Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Cresce a demanda por Cientista de Dados – conheça a profissão

Cresce a demanda por Cientista de Dados – conheça a profissão

Com salário que pode chegar a R$ 20 mil, mercado busca profissionais e aquece setor; tendência é que cargo se torne indispensável.

Analisar, interpretar e qualificar grandes conjuntos de dados é indispensável hoje para qualquer empresa. É nos dados que muitas organizações identificam tendências, padrões e insights valiosos que orientam decisões em diversas áreas e frentes de negócios, e transforma o relacionamento com seus clientes.

O mercado está em busca deste profissional. Para se ter uma ideia, neste mês, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou um edital que oferece 150 vagas de nível superior, com salário inicial de R$20.900,00. Previsto para o segundo semestre de 2024, é a primeira vez que o concurso inclui a área de Ciência de Dados, papel que vem ganhando destaque, com remunerações atraentes, inclusive para cargos de nível júnior.

O que faz um Cientista de Dados?

O Cientista de Dados é o encarregado de identificar soluções e superar desafios empresariais por meio da análise de dados. Suas conclusões têm o potencial de influenciar desde a redução de despesas e riscos financeiros até a capacidade de prever vendas e lucros futuros, além de facilitar a personalização eficaz de produtos e serviços para os usuários.

João Serrajordia, professor da plataforma de ensino Escola Britânica Tecnologia de Artes Criativas (EBAC), explica que um Cientista de Dados sabe obter, combinar, organizar, trabalhar, analisar e modelar dados (muitas vezes em quantidades imensas), utilizando um método muito semelhante ao método científico – daí o nome.

Mais que construir relatórios, este profissional sabe encontrar padrões que “contam histórias” sobre um assunto ou negócio. “Há uma analogia de que ‘dados são o novo petróleo’, pois da mesma forma, possuem diversos níveis de refino, e a cada nível, mais valor se extrai dele”, comenta o professor. “Só de imaginar que um celular gera uma quantidade imensa de dados a todo o momento, isso já dá uma ideia de como isso pode ser valioso”, pontua.

Média salarial

Esse profissional, segundo o Glassdoor, tem em média uma remuneração inicial de R$4.000,00 por mês. Já profissionais com mais experiência e atuando em grandes centros ou empresas podem alcançar salários superiores a R$12.000,00 mensais. No exterior, especialmente em países como Estados Unidos e Reino Unido, a média salarial pode ser significativamente maior, variando entre US$70,000 e US$120,000 anuais.

“Com a globalização do mercado de trabalho há muitas oportunidades remotas e o mercado internacional demanda bastante mão de obra especializada do Brasil. É possível trabalhar daqui com uma empresa do outro lado do mundo e ser remunerado em dólar, por exemplo”, ressalta Serrajordia.

Mercado de trabalho e as ramificações da profissão

Dentro da carreira de Ciência de Dados, existem várias funções e especializações possíveis, incluindo:

  • Analista de Dados: foca na análise e interpretação de grandes volumes de dados para ajudar na tomada de decisões;
  • Engenheiro de Dados: responsável pela arquitetura, construção e manutenção de infraestruturas de dados;
  • Cientista de Dados: combina habilidades estatísticas, de programação e de negócios para extrair insights de dados complexos;
  • Especialista em Machine Learning: desenvolve sistemas e algoritmos que permitem que as máquinas aprendam e operem baseadas em conjuntos de dados preexistentes;
  • Analista de Business Intelligence (BI): utiliza dados para gerar insights que direcionam o negócio.

Segundo Serrajordia, o mercado de trabalho para Cientistas de Dados no Brasil está em expansão. No Indeed, motor de busca de empregos criado nos Estados Unidos em 2004, que funciona globalmente, há pelo menos 742 vagas abertas para o Brasil na plataforma. Na área de vagas, do LinkedIn, há mais de 800 oportunidades relacionadas a essa carreira só no último mês.

Curso, disciplinas e skills necessários

Plataformas como a EBAC, que oferecem o curso de Ciência de Dados, possuem em sua grade curricular matérias como Python, Data Mining, Modelos de árvores de decisão e Algoritmos, construindo uma base sólida de compreensão sobre dados e ferramentas necessárias para sua análise, de forma que o aluno possa aplicar esse conhecimento em diferentes áreas.

Para aqueles que desejam seguir na área, o professor da EBAC destaca três habilidades imprescindíveis:

  • Hacking skills‘, que seria a capacidade de solucionar problemas em tecnologia, onde entra a programação, conhecimento de ferramentas etc;
  • Estatística“, que seriam habilidades em probabilidade, estatística e modelagem de dados;
  • E a última, e não menos importante, “domínio do campo”.

“Um cientista de dados que trabalha com crédito, tem que entender de crédito! Se trabalhar em Telecom, precisa aprender sobre Telecom. Conhecer o campo é fundamental!”, finaliza João Serrajordia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]