Pesquisar
Close this search box.
/
/
Robótica a serviço do Consumidor 4.0

Robótica a serviço do Consumidor 4.0

Automação robótica assume papel fundamental para as empresas, levando produtividade e segurança a indústrias, cadeias logísticas e varejo

Conectado, informado e exigente. Quando se fala do perfil do Consumidor 4.0, a tendência é que os debates sigam em torno de recursos de marketing para capturar e fidelizar o cliente. No entanto, isso é apenas uma parte – e não menos importante – do processo para que as empresas consigam atender às mudanças das demandas de consumo, que ganham impulso com tecnologias como a IoT (Internet das Coisas), a computação em nuvem e a inteligência artificial fortalecendo a conexão entre os mundos virtual e físico.

Leia mais: Entenda as diferenças entre as cinco gerações de consumidores

O Consumidor 4.0 quer muito! Ele quer eficiência, serviços personalizados, qualidade, transparência e sustentabilidade. Mas, o mais importante: ele quer que as empresas com que se relaciona entreguem de fato tudo isso. Tal missão, portanto, deve envolver toda a cadeia, incluindo tradicionais setores da economia.

É nesse contexto que a automação robótica vem assumindo um papel fundamental para as empresas, levando flexibilidade, produtividade e segurança a indústrias, cadeias logísticas e varejo.

Os robôs já fazem parte da história da indústria global, desempenhando atividades como pintura de automóveis, parafusamento, soldagem, montagem entre outras que necessitam de esforços repetitivos, precisão, resistência, rapidez e força. A novidade é que a evolução tecnológica está abrindo espaço para novas aplicações que respondem diretamente às atuais necessidades do setor industrial.

Linhas de produção estão ganhando maior flexibilidade com os avanços na adoção de robôs colaborativos, robôs móveis autônomos (AMRs) e sistemas digitais, que permitem, por exemplo, montagens personalizadas e mudanças rápidas de produção.

Uma importante transformação em curso é ainda a transição para células modulares e individuais de produção capazes de suportar uma maior variação de produtos e oferta em comparação com a montagem linear. Com isso, fabricantes podem modificar ou até mesmo substituir células individuais sem a necessidade de interrupções de operações e iniciar processos em pequena escala e aumentar o ritmo de produção, adicionando ou reimplantando células de acordo com as mudanças de demanda.

Essa capacidade para adaptação de atividades a partir de células robóticas modulares tem estimulado a automação em mais setores, além das tradicionais atividades exercidas na indústria automobilística, a pioneira no uso da robótica. Entre eles destacam-se alimentos e bebidas, bens de consumo e construção.

Conheça o Mundo do CX

O uso da robótica também acompanha o crescimento do e-commerce para avançar cada vez mais no setor de logística e distribuição, oferecendo agilidade e flexibilidade em operações como paletização, despaletização, carga/descarga de máquinas e montagem. As últimas soluções de células robóticas lançadas permitem, por exemplo, o trabalho eficiente com tamanhos de lotes menores, paletes mistos e pedidos individuais de clientes, proporcionando tempos de entrega de produtos ainda mais curtos.

Além da indústria e logística, aplicações inovadoras da robótica vêm surpreendendo com sua versatilidade para entregar produtos e serviços personalizados também no ponto final de consumo. Muitos varejistas já estão usando a robótica para automatizar processos de armazenamento, como embalagem e manuseio de itens. Nas lojas, os robôs podem atender a uma série de funções, desde ajudar compradores a localizar itens e auxiliar com checkouts até monitorar prateleiras de estoque.

Mas as inovações no setor não param por aí. Em abril deste ano, a Selfridges, uma das principais lojas de departamento de Londres, na Oxford Street, fez em sua vitrine uma demonstração do que esperar do futuro do varejo.

Com tecnologia de impressão 3D, um robô usou Parley Ocean Plastic® , um plástico reciclado para criar uma variedade de itens de designer personalizados que podiam ser encomendados pelos clientes e produzidos no local, prontos para compra. Nesse contexto, a demonstração reforçou a importância da sustentabilidade como também destacou o potencial da robótica para atrair clientes para as lojas.

Como pode ser visto, os robôs estão expandindo a sua presença por diversos setores da economia, proporcionando flexibilidade para que as empresas elevem a produtividade e competitividade diante das atuais mudanças de demandas. E tudo isso, afinal, a serviço do Consumidor 4.0.

*Por Rodrigo Bueno, Diretor da Robótica da ABB no Brasil.


+ Notícias

CX eficiente exige uso de várias métricas e cliente oculto

O futuro digital do Brasil é brilhante. Vamos mantê-lo assim

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]