Pesquisar
Close this search box.
/
/
IA na Publicidade: devemos abraçar essa mudança?

IA na Publicidade: devemos abraçar essa mudança?

Renata Simões, Diretora de Criação da Getty Images e iStock, traz insights interessantes para um processo de criação mais autêntico e orientado por IA

A inteligência artificial (IA) na publicidade está remodelando estratégias paras as marcas e levantando questionamentos sobre seu uso e confiança do consumidor na ferramenta. Algumas marcas já enfrentaram críticas por suas campanhas de conteúdo gerados por IA, que colocaram a ética e os limites da ferramenta no centro da conversa. Por outro lado, muitas outras marcas abraçaram o conceito e realizaram cases de sucesso.

Para os criativos da publicidade, o questionamento que fica é: como entender as implicações da IA Generativa e proporcionar a criação de conteúdos visuais imersivos e autênticos? Além disso, como as marcas devem navegar nessa revolução?

Consumidor está divido

Segundo os dados da pesquisa VisualGPS, realizada pela Getty Images e iStock, a resposta para esta pergunta é multifacetada. A pesquisa apontou que 51% dos consumidores brasileiros não devem alterar seu envolvimento com marcas que usam imagens geradas por IA. No entanto, outros 49% mostraram incerteza sobre sua reação ao conteúdo gerado pela tecnologia, enfatizando a necessidade de compreender todas as nuances do sentimento do consumidor. 

Diante do contexto atual da internet com deepfakes e desinformação, a confiança tornou-se um fator crucial para estabelecer conexões com os consumidores. Quando olhamos para as marcas, uma confiança maior vai além das vendas, também promove uma reputação online positiva, impulsiona mais indicações e, por fim, resulta em mais transações. A pesquisa VisualGPS ainda analisou o papel da confiança entre marcas e consumidores: 99% dos brasileiros concordam que imagens e vídeos autênticos desempenham um papel fundamental na construção desta relação. 

O estudo ainda buscou entender se o conceito de “autenticidade” permanece o mesmo na era dominada pela IA Generativa e na verdade, neste período, ele torna-se elusivo. A pesquisa define o termo como ‘real/a coisa real’, ‘verdadeira/verídica’ e ‘original’, sendo a percepção da autenticidade da IA dividida. Dos consumidores, 35% veem a IA como carente de autenticidade devido à ausência de toque humano, imperfeições e julgamento ético. Em contraste, 64% acreditam que a IA pode ser autêntica se representar com precisão cenas ou objetos da vida real e for indistinguível da arte ou fotografia criada por humanos. 

99% dos brasileiros concordam que imagens e vídeos autênticos desempenham um papel fundamental na construção de confiança.
IMG: Getty Images/Gerada por IA

IA não substitui a criatividade humana

Renata Simões, Diretora de Criação da Getty Images e iStock, tem considerações interessantes sobre essa jornada da IA na publicidade. Ela diz: “no cenário em constante evolução da IA e da autenticidade, a criatividade humana se destaca como a força orientadora. Nesta era em que a IA carece do entendimento de eventos presentes e futuros, ou de como as pessoas atualmente se sentem em relação a uma marca ou produto, são as ideias cuidadosamente elaboradas por criativos especializados que verdadeiramente cativarão e envolverão o público”.

Para Renata, o ponto é o entendimento sobre onde a IA se estabelece neste contexto. “A IA é uma ferramenta, não uma substituição para a criatividade humana. Independentemente de usar conteúdo gerado por IA em campanhas criativas ser a escolha certa para sua marca ou não, a verdade incontestável é que a IA está transformando a forma como trabalhamos. Abraçar essa mudança com uma abordagem segura e intencional e utilizar ferramentas de alta qualidade capacitará os criadores a mudar seu foco da apreensão para as perspectivas emocionantes de como a IA aumentará a criatividade.” 

Pequeno guia sobre IA Generativa para criativos

Para ajudar marcas e criativos no processo de criação dos conteúdos com IA Generativa, Renata Simões compartilha alguns insights valiosos: 

• Seja intencional em como, quando e onde você usa imagens geradas por IA. Por exemplo, questione-se sobre qual é a mensagem da sua campanha e se as imagens geradas por IA são o conteúdo certo a ser usado nesse caso. Se a campanha estiver abordando autenticidade ou se seu público se preocupa com representação – pessoas reais e conexões reais – eu argumentaria que o conteúdo gerado por IA não é o mais certo. Trata-se de permanecer autêntico à relação entre a marca e o cliente, estabelecendo ou reforçando a confiança. 

• Os prompts são uma ótima maneira de começar a visualizar conceitos ou tópicos difíceis. A ferramenta de IA também é ótima para brincar e visualizar tópicos e conceitos difíceis de representar. Divirta-se criando prompts em torno de paisagens conceituais, cidades verdes futurísticas ou animais realistas em ambientes incomuns. Teste suas habilidades de prompting em texturas específicas e paletas de cores para criar algo que destaque sua marca na multidão. Um dos meus favoritos é visualizar espaços surreais e zen que apresentam paletas de cores ricas, ambientes exuberantes e texturas e formas interessantes. As oportunidades são infinitas. 

• Pense nas imagens geradas por IA como outro tipo de conteúdo, ao lado de imagens e vídeos prontos para licenciar, fotos de produtos autogeradas, conteúdo gerado pelo usuário (UGC, em inglês), etc. Analise o que é melhor para sua marca e sua campanha, e use-os de maneira intercambiável, conforme sua marca ou cliente exigir. 

• Ao selecionar um gerador de imagens de IA, reserve um tempo para entender a natureza das ferramentas de IA e os dados com que foram treinadas. Por exemplo, a IA generativa da iStock é treinada apenas com conteúdo criativo totalmente licenciado da biblioteca criativa da Getty Images e iStock, protegendo contra a geração de visuais que violariam os direitos de propriedade intelectual. Além disso, as imagens geradas vêm com uma indenização legal padrão, aliviando as preocupações dos proprietários de empresas em relação a possíveis problemas de direitos autorais. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]