Estima-se que milhares de pessoas passem pela Cidade do Rock entre os dias 15 e 24 de setembro, no Rio de Janeiro. Considerado o maior festival de música da América do Sul, o Rock in Rio foi buscar na tecnologia do momento um artifício para melhorar a experiência de seus consumidores.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Assim como outros chatbots testados pela NOVAREJO, o Roque está integrado à página oficial do Rock in Rio no Facebook. As conversas pré-programadas acontecem por meio do Facebook Messenger de forma automática. Confira o que achamos.
1. Primeiros passos
O primeiro contato com o Roque acontece após o usuário entrar na página oficial do festival e clicar para iniciar conversa. Logo a seguir, o chatbot se apresenta, explica o que ele pode oferecer e diz que o bate-papo acontecerá com botões clicáveis e digitação do usuário.
A primeira interação do Roque acontece neste momento. Ele diz: “Bom… eu já estou indo para o meu 7º Rock in Rio. E você? Vai algum dia para a nova Cidade do Rock?”.
2. Primeiro contato frustrado
Ao digitarmos um dos dias do festival, o robô não compreende o que dizemos e pede para escolhermos uma das opções pré-determinadas: Informações Gerais, Ver Experiências e Outros Assuntos.
3. “Informações Gerais”
Não desistimos e optamos por continuar a conversa clicando em “Informações Gerais”. A partir de então, o robô abre um menu de opções programadas: Como chegar à nova Cidade do Rock?; O que posso levar ao festival?; Ingressos, Pulseiras e Entrada no Festival; Mapa da Cidade do Rock; Necessidades especiais; Clube de benefícios pros fãs do Rock in Rio; Utilize seu cartão Visa e desfrute de vantagens exclusivas; e Outros assuntos.
Optamos por escolher a opção de “Como Chegar” e o robô voltou a interagir conosco, dizendo o endereço da Cidade do Rock seguido da pergunta “Agora me diz: como vc (sic) pretende chegar na nova Cidade do Rock? O Itaú e o Rock in Rio querem te ajudar”.
Mas quando escrevemos “ônibus” ou “carro” o Roque não entende o que dizemos e volta a dizer o endereço do festival e fazer a pergunta de qual será a locomoção.
4. Voltamos ao menu inicial
Subimos a janela e voltamos ao menu inicial para escolher a opção “Ver experiências”. A partir de então, o robô mostra as várias experiências oferecidas pelo festival.
Entre as opções está a novidade deste ano. O movimento ambiental do Rock in Rio chamado de “Amazonia Live”. Ao escolher essa opção, Roque dá informações socioambientais sobre o desmatamento da floresta amazônica, explica como funciona o Amazonia Live e dá a opção do consumidor pagar para plantar uma árvore no Rio Xingu.
5. Outras opções
Voltamos ao menu inicial que continha ainda informações sobre o festival como a substituição do show da cantora Lady Gaga pela apresentação da banda Maroon 5, experiências como resolver “mistérios” da cidade do rock como o “roubo” da Guitarra do Slash, o “sumiço” da tirolesa ou ainda o “desaparecimento” dos vinis da Madonna.
Ô NOVAREJO, dá aí o veredito!
Há anos a marca Rock in Rio tem apostado em diferentes parcerias e tecnologias para proporcionar experiências diferentes ao seu público. Depois de brinquedos gigantes dentro da Cidade do Rock, o festival optou por criar um momento diferente, informativo e curioso, em um espaço muito usado pelos seus clientes: as redes sociais.
Assim como os demais chatbots testados pela NOVAREJO, o Roque também tem pouquíssima inteligência para interações que vão além de cliques em respostas já programadas e isso empobrece a experiência do usuário.
No entanto, o chatbot é recheado de informações úteis e brincadeiras que prendem o consumidor na plataforma. Em síntese, nós curtimos e ficamos ansiosos por uma experiência de chatbot integrada com inteligência artificial.
Pense mais na edição que vem Roque, que nós vamos gostar ainda mais de você!