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O melhor do Brasil é o mercado brasileiro de tecnologia

O melhor do Brasil é o mercado brasileiro de tecnologia

Contratar soluções e ferramentas desenvolvidas em âmbito nacional é uma estratégia que traz vantagens competitivas. Entenda o porquê

   Dizem que quem faz negócios no mercado brasileiro é capaz de fazê-los em qualquer outro lugar. Em geral, isso é dito em um contexto de crítica. Mas por que não olhar de forma positiva para essa afirmação? O brasileiro é expert em servir o cliente, seja ele quem for, e isso está fortemente relacionado à imensa diversidade do País – que vai desde os diferentes climas até a culinária. 

   “O Brasil é rico não apenas em termos de recursos naturais, mas também é a terra de um povo de espírito bom e trabalhador”, afirma Paulo Godoy, CEO da Olos, empresa de DNA nacional. É fato que esse contexto traz desafios – afinal, é como se fossem vários países em um só – mas também muitas oportunidades. Isso porque, como argumenta o executivo, respeitar questões regionais e culturais é essencial para que as empresas tenham sucesso. “As empresas de tecnologia brasileiras destacam-se ao implantar sistemas de atendimento, pois entendem e respeitam essas sazonalidades”, explica. 

   “O mercado brasileiro atingiu um alto grau de maturidade na relação entre empresas e clientes – seja no que se refere ao tamanho, seja em termos de qualidade ou regulação”, defende. Isso é um resultado, também, da colaboração intensa de empresas de tecnologia no mercado brasileiro: elas têm o jeito, o entendimento, a tecnologia e a velocidade de entrega necessários para atender o mercado nacional. “Pelo menos no âmbito da tecnologia brasileira para este segmento podemos afirmar que o complexo de vira-lata foi superado”, reforça Godoy.

   Considerando inclusive efeitos macroeconômicos, o CEO defende que, por meio do domínio de tecnologias e da adição de valor a produtos, o Brasil pode alcançar melhores resultados. “Priorizar as soluções nacionais para o mundo do atendimento é uma forma de fortalecer ainda mais o segmento, gerando mais oportunidades e empregos”, diz. “Sem dúvidas, atingiremos um patamar suficiente para exportarmos a nossa tecnologia, melhorando e colocando o Brasil numa merecida posição de destaque para este mercado.”

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Diferenciais nacionais

Ainda considerada entrante no mercado brasileiro de atendimento, a Olos já alcançou um alto nível de reconhecimento e está presente em diversos segmentos de mercado, como financeiro, saúde e telecomunicações. Godoy menciona alguns diferenciais que levaram o negócio a essa patamar – entre os quais está o fato de a oferta de produtos e serviços ter um preço atrelado à moeda local. São eles: 

1. Domínio da tecnologia 

Todo o sistema da Olos foi e continua sendo desenvolvido no Brasil com recursos exclusivos e inéditos.

2. Solução world class com sabor local

A tecnologia não fica devendo a nenhuma solução internacional de renome, entretanto, atende, com rapidez, às demandas específicas determinadas por questões de regulação ou por características brasileiras e as entende.

3. Flexibilidade

Os contratos são adequados às características do negócio das empresas-clientes. 

ESTRATÉGIAS PARA O MERCADO BRASILEIRO

   Curioso, simpático, caloroso e cuidadoso, o brasileiro tem potencial para entregar excelência quando o assunto é experiência do cliente. Mas quais fatores não devem faltar em uma jornada impecável? Godoy exemplifica: “No caso de um atendimento efetuado por um bot de texto, por exemplo, é preciso ter uma linguagem conversacional adequada ao público-alvo em questão”. 

   Por isso, ele esclarece que é indispensável estudar e respeitar as características de local, idade, grau de escolaridade, renda e gênero do consumidor para determinar uma persona capaz de despertar empatia no momento do atendimento. Na Olos, isso acontece a partir da área de Conversation Design, que define a interface a ser oferecida no atendimento, com o objetivo de promover a melhor experiência ao consumidor, de forma eficiente e econômica.  

Como escolher uma tecnologia?

Paulo Godoy, CEO da Olos, explica quais fatores devem ser avaliados por empresas ao definir quais soluções e ferramentas contratar. Confira:

1 – A experiência e a referência da empresa no segmento de atendimento.

2 – O grau de atualização da empresa em relação aos novos recursos disponíveis – como inteligência artificial, bots, speech analytics, canais, redes sociais etc.

3 – A flexibilidade da tecnologia, para que possa ser configurada de acordo com o modelo de negócio.

4 – Se a tecnologia é multicanal e tem um orquestrador que envolva todos os canais de texto, voz e imagem.

5 – Se as soluções estão em nuvem.

6 – A disponibilização contínua de todos os requisitos de segurança necessários.

7 – Alta disponibilidade.

8 – A disponibilização de opções de disaster recovery.

9 – Suporte local eficiente em língua portuguesa.

10 – A agilidade da equipe para personalizações, visando atender às novas necessidades ou às alterações regulatórias, por exemplo.

11 – Condições comerciais compatíveis com a economia brasileira. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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ILUSTRAÇÃO:
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Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
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