criadores de conteúdo criem mensagens altamente relevantes e direcionadas.

No entanto, os consumidores querem cada vez mais transparência sobre o conteúdo que estão vendo, de acordo com o Youtube. Por isso, recentemente a plataforma passou a exigir dos criadores de conteúdo que divulguem aos consumidores sobre quando os vídeos utilizam IA para criar representações realistas de pessoas, lugares ou eventos. Com essa medida, o YouTube quer evitar que os usuários sejam enganados por vídeos sinteticamente criados, uma vez que as novas ferramentas de IA generativa tornam cada vez mais difícil distinguir entre o real e o falso. 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]