Empreendedorismo e a sustentabilidade como entrega de valor
- Por Larissa Godoy e Larissa Sant'Ana
- 3 min leitura
Inovações que geram valor são aquelas que chegam para solucionar problemas e melhorar a vida como um todo. Daí também vem a grande dificuldade em inovar: identificar situações em potencial e criar soluções viáveis é um desafio. Camillo Torquato usou sua experiência de vida para investir na sustentabilidade e quebrar essa barreira.
Fundador e CEO da T&D Sustentável, Torquato viu no desperdício de água um terreno fértil para empreender. Com o amigo, e agora sócio, Pedro Vitali, ele passou anos realizando pesquisas de mercado e desenvolvendo tecnologias e soluções proprietárias. Até hoje, com 17 operações em andamento, o resultado é de 350 milhões de litros de água não desperdiçados – impactando diretamente mais de 15 mil usuários conscientizados e indiretamente mais de meio milhão de pessoas.
“Quando comecei a trabalhar na área de Óleo e Gás, tive acesso a tecnologias incríveis de gestão de fluidos e aquisição de dados. Nascido e criado no Nordeste, sempre fui ensinado a usar a água de forma racional, mas, quando fui transferido para Macaé, no Rio de Janeiro, fiquei chocado com o desperdício e a intermitência no abastecimento de água. Foi aí que percebi que poderia usar o meu conhecimento para ajudar a solucionar esse problema”, conta Camillo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Após o investimento no desenvolvimento de soluções tecnológicas e no aprimoramento de manuais e procedimentos operacionais, a T&D Sustentável chegou a um mínimo produto viável, testado e aprovado. Era hora de ir ao mercado, e a confiança na solução era tanta que a proposta previa a remuneração da startup com 50% da economia gerada para a empresa contratante.
O primeiro cliente já teve uma redução dos custos em mais de 30%. “Atuamos por meio do Sistema de Economia de Água (SEA). São tecnologias e métodos que tornam o consumo de água o mais eficiente possível, absorvendo parte da gestão hídrica de forma contínua. Ele identifica melhorias, corrige falhas e gera redução financeira”, explica Torquato.
Assim, a solução gera valor para três pilares importantes de uma empresa: o operacional, ao evitar a falta de água e as falhas no sistema hidráulico; o financeiro, ao reduzir os custos; e o de sustentabilidade, ao reduzir o impacto ambiental das operações.
“Empreender é um estado de espírito, uma atitude proativa e uma forma de buscar soluções criativas para desafios e problemas reais, preferencialmente de impacto para a humanidade. Trata-se de uma ferramenta poderosa para impulsionar a mudança e criar um impacto positivo no mundo”, diz Camillo.
Nesse sentido, a T&D Sustentável tem como meta chegar a 144 unidades até 2027, acelerando o crescimento para alcançar a marca de 1 bilhão de litros de água economizados.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244