Relacionamento em home office: os benefícios para o cliente final
- Por Melissa Lulio
- 4 min leitura
Em grandes cidades, é muito comum que boa parte da população tenha de se deslocar por horas para chegar ao escritório. Esse é um fator que consome tempo e, consequentemente, impacta a qualidade de vida e a produtividade – afinal, quantas atividades de lazer ou de trabalho poderiam ser feitas naquelas horas em que o colaborador está dentro do transporte público ou no carro? Com a chegada da pandemia de COVID-19 e o distanciamento social, houve mudanças nesse cenário: o home office, já regulamentado pela Reforma Trabalhista de 2017, ganhou mais adeptos e mais popularidade.
No setor de relacionamento com clientes não foi diferente. Muitas empresas passaram a adotar, ainda que parcialmente, o trabalho remoto. Porém, existem diferenças – de estrutura, planejamento etc. – entre as organizações que fizeram essa mudança em uma situação emergencial e aquelas que já atuam tendo esse modelo como estratégia. É o caso da JobHome.
O nome da empresa já diz tudo: seu princípio é, justamente, o trabalho feito a partir de casa. O modelo de negócio é focado no relacionamento com clientes e, como conta Ricardo Galdino, diretor de Marketing da JobHome, o modelo de trabalho remoto tem vantagens que vão além daquelas tradicionalmente mencionadas – como ganho de tempo e qualidade de vida.
“A capilaridade é um ponto importante em nosso modelo de atendimento, não somente por nos possibilitar melhorar a distribuição de renda do Brasil ou fazer com que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicar a questões relacionadas à família, à saúde, à educação etc.”, diz. “Prezamos por trabalhar com pessoas capacitadas e sabemos que esses profissionais podem estar distribuídos em qualquer lugar do mundo. Por que não utilizar essa qualidade para dispor de excelência para os nossos clientes?”, reflete o executivo.
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DRIBLANDO ADVERSIDADES
Tal capilaridade traz benefícios, mas também desafios a serem superados. Como afirma Galdino, em algumas regiões do Brasil ainda há falhas em conectividade. “Evoluímos muito nos últimos anos, porém, ainda é pouco considerando nossa proporção continental”, comenta. Por isso, a JobHome indica qual é a melhor opção local de conectividade e assume os custos de forma integral. “Assim, garantimos a conectividade dentro dos requisitos, de forma dedicada e segura”, detalha.
Todos esses elementos permitem que o colaborador tenha um ambiente de trabalho positivo – o que é determinante pois, como lembra o diretor de Marketing, o sucesso de uma empresa depende muito de como os colaboradores se comportam em suas atividades. “Diversificar, dar voz aos colaboradores e proporcionar um ambiente de trabalho seguro são algumas das frentes que nos ajudam a obter o melhor de cada um deles”, garante.
Por isso, para além de simplesmente oferecer o modelo de home office, a empresa iniciou um projeto de Diversidade e Inclusão, composto inicialmente por operadores das comunidades feminina, preta, parda e LGBTQIA+. “Sabemos que o mercado de trabalho ainda apresenta dificuldade quando o assunto é diversidade e inclusão de minorias”, sustenta
QUALIDADE EM TODOS OS ASPECTOS
O executivo, entretanto, faz um importante destaque: “não adianta ser uma empresa com responsabilidade social se o atendimento ao cliente final é péssimo ou a tecnologia é limitada”, ou seja, é preciso pensar em todos os stakeholders – desde o colaborador até o consumidor final, passando, é claro, pelas empresas-clientes e pela sociedade como um todo. “Trabalhamos para que tudo esteja em harmonia”, confirma Galdino.
“Buscamos trazer, além da igualdade, a qualidade do atendimento, atendendo às expectativas do cliente”, diz. Para isso, a JobHome investe muito em capacitação, endomarketing e bonificações por resultados. “Pessoas se relacionam com pessoas e marcas/empresas são atalhos para existir essa conexão, então, nossos colaboradores são nossas vozes e valores expressados em cada atendimento, por mais complexo que seja”, finaliza.
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