/
/
Setor de franquias desacelera e cresce 8,3% em 2015

Setor de franquias desacelera e cresce 8,3% em 2015

Faturamento do setor alcança os R$ 139,6 bilhões, mas aumento fica abaixo da inflação de mais de 10% do ano passado

O faturamento do setor de franquias cresceu 8,3% no ano passado, segundo levantamento divulgado hoje (29) pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O número ficou abaixo da inflação acumulado pelo País, que fechou 2015 em 10,67%. Ao todo, o setor faturou R$ 139,593 bilhões.

Assim como outros segmentos, o de franquias não ficou alheio a crise e sentiu fortemente a queda do consumo. “O setor não se acomodou, mas não é uma ilha e tem seus resultados inerentes ao cenário onde ele está inserido”, afirma Cristina Franco, presidente da ABF. “Já há uma realidade macroeconômica e política que nos impede de fazer resultados maiores, mas precisamos fazer ainda assim”, completa.

“Fizemos um ótimo resultado, se olharmos o indicador do varejo em geral. Além da questão econômica e política, o que nos impacta é a crise de confiança do consumior, porque embora o frachising tenha um ticket médio que está alinhado ao bolso do brasileiro, estamos vivendo em um mar de lama que afetou a confiança do consumidor”, analisa.

Leia também
3 tendências para o setor de franquias em 2016

Descontada a inflação de 10,67% do crescimento nominal de 8,3%, o setor apresentou um desaceleração de mais de 2%. Os resultados poderiam ter sido piores se as redes não tivessem segurado o repasse da inflação, como fizeram. Muito por conta disso, para 2016 a projeção é de crescimento de 6% a 8% do faturamento.

Para Cristina Franco, o setor pode voltar a crescer a taxas chinesas como vinha crescendo ano a ano quando a economia retomar fôlego e, por consequência, a confiança. “Temos muito potencial, até pelo tamanho de mercado.Nos Estados Unidos, por exemplo, existem 900 mil unidades, e nós fechamos o ano com 138 mil. Há muito espaço”, avalia.

O setor fechou o ano passado com alta de 10,1% em número de unidades e de 4,5% em número de redes. Ao todo, o País ultrapassou a marca de 3.073 redes, que possuem 138.343 unidades. O que se vê é uma expansão do setor maior que o aumento do faturamento.

Segundo Claudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado, a relação descompassada reflete uma realidade do setor: as novas unidades nem sempre respondem bem aos estímulos do mercado, ou não desempenham bem. “Cada segmento dentro do setor de franquias tem suas particularidades”, afirma Tieghi.

Leia também
As 10 franquias mais internacionalizadas do País

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]