O dicionário traz, entre outros significados para ?engajar?, a definição: ?ato de empenhar-se num trabalho ou luta?. O que esta pesquisa da MSW Research para a Dale Carnegie Training mostra é que acontece justamente o contrário: não há engajamento entre a maioria dos funcionários, tanto de grandes quanto de pequenas empresas, em todo o mundo.
De acordo com o levantamento, 64% dos empregados estão parcialmente ou totalmente desengajados. Quando se trata de grandes empresas, o número é ainda maior: 71% dos funcionários são total ou parcialmente desengajados.
A pesquisa foi realizada de outubro do ano passado a janeiro desse ano e tem como intuito identificar o que leva esse engajamento e o que as pequenas empresas podem fazer para mudar esse cenário.
De acordo com a Dale Training, o engajamento em grandes empresas é relacionado à atuação do chefe ou gerente. ?Em pequenas companhias a inspiração do funcionário fica condicionada à sua independência e no impacto que seu trabalho traz aos resultados da empresa?, diz o relatório.
A empresa explica que é importante que o gestor saiba mostrar para os funcionários a importância de seus trabalhos no resultado final e produtividade da empresa. O documento incentiva os donos das empresas a valorizarem as tomadas de decisão do seu funcionário, para que ele se sinta ?independente e seguro para dar o melhor de si?.
Outro ponto-chave é a questão da confiança. Segundo o levantamento, 70% dos funcionários se sentiram ?bastante engajados?, até em momentos de crise extrema, desde que a empresa estivesse fornecessendo autonomia e mostrando que confiava realmente nele, coisa que não tem acontecido na maioria dos casos.
O Portal NOVAREJO foi à web atrás de especialistas no assunto para tentar entender o que leva a esse desengajamento, que pode ser tão prejudicial às empresas, principalmente as pequenas.
Para a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sênior, Jussara Dutra, o engajamento é um processo emocional, diretamente ligado à capacidade das lideranças de se comunicarem com as equipes. ?As pessoas precisam sentir-se capazes de contribuir e participar. A empresa precisa comunicar com clareza seus objetivos, já que é muito difícil as pessoas se mobilizarem para uma causa, se não têm clareza a respeito dela?, diz. Confira artigo completo da especialista.
O advogado e especialista em Gestão Empresarial, Everton Carsten, também tem observado a dificuldade das empresas em engajarem seus funcionários. ?Hoje os líderes desejam que as pessoas participem de forma ativa das estratégias e planos traçados, para que se alinhem e lutem pelos objetivos e metas da organização Engajar é ainda mais complicado do que conseguir atenção. Engajamento envolve algum tipo de ação por parte das pessoas depois que foram impactadas pela sua mensagem?, defende. Leia artigo completo do advogado.