Pessoas em todo o mundo usam senhas muito fáceis de adivinhar. Foi o que constatou o estudo feito pelo Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC) ao identificar a sequência “123456” como a mais comum em contas hackeadas na internet. A pesquisa analisou as 100 mil senhas mais utilizadas que foram acessadas por terceiros.
Para isso, o NCSC acessou bancos de dados públicos de contas violadas para ver quais palavras, frases e sequências caracteres. No topo da lista estava o 123456, com mais de 23 milhões de usuários. Na sequência, os analistas encontraram “qwerty”, “password” e 1111111 como as senhas das contas mais hackeadas.
Na base de dados, havia ainda nomes em inglês considerados pelos britânicos como fáceis de adivinhar. Entre eles Ashley, Michael, Daniel, Jessica e Charlie compõe a lista dos cinco mais citados.
LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!
A pesquisa ainda elenca cinco nomes de super-heróis e personagens mais utilizados como senhas na internet. Veja abaixo:
- Superman – 333,139 mil
- Naruto – 242, 749 mil
- Tigger – 237, 290 mil
- Pokemon – 226, 947 mil
- Batman – 203, 116 mil
De acordo com o diretor técnico do Centro de Estudos, Ian Levy, a segurança cibernética é colocada em risco. “Ninguém deve proteger dados confidenciais com algo que possa ser adivinhado, como seu primeiro nome, time de futebol local ou banda favorita”, disse.
Recomendações
O NCSC recomenda que as pessoas escrevam três palavras aleatórias, mas que sejam fáceis de memorizar, para usá-las junto como uma senha única e forte.
“Usar senhas difíceis de adivinhar é um primeiro passo forte e recomendamos combinar três palavras aleatórias, mas memoráveis. Seja criativo e use palavras memoráveis ??para você, para que as pessoas não consigam adivinhar sua senha”, finaliza Levy.