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Rotina de skin care? O consumo de beleza em 2025, segundo a WGSN

Rotina de skin care? O consumo de beleza em 2025, segundo a WGSN

WGSN aponta perfis de beleza que surgirão em 2025 e que as marcas precisam conhecer agora

Nas redes sociais, são comuns e recorrentes as recomendações de rotina de skin care, ou seja, dicas de como cuidar da pele no dia-a-dia. Isso demonstra não apenas a preocupação da brasileira com a estética (característica pela qual as mulheres por aqui já são conhecidas), mas também a busca por um autocuidado que vai além do superficial. Não por acaso, o mercado de beleza segue em ascensão e ditando tendências no País, que é o quarto maior mercado desse segmento no mundo, segundo dados da Euromonitor. Enquanto isso, as marcas brasileiras ganham cada vez mais espaço e um público fiel, que busca boas ofertas e produtos de boa qualidade.

Mas transacionar com esse consumidor não é tarefa simples. Estar atento aos diversos perfis deste público auxilia muito as marcas a produzirem linhas específicas de produtos e alcançarem resultados melhores. E como será o consumo de produtos de beleza em um futuro não tão distante? Respondendo a essa questão, a WGSN apresenta perfis “futuristas” que definem como será o consumidor de beleza em 2025. Conheça dois deles abaixo.

 Rotina de skin care do futuro

  • Intencionalistas

Para os “Intencionalistas” praticar o autocuidado é questão de sobrevivência, já que suas escolhas no mundo da beleza buscam “ferramentas” para lidar com os desafios da vida. A WGS destaca que esse consumidor fará de tudo para proteger e apoiar seu bem-estar físico e mental.

Suas prioridades de compra estão em sintonia com mudanças constantes em suas necessidades e emoções. O custo-benefício em termos de desempenho e atendimento também. Ou seja, para ele o melhor é o ‘tudo em um’, não abrem mão de um design inteligente.

Estão dispostos a pagar mais por mais ‘valor agregado‘ – depois de muitas pesquisas, é claro. Seu look se resume em praticidade e conforto, tanto homens quanto mulheres, e são independentes. Famílias das gerações Z e Millennial estão nesse time.

Em relação aos mercados, a concentração é nos EUA, Europa, Coreia do Sul e Japão. Mas surgirão também no restante da Ásia e, sobretudo, na América Latina. Marcas? Self-Made, YA.BE Beauty, Public Goods, Keys Soulcare, Jillian Dempsey, Cali Ray, The Good Patch, Wiley Body.

Quer um exemplo? A Keys Soulcare (EUA), cujos híbridos de maquiagem/skincare indicados por dermatologistas incluem agora frases empoderadoras em suas embalagens. Enfim, trate a ‘aptidão emocional’ como um ativo da sua marca para esse público. Mais do que uma rotina de skin care, esse público procurará uma rotina de autocuidado completo.

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  • Tecnófilos

Para os “Tecnófilos”, a WGSN diz que as marcas precisam engajá-los pela tecnologia. Tudo porque esse público busca as últimas inovações em tecnologia de beleza. São consumidores que priorizam eficiência, eficácia e personalização para maximizar e facilitar as rotinas diárias por meio de um design adaptativo.

Amam tecnologia e querem ser os primeiros a experimentar. São compradores premium e de luxo e utilizam ferramentas de IA para personalizar rotinas de beleza e não se atentam ao preço. Exemplos disso são as marcas estadunidenses SpoiledChild e 2250, que já estão de olho nesse público e oferecem produtos de skincare com base em IA.

Seu look de beleza preferido é minimalista, elegante e luxuoso, desde a maquiagem do dia a dia até o design dos produtos. Produtos skincare estão no topo das preferências. Sua presença se concentra na Ásia e surgirão na América do Norte e na Europa. Sobre marcas: Amorepacific, SpoiledChild, 2250, Foreo, L’Oréal, Parfait, DCYPHER, Yuty, Revea são algumas com potencial para esse público.

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Quebra de padrões ou o surgimento de novos padrões?

A indústria da beleza sempre foi acusada de estabelecer padrões incansáveis de beleza e de negligenciar a diversidade. Superamos esse ponto e hoje as marcas se tornaram muito mais plurais e inclusiva.

Mas como tudo no mercado, existe a necessidade de se criar tendências e, consequentemente, novos padrões. É da sua natureza, padrões são sepultados e novos padrões surgem. Talvez, essa natureza esteja em vias de se transformar a partir do outro agora. Para o mercado da beleza se desenha um novo mercado, onde o próprio consumidor, com perfis e necessidades distintas, é quem estabelecerá dia a dia aquilo que será belo – para ele.



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