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Thiago Maffra: o pensamento de liderança do CEO da XP Inc.

Thiago Maffra: o pensamento de liderança do CEO da XP Inc.

Conheça o dia a dia de um “gestor de pessoas” com o objetivo de promover a cultura da empresa e entregar a melhor experiência para os clientes

   O conceito de liderança traz a capacidade de alinhar e guiar pessoas para um objetivo. Mas, na prática, os desafios são ainda maiores. Envolvem engajar colaboradores, criar as melhores experiências – tanto dentro das empresas quanto para os clientes – e, principalmente, servir de inspiração, passar uma imagem de confiabilidade. Em busca disso, Thiago Maffra, CEO da XP Inc., mantém o foco da sua gestão nas pessoas. 

   À frente de uma companhia com mais de 6 mil colaboradores, presença mundial e um ecossistema que agrega marcas como XP, Rico e InfoMoney, Thiago Maffra afirma que dedica grande parte de seu tempo e energia às pessoas. Os resultados obtidos pelo negócio são consequência disso. 

   “A XP Inc. é uma empresa de pessoas e, como gestor de pessoas, meu principal objetivo é promover a nossa cultura de dono e foco no cliente. Quero garantir que tenhamos as pessoas certas nas posições em que elas possam render ao máximo, engajadas com um objetivo comum. Sempre falo que somos mais de 6 mil CEOs na XP, e eu sou apenas mais um. Ninguém faz nada sozinho, ainda mais quando falamos de um sonho grande que é transformar o mercado financeiro brasileiro. Estamos apenas no início da nossa jornada e, para nós, o impossível não existe”, diz Maffra. 

   Nesse sentido, o dia a dia do CEO é tomado por conversas e interações que o aproximam das equipes. Um dos temas mais abordados é a melhora da experiência e a inovação na oferta de produtos, frentes principais para entregar bons resultados para os clientes, mas as soft skills também são estimuladas durante as trocas, entre elas resiliência e humildade. 

   “Precisamos de um time forte, com humildade e confiança mútua suficientes para reconhecer fraquezas e se complementar. É preciso ter muita resiliência para entender o que precisamos melhorar; nenhuma conquista será fácil. Somos um grupo de donos, de pessoas obstinadas, que têm um sonho em comum – o de melhorar a vida das pessoas”, afirma o CEO da XP Inc. 

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O BOM DIÁLOGO CONSTRÓI A RESILIÊNCIA

   A estratégia adotada por Maffra foi a fórmula encontrada para, mesmo diante de uma realidade tomada por instabilidades econômicas e políticas em nível mundial, construir uma resiliência que permita à companhia uma boa adaptação a diferentes cenários. Assim, a engrenagem mantém viva a inovação, focada em oferecer as melhores soluções e produtos para os clientes. 

   Isso se mostrou de forma mais contundente durante a pandemia de Covid-19. As mudanças realizadas pela necessidade do isolamento físico transformaram a rotina do CEO e da empresa, como um todo, mas, mesmo assim, houve rapidez e assertividade nas ações tomadas. 

   “Fomos a primeira empresa a adotar o home office de forma permanente em junho de 2020.
De lá para cá, muita coisa aconteceu, e conseguimos trabalhar bem de forma integrada e eficiente. Alguns dos resultados dos esforços desse período foram produtos e serviços que fazem a diferença para os nossos clientes e para a sociedade, por exemplo, o lançamento do Cartão XP, sem anuidade e com Investback. Também aceleramos em novas frentes de negócio, como Previdência, Crédito e Seguros”, conta Maffra. 

   Agora, com as atividades normalizadas, os aprendizados das mudanças realizadas no período pandêmico mantêm-se presentes. Além das novas frentes de atuação, as equipes passaram a se organizar de forma que elas funcionem melhor e criem mais engajamento.

   “Entendemos que as diversas áreas dentro da companhia têm características e dinâmicas muito particulares. Acredito na importância do contato presencial para a formação da cultura corporativa, mas cada área tem suas próprias necessidades. Atualmente, temos times em que o trabalho é 100% presencial, mas há outros – como a área de engenharia – em que o regime é híbrido”, explica o CEO. 

   Assim, a partir do entendimento de cada necessidade e do diálogo próximo com as diferentes áreas da companhia, Thiago Maffra lidera e avança com um negócio que, em 2022, apesar do cenário econômico adverso, registrou receitas líquidas de R$ 13.348 bilhões – 11% acima do ano anterior. 

“SEMPRE FALO QUE SOMOS MAIS DE 6 MIL CEOS NA XP, E EU SOU APENAS MAIS UM. NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO, AINDA MAIS QUANDO FALAMOS DE UM SONHO GRANDE QUE É TRANSFORMAR O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO” 

Thiago Maffra, CEO da XP Inc.

O OUTRO LADO DA VIDA DE CEO

   Para gerir pessoas e encabeçar estratégias de crescimento para uma companhia como a XP Inc., Thiago Maffra conta que busca estar focado por completo nas atividades diárias.
E o segredo para isso está no equilíbrio entre a vida pessoal e o cargo de CEO. Para ele, é possível e fundamental desconectar-se do trabalho em alguns momentos, mesmo diante de todas as responsabilidades que possui. 

   “Faço questão de estar sempre com a minha família e os amigos mais próximos, além de praticar esportes. Gosto de correr para cuidar da saúde. Também aproveito o tempo livre para ler, assistir a filmes e, de vez em quando, ver um jogo do São Paulo, que é meu time do coração. O segredo é estar por completo em cada momento, seja no trabalho, seja na hora do descanso”, diz Thiago Maffra. 

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