A presença de dispositivos eletroeletrônicos aumentou nos lares do país, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela crescente conectividade. No entanto, esse crescimento não vem sem consequências, conforme indicado por dados recentes. A Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD) revelou um aumento de 37% na quantidade de eletroeletrônicos nas residências brasileiras ao longo da última década. Simultaneamente, os registros de acidentes elétricos domésticos dispararam 57% no mesmo período, apontando para um cenário preocupante de riscos crescentes associados à presença desses dispositivos.
Com o aumento da busca por equipamentos eletroeletrônicos para residências, a Siemens constatou a falta de cuidados com a segurança na utilização desses produtos. Diante desse contexto, a empresa decidiu lançar uma campanha de conscientização, intitulada “Diga Sim para Siemens“.
Desenvolvida em parceria com a agência REF+, a campanha é protagonizada pela jornalista e apresentadora Renata Fan, que empresta sua voz e imagem para disseminar a mensagem da importância dos cuidados com a segurança ao utilizar eletroeletrônicos. Esta não é a primeira vez que Renata Fan colabora com a Siemens, porém, desta vez, há uma inovação: a utilização de Inteligência Artificial (IA) para criar um avatar digital da apresentadora.
Este avatar, gerado por meio de IA, é capaz de interpretar e customizar diversas mensagens e estratégias digitais da campanha. A tecnologia permite uma adaptação ágil e personalizada para diferentes públicos e canais de comunicação, ampliando o alcance da mensagem de conscientização.
“Buscamos unir criatividade e tecnologia para conscientizar os eletricistas e consumidores de forma propositiva. O uso de Inteligência Artificial por meio de uma sofisticada estratégia de mídia para impactar diferentes públicos nos apoia no objetivo de dar escala às mensagens chave sobre a importância da proteção elétrica de qualidade de forma simples e bem-humorada, em diferentes ocasiões de consumo. A figura da Renata Fan também foi uma escolha acertada, já que ela tem um alto engajamento entre o público impactado”, explica Viviane Chimanski, coordenadora de marketing da área de Produtos Elétricos da Siemens.
Criatividade e performance para personalizar a jornada do cliente
Para desenvolver a campanha, a agência fez um mapeamento dos produtos eletroeletrônicos mais buscados pelas pessoas no Brasil e criou um filme para cada interesse, com uma variação da mensagem para momentos específicos do funil de compra desses públicos. Dessa forma, independentemente se a pessoa é um eletricista ou está simplesmente procurando por um ar-condicionado, uma TV, um chuveiro ou comparando avaliações entre duas geladeiras de marcas distintas, ela receberá informações contextualizadas sobre o produto de interesse no momento.
“Realizamos um extenso laboratório de experimentação de diversas tecnologias, com o apoio da ZupCreative, empresa especializada em soluções de Inteligência Artificial para marketing, e de especialistas de Los Angeles no projeto, para viabilizar não apenas a criação do avatar da artista, mantendo seu carisma e expressões, mas também a similaridade da sua voz com toda sua personalidade, para otimizar a sincronia labial e, por fim, possibilitar a criação de centenas de vídeos a partir de texto, sem novas captações em estúdio”, explica Renato Pereira, Chief Creative Officer da REF+.
“O que fizemos foi combinar a criatividade e o impacto de uma campanha de awareness com a efetividade de mídia de uma campanha de performance. Ao longo de todo o ano, nossa campanha e nossos filmes vão acompanhar o interesse das pessoas e a sazonalidade com que elas procuram cada tipo de produto. Cada uma delas será conscientizada com uma mensagem diferente do ‘Diga Sim para Siemens'”, conclui Fernando Calfat, Chief Business Officer da REF+.
Identificação de conteúdo criado por inteligência artificial
Uma das maiores vantagens da IA na publicidade é a capacidade de personalizar campanhas em escala massiva. Algoritmos de IA podem analisar uma quantidade enorme de dados sobre os interesses, comportamentos e preferências dos consumidores, permitindo que as marcas e criadores de conteúdo criem mensagens altamente relevantes e direcionadas.
No entanto, os consumidores querem cada vez mais transparência sobre o conteúdo que estão vendo, de acordo com o Youtube. Por isso, recentemente a plataforma passou a exigir dos criadores de conteúdo que divulguem aos consumidores sobre quando os vídeos utilizam IA para criar representações realistas de pessoas, lugares ou eventos. Com essa medida, o YouTube quer evitar que os usuários sejam enganados por vídeos sinteticamente criados, uma vez que as novas ferramentas de IA generativa tornam cada vez mais difícil distinguir entre o real e o falso.