A omnicalidade tem ganhado cada vez mais força no varejo, oferecendo uma experiência integrada e fluida para os consumidores. Segundo pesquisa recente da Opinion Box, 77% dos consumidores já realizaram compras em mais de um canal de vendas da mesma empresa, o que mostra uma crescente demanda pela tendência.
Neste contexto, o Grupo Casas Bahia surge como um exemplo de como empresas estão buscando se adaptar e prosperar nesse novo cenário. Com a visão de se consolidar como uma plataforma omnichannel de gestão de relacionamento e consumo, a empresa tem como objetivo ter o cliente como elemento central de todo o seu ecossistema.
No entanto, mesmo diante desse impulso positivo, desafios se apresentam. A quantidade de dados gerados é alta e fazer o gerenciamento, principalmente em datas especiais, como Black Friday por exemplo, que se tornou a principal data do comércio varejista brasileiro – superando feriados tradicionais, como Natal e Dia das Mães – tem sido desafiador para a organização. Uma vez que esse dado é convertido em informação, pode ser usado para tomada de decisão.
Gestão dos dados para impulsionar o negócio
O Grupo, formado pelas marcas Casas Bahia, Pontofrio, Bartira, Extra.com, banQi, Rede Celer, ASAPLog e CNT, precisava de uma solução capaz de eliminar gargalos que impedissem a velocidade e a escala em seu ambiente de análise de dados. Trata-se de um elemento essencial para a estratégia da empresa, em que são gerados milhares de relatórios tanto para sua equipe de vendas quanto para o combate a fraudes.
Durante a época mais importante do ano para o comércio, a necessidade de acesso imediato a informações se torna ainda mais evidente, isso porque, a empresa precisava garantir que todos os colaboradores tivessem acesso ágil e eficiente às informações essenciais para impulsionar o negócio. Além disso, a varejista precisava lidar com os desafios que vinha enfrentando diariamente devido ao grande volume de dados e que costuma atingir seu pico durante o período promocional.
Para lidar com esse desafio, a empresa implementou estratégias de tecnologias avançadas. Foi por meio de uma parceria com a Microsoft que implantou o Microsoft Fabric e ao Autoscaling no Microsoft Power BI Premium, ferramentas de processo e análise de dados, que a empresa conseguiu centralizar e organizar seus dados de maneira mais eficiente.
O desafio da gestão de dados
Por se tratar de uma solução nova no mercado, a equipe se preocupou com o potencial da ferramenta e sua capacidade de atender às necessidades do conglomerado durante a principal data de vendas. O grande teste para o grupo era usar, em um curto espaço de tempo, uma ferramenta com a qual não estavam familiarizados. “O desafio foi enorme no momento mais crítico da empresa, que foi a Black Friday. O medo existia, mas não nos paralisava”, conta Fabíola Campos, coordenadora de Business Intelligence do Grupo Casas Bahia.
Nos primeiros meses do ano, sob a gestão de Renato Tironi da Silva, gerente executivo de engenharia de dados das Casas Bahia, foi realizada a primeira avaliação de ambiente para um melhor entendimento das lacunas e pontos de oportunidade para um melhor consumo. Com esses pontos determinados, foi criada uma força-tarefa para realizar o mapeamento e a implementação dos “ganhos rápidos” para uma evolução do ambiente atual. Nesta primeira fase, foi implementada uma melhor distribuição dos espaços de trabalho, uma limpeza dos painéis críticos e uma melhor estrutura de implantação.
O projeto foi bem-sucedido e superou as expectativas de todas as equipes envolvidas, desde o TI até os gerentes de loja física e executivos do grupo. Do ponto de vista da estabilidade do ambiente, na geração de relatórios e uso de dados – nas vendas e na frente de prevenção de fraudes – o que trouxe um enorme ganho ao eliminar possíveis perdas financeiras.
“Nossa métrica de sucesso foi absorver o crescimento da demanda da Black Friday de uma forma que passaria despercebida pelas áreas”, pontua Glaucia Tatiana Ferrari, gerente executiva de Advanced Analytics do Grupo Casas Bahia. “Isso nos indicaria que, de fato, o trabalho foi muito bem feito. E foi o que aconteceu. Só não passamos totalmente despercebidos porque o trabalho foi muito bem feito e recebemos um excelente feedback.”, conta.
Com o mapeamento e as primeiras otimizações concluídas, a equipe implantou um centro de excelência (CoE) com as melhores práticas para as áreas de negócio.
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