/
/
Por que os serviços de assinatura ainda não decolaram?

Por que os serviços de assinatura ainda não decolaram?

Serviços de assinatura têm sofrido redução da operação e queda nas ações nos EUA. Saiba os motivos que dificultam a concretização do potencial desse negócio

A proliferação de serviços de assinatura tem sido importante para desbloquear um fluxo de receita regular para o varejo e dar acesso a dados de comportamento do consumidor. Porém, uma análise publicada no portal eMarketer aponta que o atrito com o consumidor nesse âmbito também tem sido muito frequente.

Uma pesquisa de agosto deste ano, realizada pela GPShopper aponta que os serviços têm conseguido mudar o comportamento de compra de menos de um décimo dos consumidores nos Estados Unidos. Para apenas cerca de 9% dos clientes, os programas de assinatura têm significado uma alteração nos hábitos de compra.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O Stich Fix, importante clube de assinatura, registrou aumento de 25% no número de clientes no último ano, segundo a rede de mídia americana CNBC. Porém, o crescimento foi abaixo do que os investidores estavam esperando. Por conta disso, o valor das ações seguiu o caminho inverso e caíram 25%. A Cratejoy, outra empresa dessa nova atividade, também teve notícias negativas. A empresa demitiu metade da sua força de trabalho.

Problemas e soluções

Segundo a análise, o impacto desses serviços tem se dado especialmente por conta de ser uma novidade. Mas, passado esse primeiro momento, o que se nota é um incômodo do consumidor com o valor e a falta de flexibilidade.

A maior parte dos adeptos das assinaturas apontam que não deixam de gastar algum dinheiro e nem reduziram a ida a lojas por acreditar que os serviços já os satisfazem. Também não relatam, na maior parte dos casos, ter encontrado uma nova marca favorita.

Apesar dos resultados ainda incipientes em alterar a rotina de compra dos consumidores, os clubes de assinatura dão a oportunidade de os usuários experimentarem produtos em tamanho e preço amostrais, sem se comprometer com a aquisição de versões de tamanho padrão e preço completo.

Segmentos

Os segmentos de beleza e higiene pessoal e alimentação, em especial, têm conquistado consumidores com essa inciativa de disponibilizar produtos em tamanhos ou porções reduzidas. Essa iniciativa tem sido mais eficiente entre os consumidores mais jovens.

Uma pesquisa da McKinsey nos Estados Unidos apontou que, em novembro de 2017, 15% dos consumidores on-line haviam assinado um serviço desses nos últimos 12 meses. O estudo apontou que o público mais frequente tem entre 25 e 44 anos, é de renda anual relativamente alta (entre 50 mil a 100 mil dólares) e vive em cidades urbanas. A maioria é de mulheres.

Leia também: 3 Clubes de assinatura essenciais para viciados em chocolates

A vertical de moda, porém, tem sofrido para integrar seus produtos a esse novo serviço. Os consumidores de moda preferem fazer compras em lojas com as quais eles têm afinidade de longa data em 58% dos casos. Para produtos de uso doméstico essa preferência cai para 38% e no caso de produtos de beleza, 23%.

O estudo aponta que, os clubes de assinatura permitem aos consumidores de produtos de beleza comprarem porções menores de determinado produto para fazer o teste, avaliando se o produto corresponde a seu tom e tipo de pele, por exemplo. Isso sem precisar pagar o valor cheio e ter que descartar o produto.

Nas lojas físicas

No sentido oposto do noticiário negativo para as empresas de clubes de assinatura, a Birchbox (que tem 55% do mercado de assinaturas nos Estados Unidos) apresentou boas notícias. Ela se associou a Walgreens, varejista americana tradicional, e vai passar a operar também no espaço físico. Mais uma prova de que a loja física ainda é importante, mesmo para o serviço de entrega por assinatura.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]