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Sem limites para criar

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Varejistas da Dinamarca, Singapura, Reino Unido e Canadá disputam melhor campanha publicitária no WRA

Uma estratégia publicitária consistente é essencial para que qualquer ramo do varejo construa sua marca. As melhores campanhas de mídia do mundo promovidas entre maio de 2013 e maio de 2014 foram reunidas na categoria ?Retail Advertising Campaign?, do World Retail Awards, prêmio do mais relevante evento de varejo mundial, o World Retail Congress, que acontece entre os dias 29/09 e 01/10 em Paris.

Os jurados analisarão a criatividade, a segmentação de clientes e ROI ? retorno sobre o investimento atingido com a peça publicitária. Campanhas nas mídias sociais, na web e no mobile também estão participando. Lançamento de produtos e promoções estão fora da disputa.

Como pré-requisito, deve ser uma campanha que visa melhorar a empresa ou a marca e não deve ser o lançamento de um produto ou de venda ou promoção de apuramento. Todas as campanhas devem ter aparecido entre maio de 2013 e maio 2014.

No ano passado, a vencedora foi a campanha de Natal da Tesco ? desenvolvida pela Wieden & Kennedy ? que celebra as ?pequenas coisas da vida?, mostrando momentos de avós brincando com os netos e familiares em festa.

Um dos destaques deste ano é a campanha varejista de pneus Canadian Tire, ?We all play for Canada?. No entanto, uma conterrânea sua também está no páreo, a Sport Chek, com What it takes, que questiona o que seria preciso para se tornar um atleta olímpico.

A varejista de Singapura, FairPrice Finest mostrou originalidade e compete com os teasers criados pela Havas Worldwide para a comemoração de seu aniversário, quando instrumentistas passeavam pelo mercado tocando canções clássicas para os clientes.

Já a dinamarquesa Magasin investiu em mapeamento completo das mídias sociais e destacou a singularidade de cada cliente e concorre com The One. A maior rede de departamentos do Reino Unido, a Marks & Spencer trouxe uma legião de mulheres ícones para promover sua marca, resultando na Leading Ladies.

Não há limites para inovar e conquistar a fidelidade do cliente. Tanto que a também britânica John Lewis gastou 1 milhão de libras para produzir um desenho animado que ilustrou sua campanha de Natal, sem contar os £6 milhões investidos em tempo de TV para reproduzi-lo, resultando em um total gasto equivalente a R$ 20 milhões.

Uma iniciativa similar foi tomada pela Sainsbury’s, do mesmo país, que contratou o diretor Kevin Macdonald e a produtora de Ridley Scott para rodar o filme Christmas in a day, com 48 minutos de momentos enviados pelos clientes relacionados ao Natal.

As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto, com o cupom de desconto GPAD15.

NOVAREJO, a melhor forma de conhecer o que é notícia, tendência e inovação no mundo do varejo, acompanhará de perto o WRC, com uma cobertura completa na revista impressa, no portalnovarejo.com.br e nas redes sociais. Não perca!

Confira as campanhas que concorrem ao WRA e a vencedora do ano passado, a Tesco:

Tesco

Canadian Tire

Sport Chek

FairPrice Finest

John Lewis

Sainsbury’s

Magasin

Leia mais:

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O varejo das mil e uma noites

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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