Pesquisar
Close this search box.
Habilidade e conhecimento levam o CX a patamares elevados

Habilidade e conhecimento levam o CX a patamares elevados

A head global de Customer Services & Site leader do PayPal acredita que não há fórmula para uma carreira de sucesso em CX, mas os caminhos atravessam diversas áreas de conhecimento

   A área de CX está cada vez mais presente nas discussões estratégicas das empresas – que perceberam a importância de oferecer uma boa experiência para se destacarem no mercado. Com isso, vemos uma crescente demanda por profissionais da área nos últimos anos. Consequentemente, o interesse na especialização também aumenta. 

   Ana Paula Kagueyama, head global de Customer Services & Site leader do PayPal, acompanhou o crescimento da importância do CX e traz algumas dicas para quem deseja se aventurar na área. Há mais de 15 anos trabalhando no setor financeiro, a executiva passou por cargos de suporte ao cliente, riscos, compliance e redes sociais. De acordo com ela, a primeira característica que um profissional de CX deve ter é a paixão pelo trabalho. A segunda é o genuíno interesse por pessoas.

   “A habilidade humana, somada ao conhecimento, e o trabalho focado são combinações que levam a patamares diferenciados”, acredita Ana Paula. Outras habilidades importantes para quem pretende atuar na área de Customer Experience, segundo ela, são a facilidade de comunicação e a influência, afinal, um dos desafios destes profissionais é dialogar com todos os times da empresa, ensinando as equipes a compreender a relevância das estratégias de CX no relacionamento com o público-alvo.

   Além disso, Ana Paula frisa que é extremamente necessário para quem trabalha com atendimento ao cliente ter uma visão ampla do negócio. Só assim o profissional será capaz de projetar experiências que sejam coerentes com a estratégia da companhia. Além disso, uma skill muito importante do processo é saber resolver problemas, para conseguir lidar da melhor forma com as reclamações dos consumidores, encontrando soluções que sejam efetivas e garantam a satisfação de ponta a ponta.

A carreira de CX dá a liberdade para o profissional se desenvolver em diferentes áreas e globalmente. Acredito que é uma área bastante gratificante e essencial
Ana Paula Kagueyama
head global de Customer Services & Site leader do PayPal

   Fora isso, é interessante que o profissional de CX seja capaz de analisar dados e feedbacks dos clientes, identificando, a partir deles, oportunidades de melhoria.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Os caminhos para uma carreira de sucesso

   “Buscar experiência em diferentes aspectos, como design e análise de dados, pode ser um diferencial para a carreira de CX. O profissional precisa estar sempre atualizado em relação às tendências do setor e estudar as melhores práticas da área. No mais, desenvolver habilidades interpessoais é importante para se comunicar com clareza e efetividade, além de ter a capacidade de ouvir e resolver problemas para colaborar com outras áreas da empresa”, afirma Ana Paula Kagueyama. 

   A executiva do PayPal é graduada em Marketing de Serviços e tem pós-graduação em Gestão de Pessoas. Na carreira, passou por importantes empresas, como o Grupo Santander Brasil, no qual foi gerente sênior de Prevenção a Fraudes. No Banco Itaú Personnalité, era responsável pela área de Atendimento e Operações. Ana Paula chegou ao PayPal em 2010. 

   Na empresa, ocupou a posição de diretora de Operações Globais do PayPal Brasil, sendo responsável pelas áreas de Gestão de Riscos, Compliance e Mídias Sociais para o consumidor. Na época, o maior desafio dela era garantir um alto nível de satisfação dos clientes e entregar resultados operacionais com ótima performance de produtividade e qualidade. Agora, como head global de Customer Services & Site leader do PayPal, um dos resultados que mais orgulha Ana Paula é a excelência implementada no serviço de atendimento ao consumidor, que já foi reconhecido com diversos prêmios por meio de votação popular, dentre eles o 9º Prêmio CONAREC. 

   “Fui muito feliz em todas as escolhas ao longo da minha trajetória. Encontrei líderes inspiradores que sempre trabalharam respeitando todos. Os profissionais que cruzaram o meu caminho me ajudaram a fazer escolhas certas, e isso me fez chegar onde estou. A visão positiva e otimista me ajudou a ter a certeza de que tudo aconteceu da melhor forma”, conta.

   Ana Paula acredita que não há um caminho único, mas várias trajetórias possíveis para a pessoa ter uma carreira bem-sucedida em CX. Cursos de graduação e pós-graduação em áreas relacionadas a Marketing, Administração e Design, por exemplo, podem ajudar, além de conhecimentos técnicos de algumas tecnologias e ferramentas para gerenciar a jornada do cliente, como softwares de relacionamento com o cliente (CRM) e plataformas de automação de marketing. 

   “A carreira dá a liberdade para o profissional se desenvolver em diferentes áreas e globalmente. Acredito que é uma área bastante gratificante e essencial, uma vez que você vê o resultado na melhora da experiência do cliente sendo satisfatório para a empresa com resultados positivos”, afirma Ana Paula Kagueyama.

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]