Pesquisar
Close this search box.
/
/
Serviço em nuvem avança na América Latina e acumula US$ 1,8 bilhão em receita

Serviço em nuvem avança na América Latina e acumula US$ 1,8 bilhão em receita

Estudo da Frost & Sullivan revela que mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS) deve crescer mais de 30% até 2020

O mercado latino-americano de serviços em nuvem tem testemunhado mudanças na mentalidade do consumidor e das empresas que estão entendendo melhor os benefícios desse novo modelo de negócio. Com isso, o mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS) registrou uma receita de US$ 1,8 bilhão na América Latina em 2017. De acordo com a consultoria Frost & Sullivan, esse valor deve chegar a US $7,4 bilhões até 2022, com um crescimento de 31,9% em quatro anos.

A infraestrutura como serviço é uma das três principais categorias de computação na nuvem, juntamente com software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS). A IaaS permite que as empresas utilizem os sistemas operacionais, aplicativos e armazenamento na web, sem precisar comprar, gerenciar e oferecer suporte à infraestrutura de nuvem externa. Isso reduz custos e garante acesso aos dados sempre que houver uma conexão de internet disponível.

Segundo a Frost & Sullivan, para capitalizar as oportunidades de crescimento, os provedores de serviços devem oferecer soluções em nuvem end-to-end, ou seja, que vão desde o fornecedor até o cliente. “Para extrair o máximo da nuvem, as empresas estão aumentando o investimento em infraestruturas híbridas que combinam várias configurações, como nuvem privada on premises, nuvem pública, nuvem privada hospedada e nuvem bare-metal”, afirma Renato Rosa, gerente do programa de serviços de TI e aplicações da consultoria.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Investir em soluções tecnológicas e aumentar a adoção de serviços gerenciados em nuvem são estratégias que podem acelerar ainda mais o setor na América Latina. O Brasil lidera o crescimento do mercado de IaaS na região, representando 50,7% do total de negócios. Logo depois aparece o México com 22,9%, Chile com 7,9% e Colômbia com 6,5%.

O avanço de tecnologias como a Internet das Coisas, Big Data e inteligência cognitiva impulsionaram a expansão da IaaS. Os principais drivers do setor na América Latina foram: Microsoft Azure, Google e Amazon Web Services (AWS). Outras empresas vêm apostando no setor como a IMB, Oracle, Tivit, Dxc e Uol Diveo, mas ainda estão em fase de amadurecimento.

Mundo

O Gartner, uma das principais empresas de pesquisa e consultoria, realizou o estudo Quadrante Mágico de Infraestrutura como Serviço, em que considerou a evolução dos provedores mundiais de IaaS entre 2016 e 2017. A Amazon Web Services (AWS) aparece como líder do segmento, com uma taxa de crescimento de receita de mais de US $ 14 bilhões no final de 2016.

Segundo o Gartner, a AWS lidera o pensamento dos clientes e serve de referência para os concorrentes, com um ritmo acelerado de inovação, um rico portfólio de serviços e um impacto crescente no mercado de TI. Se tornou a “escolha segura”, atraindo clientes que desejam maior variedade de capacidades e liderança de mercado a longo prazo.

O Microsoft Azure é o segundo player do mercado de nuvem. Ele manteve uma taxa de crescimento muito alta ao longo dos anos e o Gartner estima que sua receita ao fim de 2016 chegou a aproximadamente US $ 3 bilhões. É considerado uma plataforma capacitada e ampla, que constantemente lança recursos próprios e inovadores. O Gartner acredita que os clientes Azure estão crescendo constantemente. Muitos deles gastam mais de US $ 500.000 por ano e alguns excedem US $ 5 milhões em gastos anuais em nuvem.

Segundo o Quadrante Mágico, o Google ocupa a terceira posição na nuvem IaaS. A marca se tornou mais agressiva em sua estratégia de go-to-market, concorrendo cada vez mais por projetos de negócios digitais, além de ter investimentos maciços em infraestrutura.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]