A opinião de pessoas próximas pode ser fator decisivo no momento em que o consumidor deseja adquirir um produto ou serviço. Nesse sentido, o boca a boca e as recomendações pessoais assumem um papel de destaque. Quando amigos, familiares ou colegas expressam suas experiências positivas ou negativas sobre determinado item, isso molda a percepção do consumidor. Por consequência, é exatamente essa experiência que influencia sua decisão de compra significativamente.
Em outras palavras, em um mercado saturado, com inúmeras opções disponíveis, a confiança nas opiniões de quem já experimentou o produto, representa: ou o diferencial que leva à escolha do produto, ou o abandono da ideia.
Além disso, a presença de críticas e análises em plataformas digitais também complementa essa dinâmica. Hoje, muitos consumidores recorrem a sites de avaliação e redes sociais para verificar a opinião de outros usuários antes de efetuar uma compra. Essas informações são facilmente acessíveis e proporcionam uma visão ampla sobre a qualidade e a eficiência do que se deseja adquirir.
Em muitos casos, marcas que têm uma boa reputação e feedback positivo tendem a se destacar, pois criam uma rede de confiança com seus consumidores. Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas às opiniões que circulam sobre seus produtos e serviços. A ideia é buscar constantemente melhorar e oferecer uma experiência satisfatória ao cliente.
Avaliação do consumidor
Segundo recente estudo global da Mckinsey, avaliações online influenciam entre 20% a 50% de todas as decisões de compra. Já, se a sugestão vier de uma pessoa conhecida, a probabilidade de compra aumenta em 50 vezes. Os dados mostram que, quando as expectativas do consumidor são superadas, ele tende a recomendar o produto. Essa tendência, inclusive, evidencia a relevância do “boca a boca” como uma ferramenta importantíssima de marketing e reputação de marca.
Diante desse cenário, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos, perguntou a brasileiros de diferentes regiões do país quais marcas, em 11 categorias de produtos dos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos, eles recomendariam. As dicas, claro, seriam dadas a amigos, familiares ou colegas.
Entre os destaques, Samsung, JBL e Brastemp mostraram-se amplamente reconhecidas – e indicadas – pelos consumidores entrevistados.
Para Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, o ato de recomendar é uma troca de confiança em meio a um cenário saturado de anúncios, especialmente no ambiente online. “O consumidor é bombardeado com informações, o que pode deixá-lo confuso ou até desconfiado no momento de escolher uma marca, portanto, as recomendações de pessoas próximas podem ter um peso significativo nesse processo. O ‘boca a boca’ sempre terá sua relevância”, diz.
Samsung, queridinha do consumidor
Soberana entre as marcas mais recomendadas na pesquisa, a sul-coreana Samsung conquistou o primeiro lugar em três segmentos de eletrônicos, além de figurar as primeiras posições em sete categorias de eletrodomésticos. A empresa detém mais da metade das indicações de compra para Smart TVs, com 53,5%, superando sua conterrânea LG, que alcançou quase um quarto das sugestões dos consumidores. Apesar disso, a LG se destaca na categoria de ar-condicionado, ultrapassando a Samsung com uma diferença de 6%.
Além de sua liderança no mercado de Smart TVs, a Samsung, com seus modelos Galaxy, conquistou 47% das recomendações entre os brasileiros dentro da categoria de smartphones. Sua principal concorrente, a Apple, posiciona-se em segundo lugar com a linha iPhone, atingindo 29% das recomendações dos entrevistados. No segmento de notebooks, a marca sul-coreana quase divide o pódio com a estadunidense Dell, mas lidera com 31,5% das indicações de compra, superando sua concorrente por uma margem de 0,75%.
Mondial, a “airfryer brasileira”
No mercado de eletrodomésticos as recomendações se diversificam, apontando para uma preferência entre gigantes nacionais. Quando o assunto é Airfryer – a fritadeira que é sucesso absoluto entre os brasileiros –, a empresa baiana Mondial lidera a lista, com 33% da preferência. Em seguida, fechando o TOP 3, aparecem as marcas Britânia (14%) e Philips (12,5%).
Certamente, Brastemp
No que diz respeito à categoria de máquinas de lavar, a marca brasileira que se tornou um bordão na década de 90 permanece como a favorita no mercado: com 32% das respostas, a Brastemp garantiu a primeira posição. Ademais, a marca foi a mais citada no segmento de fogões, com 24% das menções, superando a Electrolux, que ficou em segundo lugar com 23,5% dos votos.
A disputa entre Brastemp e Electrolux persiste, mas a segunda se destaca nas recomendações para micro-ondas (26,5%) e aspiradores de pó (25,5%), colocando a Brastemp em segundo e nono lugar, respectivamente.
JBL: a melhor entre as caixas de som
No que diz respeito às caixas de som, 56% dos entrevistados consideram a marca JBL como a melhor escolha em qualidade sonora, recebendo mais da metade das recomendações entre os brasileiros. Logo atrás, em segundo e terceiro lugares, estão as marcas Sony (8%) e Samsung (7%), respectivamente.