Pesquisar
Close this search box.
/
/
Serviço em nuvem avança na América Latina e acumula US$ 1,8 bilhão em receita

Serviço em nuvem avança na América Latina e acumula US$ 1,8 bilhão em receita

Estudo da Frost & Sullivan revela que mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS) deve crescer mais de 30% até 2020

O mercado latino-americano de serviços em nuvem tem testemunhado mudanças na mentalidade do consumidor e das empresas que estão entendendo melhor os benefícios desse novo modelo de negócio. Com isso, o mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS) registrou uma receita de US$ 1,8 bilhão na América Latina em 2017. De acordo com a consultoria Frost & Sullivan, esse valor deve chegar a US $7,4 bilhões até 2022, com um crescimento de 31,9% em quatro anos.

A infraestrutura como serviço é uma das três principais categorias de computação na nuvem, juntamente com software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS). A IaaS permite que as empresas utilizem os sistemas operacionais, aplicativos e armazenamento na web, sem precisar comprar, gerenciar e oferecer suporte à infraestrutura de nuvem externa. Isso reduz custos e garante acesso aos dados sempre que houver uma conexão de internet disponível.

Segundo a Frost & Sullivan, para capitalizar as oportunidades de crescimento, os provedores de serviços devem oferecer soluções em nuvem end-to-end, ou seja, que vão desde o fornecedor até o cliente. “Para extrair o máximo da nuvem, as empresas estão aumentando o investimento em infraestruturas híbridas que combinam várias configurações, como nuvem privada on premises, nuvem pública, nuvem privada hospedada e nuvem bare-metal”, afirma Renato Rosa, gerente do programa de serviços de TI e aplicações da consultoria.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Investir em soluções tecnológicas e aumentar a adoção de serviços gerenciados em nuvem são estratégias que podem acelerar ainda mais o setor na América Latina. O Brasil lidera o crescimento do mercado de IaaS na região, representando 50,7% do total de negócios. Logo depois aparece o México com 22,9%, Chile com 7,9% e Colômbia com 6,5%.

O avanço de tecnologias como a Internet das Coisas, Big Data e inteligência cognitiva impulsionaram a expansão da IaaS. Os principais drivers do setor na América Latina foram: Microsoft Azure, Google e Amazon Web Services (AWS). Outras empresas vêm apostando no setor como a IMB, Oracle, Tivit, Dxc e Uol Diveo, mas ainda estão em fase de amadurecimento.

Mundo

O Gartner, uma das principais empresas de pesquisa e consultoria, realizou o estudo Quadrante Mágico de Infraestrutura como Serviço, em que considerou a evolução dos provedores mundiais de IaaS entre 2016 e 2017. A Amazon Web Services (AWS) aparece como líder do segmento, com uma taxa de crescimento de receita de mais de US $ 14 bilhões no final de 2016.

Segundo o Gartner, a AWS lidera o pensamento dos clientes e serve de referência para os concorrentes, com um ritmo acelerado de inovação, um rico portfólio de serviços e um impacto crescente no mercado de TI. Se tornou a “escolha segura”, atraindo clientes que desejam maior variedade de capacidades e liderança de mercado a longo prazo.

O Microsoft Azure é o segundo player do mercado de nuvem. Ele manteve uma taxa de crescimento muito alta ao longo dos anos e o Gartner estima que sua receita ao fim de 2016 chegou a aproximadamente US $ 3 bilhões. É considerado uma plataforma capacitada e ampla, que constantemente lança recursos próprios e inovadores. O Gartner acredita que os clientes Azure estão crescendo constantemente. Muitos deles gastam mais de US $ 500.000 por ano e alguns excedem US $ 5 milhões em gastos anuais em nuvem.

Segundo o Quadrante Mágico, o Google ocupa a terceira posição na nuvem IaaS. A marca se tornou mais agressiva em sua estratégia de go-to-market, concorrendo cada vez mais por projetos de negócios digitais, além de ter investimentos maciços em infraestrutura.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]