Em outubro do ano passado, a rede francesa de lojas de departamento de luxo Galeries Lafayette voltou ao mercado chinês, de onde havia saído em 1998, com uma loja que desafia adjetivos. O ponto de venda, localizado em Pequim, demandou três anos e 42 milhões de euros em investimentos para ser construída.
Por meio de uma parceria com o grupo local de moda I.T, a Lafayette pretende conquistar espaço no crescente mercado de luxo da China, um cenário completamente diferente daquele vivido pela companhia na última década do século passado. Especialmente nos últimos cinco anos, o varejo de moda vem em forte evolução e o contínuo ciclo de inserção da China no mercado global tem tornado os consumidores locais mais antenados às tendências mundiais.
Mesmo assim, a loja precisou passar por adaptações em relação ao que é visto em outros mercados. O ponto de venda, localizado no bairro de Xidan, tem 47 mil metros quadrados, cerca de metade da área da loja referência da Galeries Lafayette, em Paris.
Ao contrário da unidade parisiense, que reúne a nata do luxo mundial, em Pequim a rede apresenta principalmente marcas premium de vestuário especializadas em nichos específicos, como Delvaux, Maje e The Kooples, buscando acompanhar a evolução dos consumidores, que têm refinado seus hábitos de consumo. Em Pequim, a Lafayette quer se posicionar como varejista de moda, não de luxo.
Cerca de 200 das mais de 500 marcas comercializadas na loja estão disponíveis pela primeira vez em solo chinês e, além de vestuário, cosméticos, acessórios e artigos de couro, o ponto de venda conta com restaurantes asiáticos e franceses, além de uma adega.
A loja da Galeries Lafayette em Pequim é uma das finalistas do World Retail Awards, uma das mais prestigiosas premiações do varejo global. O evento acontece em paralelo ao World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo, entre os dias 29/09 e 01/10 em Paris. A empresa concorre na categoria ?Store Design of the Year > 1200 m2?.
Na edição 2014, o WRC debaterá o caráter disruptivo do avanço da tecnologia no mundo do varejo e mostrará exemplos de sucesso de empresas de todos os continentes. As inscrições para o World Retail Congress podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto.
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