Pesquisar
Close this search box.
/
/
Seriam os robôs os futuros parceiros sexuais?

Seriam os robôs os futuros parceiros sexuais?

Robôs sexuais com personalidade pseudo desenvolvida dentro de um espectro artificial já chegaram e são uma tecnologia em constante evolução

Henry é um dos robôs projetados para satisfazer desejos sexuais. O modelo desenvolvido pela Realbotix é o predecessor de Harmony, um robô em versão feminina que usa inteligência artificial para entender os desejos do seu parceiro, ou dono, como preferir chamar.
O fundador e CEO, Matt McMullen, deixou a entender que Henry é um modelo de robô com “alma” feminina. Ainda em fase de testes, ele diz algumas coisas que são esperadas socialmente de uma mulher e é isso que os desenvolvedores tentam aprimorar no momento.
As falhas encontradas no caminho são os estereótipos que cercam o desenvolvimento das personalidades baseadas em inteligência artificial.
Por exemplo, por qual razão a empresa considera que mulheres seriam apenas submissas e teriam falas clichês como “me leve para o shopping” ou “você me levará para jantar”? Em uma era extremamente moralizada e mais ética, os robôs precisam seguir os preceitos.
De qualquer forma, robôs sexuais com personalidade pseudo desenvolvida dentro de um espectro artificial, já chegaram e são uma tecnologia em constante melhoria.
Por enquanto, os modelos contam com pele siliconada e uma voz morta de assistentes virtuais como a Siri. O preço é outro problema: são extremamente caros e não dão razões suficientes para substituir, por exemplo, as “Sex Dolls” japonesas, feitas de silicone e imitações de pele humana.
O criador da empresa, no início de sua carreira era apenas um escultor de manequins hipersexualizados. Enquanto ele apenas via uma figura inanimada e hiper-realista, alguns espectadores enxergavam a possibilidade de um parceiro sexual. Ao ver isso, ele começou sua companhia de “corpos” customizados. Naquela época, no fim dos anos 90, sem nenhum tipo de inteligência.

O CEO, com o tempo, começou a frequentar fóruns online de amantes sexuais de bonecas. Dentro dos tópicos de discussão, percebeu que os usuários atribuíam personalidade, desejos e costumes ao ser sem vida. Desde então, desenvolveu seu negócio para ser o que é hoje. De qualquer forma, ele não possui nada além de centenas de clientes.
O modelo feminino Harmony custa cerca de US$ 20.000,00 dólares e já foi atração na televisão americana. Os “corpos” são customizáveis e o cliente pode escolher qual mais gosta, a cor da pele, cor dos olhos, unhas, mamilos e até impressão digital.
Cada boneco, supostamente, possui uma modelação única. O rosto demora cerca de seis horas para ser construído. Via aplicativo, o usuário pode escolher ainda como será a personalidade do robô.

Alternativa ou substituição? Qual o futuro das relações com robôs?

McMullen diz que os robôs são “alternativas e não substitutos de parceiros sexuais humanos”. Mesmo assim, as “criaturas” são capazes de responder a maioria das perguntas de forma personalizada e, de acordo com um estudo, um em cada quatro homens considerariam manter relações sexuais com uma “mulher-robô”.
Segundo Jeremy Bailenson, Diretor Fundador do Laboratório de Interação Virtual Humana de Stanford, as pessoas estão deixando de ir a encontros reais. Seja com o uso da rede social ou até mesmo de dispositivos sexuais eletrônicos.
Como será o futuro? Veremos pessoas casando com robôs? Você pode dizer que eles não são humanos e jamais substituirão nosso lugar no mundo. Mas a Robô Sophia, a primeira desenvolvida com inteligência artificial que é capaz de andar, já possui até cidadania.
Ela é considerada uma habitante oficial da Arábia Saudita. É, também, o primeiro robô a possuir uma nacionalidade e, em tese, a cidadania a oferece direitos e deveres, como qualquer outro ser humano.
A verdade é que nossos novos amigos já chegaram e a escolha é sobre como os implantaremos em nosso cotidiano.


+ NOTÍCIAS

Assistentes de voz: como elas podem melhorar seu cotidiano?
Atendimento híbrido: humanos e robôs no mesmo espaço!


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]