A revista britânica Times Higher Education (THE), referência mundial em avaliação do ensino superior, divulgou nesta quarta-feira (2) seu ranking de 2021 das melhores universidades do mundo. A USP, que no levantamento anterior ocupava a faixa das 251-300 melhores instituições, subiu de posição e agora está na faixa das 201-250, sendo considerada a melhor do Brasil e da América Latina.
Para construção do ranking, foram avaliadas 1.527 universidades de 93 países e regiões. O país com mais instituições de ensino superior na lista é os Estados Unidos, com 181. Em seguida vem Japão (116), Reino Unido (101) e China (91). O Brasil possui 52 universidades no ranking.
A Universidade de Oxford, no Reino Unido, se manteve como a melhor universidade do mundo. Entre as 10 primeiras posições, apenas ela e a Universidade de Cambridge, também britânica, não são dos Estados Unidos. Confira a lista das 20 mais bem avaliadas.
1. Universidade de Oxford (Reino Unido)
2. Universidade de Stanford (EUA)
3. Universidade de Havard (EUA)
4. Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA)
5. Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA)
6. Universidade de Cambridge (Reino Unido)
7. Universidade da Califórnia, Berkley (EUA)
8. Universidade de Yale (EUA)
9. Universidade de Princeton (EUA)
10. Universidade de Chicago (EUA)
11. Imperial College London (Reino Unido)
12. Universidade Johns Hopkins (EUA)
13. Universidade da Pensilvânia (EUA)
14. Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça)
15. Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA)
16. University College London (Reino Unido)
17. Universidade de Columbia (EUA)
18. Universidade de Toronto (Canadá)
19. Universidade de Cornell (EUA)
20. Universidade Tsinghua (China) e Universidade Duke (EUA)
Algumas das universidades brasileiras citadas no ranking do THE, além da USP, são: Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal de Sergipe.
Os critérios utilizados para avaliação das instituições levam em consideração citação de pesquisas, grau de titulação dos professores, transferência de conhecimento para a sociedade e nível de internacionalização.
+ Notícias
O ensino híbrido é o futuro da educação pós-pandemia?
Conheça as tendências e novidades do mercado editorial no Brasil