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Thiago Maffra: o pensamento de liderança do CEO da XP Inc.

Thiago Maffra: o pensamento de liderança do CEO da XP Inc.

Conheça o dia a dia de um “gestor de pessoas” com o objetivo de promover a cultura da empresa e entregar a melhor experiência para os clientes

   O conceito de liderança traz a capacidade de alinhar e guiar pessoas para um objetivo. Mas, na prática, os desafios são ainda maiores. Envolvem engajar colaboradores, criar as melhores experiências – tanto dentro das empresas quanto para os clientes – e, principalmente, servir de inspiração, passar uma imagem de confiabilidade. Em busca disso, Thiago Maffra, CEO da XP Inc., mantém o foco da sua gestão nas pessoas. 

   À frente de uma companhia com mais de 6 mil colaboradores, presença mundial e um ecossistema que agrega marcas como XP, Rico e InfoMoney, Thiago Maffra afirma que dedica grande parte de seu tempo e energia às pessoas. Os resultados obtidos pelo negócio são consequência disso. 

   “A XP Inc. é uma empresa de pessoas e, como gestor de pessoas, meu principal objetivo é promover a nossa cultura de dono e foco no cliente. Quero garantir que tenhamos as pessoas certas nas posições em que elas possam render ao máximo, engajadas com um objetivo comum. Sempre falo que somos mais de 6 mil CEOs na XP, e eu sou apenas mais um. Ninguém faz nada sozinho, ainda mais quando falamos de um sonho grande que é transformar o mercado financeiro brasileiro. Estamos apenas no início da nossa jornada e, para nós, o impossível não existe”, diz Maffra. 

   Nesse sentido, o dia a dia do CEO é tomado por conversas e interações que o aproximam das equipes. Um dos temas mais abordados é a melhora da experiência e a inovação na oferta de produtos, frentes principais para entregar bons resultados para os clientes, mas as soft skills também são estimuladas durante as trocas, entre elas resiliência e humildade. 

   “Precisamos de um time forte, com humildade e confiança mútua suficientes para reconhecer fraquezas e se complementar. É preciso ter muita resiliência para entender o que precisamos melhorar; nenhuma conquista será fácil. Somos um grupo de donos, de pessoas obstinadas, que têm um sonho em comum – o de melhorar a vida das pessoas”, afirma o CEO da XP Inc. 

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O BOM DIÁLOGO CONSTRÓI A RESILIÊNCIA

   A estratégia adotada por Maffra foi a fórmula encontrada para, mesmo diante de uma realidade tomada por instabilidades econômicas e políticas em nível mundial, construir uma resiliência que permita à companhia uma boa adaptação a diferentes cenários. Assim, a engrenagem mantém viva a inovação, focada em oferecer as melhores soluções e produtos para os clientes. 

   Isso se mostrou de forma mais contundente durante a pandemia de Covid-19. As mudanças realizadas pela necessidade do isolamento físico transformaram a rotina do CEO e da empresa, como um todo, mas, mesmo assim, houve rapidez e assertividade nas ações tomadas. 

   “Fomos a primeira empresa a adotar o home office de forma permanente em junho de 2020.
De lá para cá, muita coisa aconteceu, e conseguimos trabalhar bem de forma integrada e eficiente. Alguns dos resultados dos esforços desse período foram produtos e serviços que fazem a diferença para os nossos clientes e para a sociedade, por exemplo, o lançamento do Cartão XP, sem anuidade e com Investback. Também aceleramos em novas frentes de negócio, como Previdência, Crédito e Seguros”, conta Maffra. 

   Agora, com as atividades normalizadas, os aprendizados das mudanças realizadas no período pandêmico mantêm-se presentes. Além das novas frentes de atuação, as equipes passaram a se organizar de forma que elas funcionem melhor e criem mais engajamento.

   “Entendemos que as diversas áreas dentro da companhia têm características e dinâmicas muito particulares. Acredito na importância do contato presencial para a formação da cultura corporativa, mas cada área tem suas próprias necessidades. Atualmente, temos times em que o trabalho é 100% presencial, mas há outros – como a área de engenharia – em que o regime é híbrido”, explica o CEO. 

   Assim, a partir do entendimento de cada necessidade e do diálogo próximo com as diferentes áreas da companhia, Thiago Maffra lidera e avança com um negócio que, em 2022, apesar do cenário econômico adverso, registrou receitas líquidas de R$ 13.348 bilhões – 11% acima do ano anterior. 

“SEMPRE FALO QUE SOMOS MAIS DE 6 MIL CEOS NA XP, E EU SOU APENAS MAIS UM. NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO, AINDA MAIS QUANDO FALAMOS DE UM SONHO GRANDE QUE É TRANSFORMAR O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO” 

Thiago Maffra, CEO da XP Inc.

O OUTRO LADO DA VIDA DE CEO

   Para gerir pessoas e encabeçar estratégias de crescimento para uma companhia como a XP Inc., Thiago Maffra conta que busca estar focado por completo nas atividades diárias.
E o segredo para isso está no equilíbrio entre a vida pessoal e o cargo de CEO. Para ele, é possível e fundamental desconectar-se do trabalho em alguns momentos, mesmo diante de todas as responsabilidades que possui. 

   “Faço questão de estar sempre com a minha família e os amigos mais próximos, além de praticar esportes. Gosto de correr para cuidar da saúde. Também aproveito o tempo livre para ler, assistir a filmes e, de vez em quando, ver um jogo do São Paulo, que é meu time do coração. O segredo é estar por completo em cada momento, seja no trabalho, seja na hora do descanso”, diz Thiago Maffra. 

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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