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Sai a experiência do consumidor e entra a realidade estendida. Moda ou tendência?

Sai a experiência do consumidor e entra a realidade estendida. Moda ou tendência?

A realidade do varejo pode ser modificada. É tudo uma questão de experiência, segundo especialistas no Money20/20. Você está pronto para esse novo jeito de comprar?

Os estudos e implementações referentes à jornada do consumidor evoluem rapidamente nos mercados maduros. Ainda que a realidade brasileira ainda esteja aquém no entendimento dos mecanismos relacionais e de engajamento do pós-consumidor, é importante já vislumbrar os próximos passos que irão assegurar às empresas a disponibilidade de uma experiência superior para seus clientes, A evolução da jornada do cliente está agora compreendendo novas realidades, impulsionadas por tecnologias mais inteligentes, móveis e integralmente conectadas. Elas permitem ao pós-consumidor obrigar empresas a criarem melhores experiências para descobrir, engajar e efetivar transações em ambientes fortemente digitais, O assunto em pauta aqui é realidade estendida, um conceito que também fez parte das discussões do Money 20/20.

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Cleveland Brown, CEO da Payscout, Stephanie Llamas, Vice-PResidente de Pesquisa e Estratégia e Head de Extended Reality da SuperData e Raffaella Camera, Head de Extended Reality e Inovação Estratégica para Mercados Globais da Accenture demonstraram escrito, revelando como realidades combinadas podem reimaginar a experiência do cliente e estabelecer novas bases para o marketing digital no debate “Virtual, Aumentada ou Combinada: será a Realidade Estendida (XR) a biva realidade do Customer Experience (CX)?

Stephanie afirma que o uso de novos formatos de tecnologia de realidade não são possibilidades, mas uma realidade. Ela mostrou os diversos dispositivos, e conceitos das diferentes realidades – aumentada, virtual, combinada, vídeo 360° e o tamanho do mercado de marketing de imersão, já com projeções de movimentar mais de US$ 13 bilhões em 2019, sobre US$ 5,5 bilhões este ano. Boa parte desse faturamento vincula-se aos dispositivos, os óculos de Realidade Virtual, ou headsets, com preços ainda elevados. O PSVR, ou óculos para games já atingem vendas de mais 1,3 milhão de unidades mundialmente.

Em tese, enxergamos aqui um mercado em evolução, provavelmente ganhando tração. Há previsões de que o mercado entrará em crescimento acelerado e já em 2020, irá movimentar mais de US$ 37 bilhões.

A cadeia de valor do que se chama de mercado de Realidade Estendida inclui o design, simulação e prototipação, capacitação dos colaboradores no varejo, design de espaços em 3D, operações e serviços, aprendizado e desenvolvimento, insights e tomada de decisões, espaços digitais, colaboração virtual, marketing e marketing de imersão, e-commerce, visualização e descoberta de produtos em ambientes físicos, suporte e atendimento ao cliente por meio de plataformas de realidade estendida. No entender de Raffaella Camera da Accenture, o negócio está maduro para acelerar seu crescimento. Há uma série de empresas e especialistas que formam um ecossistema capaz de impulsionar o negócio de Realidade Estendida para o varejo.

Os varejistas usam ativos digitais para dialogar e se relacionar com os consumidores? A ideia geral da Realidade Estendida é que ela multiplica as possibilidades de criação de experiência e também de formatação de loja, permitindo multiplicar as opções de visualização e interação com ambientes.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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