Pesquisar
Close this search box.
/
/
Saiba como a Azul Linhas Aéreas liderou os negócios na pandemia

Saiba como a Azul Linhas Aéreas liderou os negócios na pandemia

Saiba como a Azul fez para se reinventar e continuar sólida na pandemia, criando e aplicando inovações que trouxeram mais valor para o cliente

É difícil imaginar o seu negócio ser inviabilizado por um fator completamente estranho à sua realidade competitiva ― mas foi exatamente o que aconteceu com todo o ecossistema de turismo e serviços de entretenimento e lazer com a chegada da pandemia. 

Se todas as empresas foram forçadas a se adaptar a uma situação completamente disruptiva, os impactos foram mais intensos ainda nas empresas relacionadas a turismo, como a Azul Linhas Aéreas. 

No painel “Atravessando a turbulência: como liderar o negócio para chegar no oceano azul”, do CONAREC 2020, o vice-presidente de pessoas e clientes da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Jason Truman Ward, explicou como a empresa fez para se reinventar e continuar sólida, criando e aplicando inovações que trouxeram mais valor para o cliente.

Uma empresa de pessoas

Antes da pandemia, a Azul Linhas Aéreas se posicionava como a empresa líder em destinos atendidos, além de possuírem a maior malha aérea do país. Segundo Ward, isso foi possível graças à forte missão da Azul, cuja intenção era criar a melhor companhia aérea do mundo ― e a melhor experiência de voo da vida das pessoas.

Como gostam de se definir, a Azul não é uma empresa aérea, e sim “uma empresa de pessoas”, explica o vice-diretor, dizendo que o padrão de atendimento Azul é baseado na metodologia OPA: Observe, Perceba e Atenda. “Este também é o jeito que nós, como líderes da empresa, lidamos com nossos tripulantes, que são nossos clientes internos”, compartilha. 

A turbulência da Azul

Em cerca de 15 dias após o início da pandemia da Covid-19, a quantidade de voos da azul ― que ficava em torno de quase mil a cada dia ― caiu cerca de 93%. Em abril, cerca de apenas 70 decolagens aconteciam a cada dia.

Mas a Azul, com toda a sua flexibilidade, Ward comenta, se inspirou na turbulência dos aviões para lidar com a sua própria turbulência de mercado. Decidiram, então, “apertar os cintos” e renegociaram todas as questões monetárias com stakeholders, administrando dívidas. Além disso, quase 80% dos tripulantes aderiram à liberação de licença-não remunerada de modo voluntário.

“Isso foi possível graças ao engajamento do time e a confiança na liderança”, coloca Ward.

Apesar de um dos lemas da Azul sempre ter sido a liberdade de snacks no voo, isso também precisou ser revisado após a contingência do coronavírus ― não somente pela contenção de gastos, mas também por uma questão sanitária. Agora, os snacks são distribuídos apenas o no final dos voos, para que as pessoas possam se alimentar com segurança e distanciamento. “Nossos clientes entendem essas medidas e se sentem mais seguros dessa forma”, comenta.

“Mesmo com a pandemia, precisamos ser fiéis com nosso valores. Mesmo com as dificuldades, a Azul nunca deixou a consideração e a integridade de lado”, explica o vice-presidente de pessoas e clientes, contando que a empresa fez dezenas de voos humanitários para buscar EPIs para ajudar a área de saúde, além de resgatar brasileiros de volta ao país.

De concorrentes à parceiros

Agora, a Azul e a LATAM Airlines passaram de concorrentes à parceiros, se unindo em um codeshare mundial, compartilhando os mares e trazendo maior comodidade aos clientes, além da criação de novos aviões de carga.

Assim, em setembro de 2020, a empresa já havia recuperado cerca de 580% do número das decolagens diárias em comparação à abril, com quase 500 voos ocorrendo a cada dia.

“Com todas essas medidas vamos conseguir retomar 100% das operações. A pandemia nos ensinou a sermos resistentes  todos os dias, ouvindo os clientes e os trazendo para o centro das decisões.”

Em dentro de um ano, a Azul pretende continuar sendo a empresa número um do mundo na indústria aérea.


+ CONAREC 2020

Humanização e tecnologia: lado a lado ou em lados opostos?
Como a IA e a IoT podem melhorar a experiência do consumidor?
Lar, doce lar: Home office é sinônimo de empresa digital?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]